17ª Reunião Ordinária do CEPC define membros para Comissão Organizadora da Conferência Estadual da Cultural e sedia reunião do CONECTA no Ceará
30 de agosto de 2023 - 17:15

Foto: Felipe Abud
O Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC) realizou nesta quarta-feira (30), a sua 17ª Reunião Ordinária, no Kuya – Centro de Design do Ceará, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Secretaria da Cultura do Estado (Secult CE): https://www.youtube.com/live/L8hShGfcGX8?si=Ki57frYVrC890wPO . Durante o primeiro momento da manhã, a atividade abordou pautas relativas à 4ª Conferência Estadual de Cultura, com destaque para a escolha dos membros do CEPC que integrarão a comissão organizadora estadual, bem como a aprovação do Novo Cronograma de ações. Na segunda parte da manhã, o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais da Cultura (CONECTA) reuniu representantes dos diversos conselhos estaduais, unidos pelo compromisso de fortalecer e valorizar a cultura em todo o território nacional. Durante o encontro foram apresentados ainda a estrutura do CONECTA e, discutidos planos para promover ações e organizar a 4ª Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada no início de 2024.
Além dos 18 assentos representados pelos conselheiros e conselheiras do CEPC, as atividades contaram com a presença dos representantes do Ministério da Cultura (MINC), incluindo a secretária de Comitês de Cultura do MINC, Roberta Martins, o coordenador dos Comitês de Cultura do MINC, Xaui Peixoto, a coordenadora do Escritório Local do MINC, Andrea Vasconcelos, e a secretária executiva do CONECTA e conselheira do CEPC, Marilena Lima. A reunião, coordenada pela presidente do CEPC e secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, contou ainda com a participação de gestores e conselheiros culturais de diversos estados, servidores da área de cultura do Ceará e agentes culturais.
De acordo com Roberta Martins, representante do MINC, é de extrema importância que o CEPC sedie a reunião do CONECTA, dado que o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) está passando por uma reformulação. Com isso é possível identificar o conjunto da relação com os conselhos e as formas que se articulam com os demais conselhos. “Nossa tarefa é um re-olhar de como a participação popular da cultura se estrutura, e como ela se relaciona com os outros conselhos”, enfatiza a secretária de Comitês.
“Este período de construção da IV Conferência Nacional de Cultura é fundamental para que estas ações já realizadas aqui no ceará e nos demais estados possam ser compartilhadas com o resto do país. O Ceará tem desenvolvido importantes iniciativas com as políticas afirmativas. Acreditamos que estas políticas contribuem para fortalecer a nossa Democracia e ampliar o acesso aos direitos à cultura e ao federalismo cultural. Portanto, é muito importante que o Ceará tenha esta articulação, trazendo os seus debates, que não são simples, mas altamente necessários, uma vez que representam o direto à cultura para todo o país na Conferência. Também teremos conferências temáticas que destacarão as transversalidades que precisam ser alcançadas, incluindo a relação com as cidades menos adensadas e o olhar para os lugares, para as políticas públicas nacionais”, ressalta Roberta Martins.
Como encaminhamentos, a reunião do CEPC definiu a escolha da Comissão que será apresentada formalmente na próxima reunião ordinária do Conselho. Além disso, debateu sobre a reformulação do seu regimento como forma de qualificar a participação do conselheiro, e também um processo de maior integração do conselho com os eventos e pautas não só da Secult Ceará, mas do Governo do Estado.
O Conecta
O Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura (ConECta) foi criado em agosto de 1998. A entidade tem como principal missão promover a articulação e a cooperação entre os conselhos estaduais de cultura.
CEPC
O Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará é um órgão colegiado permanente, de caráter normativo, deliberativo, fiscalizatório e consultivo, de composição majoritária da sociedade civil, vinculado administrativa e financeiramente à Secretaria da Cultura do Ceará, com a atribuição de institucionalizar as relações entre a administração pública e a sociedade civil.