Escola de Artes e Ofícios lança edição 2023 do Projeto Patrimônio para todos – uma aventura através das memórias, em evento no MIS

18 de julho de 2023 - 12:38

Evento acontece sexta-feira (21/7), com lançamento do minidoc sobre os 20 anos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), lança no dia 21 de setembro, às 17h, no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS), a edição 2023 do Projeto Patrimônio Para Todos (PPT) – uma aventura através das memórias. A iniciativa visa sensibilizar jovens sobre a importância do patrimônio cultural e capacitá-los através de oficinas de educação patrimonial que serão realizadas em cinco bairros de Fortaleza/CE: Canindezinho, Conjunto Ceará, Mucuripe, Poço da Draga e Serrinha.

Durante o evento, será apresentado cronograma do projeto e a equipe de jovens facilitadores(as) selecionados(as). Os historiadores João Paulo Vieira, Coordenador de Acervo e Pesquisa do MIS; e Hannah Mariah, Coordenadora do PPT, farão uma explanação sobre o tema “Patrimônios (in)visíveis da cidade: a experiência do Projeto Patrimônio para Todos”. Haverá ainda uma apresentação musical com o cantor, compositor e artista de rua Zé Pedro Viajante, uma das referências culturais que foram mapeadas pelo PPT no ano passado, no bairro Jangurussu.

Lançamento de mini documentários: o evento marcará o lançamento do mini documentário “Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – 20 Anos”. A produção percorre a atuação da Escola ao longo de 20 anos, tendo contribuído ao longo desse período para as políticas públicas de promoção, preservação e valorização do patrimônio histórico e cultural material e imaterial do Ceará, sendo uma referência no ensino nas áreas da Conservação e Restauração e no campo dos ofícios tradicionais. Também será lançado o minidoc “Patrimônio Para Todos – Uma Aventura Através da Memória”, sobre a edição 2022 do PPT. Os dois filmes são assinados pelo produtor e diretor audiovisual Henrique Dídimo.

Mais sobre o PPT: Assim como em 2022, este ano o Patrimônio para Todos terá como tema “Patrimônios (in)visíveis” e focará em bens, saberes e fazeres culturais que são referências para as comunidades locais contempladas. O Projeto foi agraciado em 2012, com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A premiação reconhece, em nível nacional, ações de excelência para preservação e promoção do Patrimônio Cultural. Além de habilidades relacionadas à educação patrimonial, os participantes do projeto aprenderão conhecimentos de produção textual, uso das novas tecnologias digitais, conceitos básicos de linguagem audiovisual e uso das redes sociais para divulgação de bens culturais. Ao final do projeto, serão realizadas pesquisas participativas que possibilitem identificar, registrar, (re)significar e difundir as referências culturais presentes em territórios agraciados pelo projeto, com foco em comunidades com perfil de exclusão sociocultural. Toda a produção do projeto é divulgada no perfil do instagram @patrimonioparatodos

SERVIÇO – LANÇAMENTO DA EDIÇÃO 2023 DO PROJETO PATRIMÔNIO PARA TODOS – UMA AVENTURA ATRAVÉS DAS MEMÓRIAS E DO MINIDOC COMEMORATIVO DOS 20 ANOS DA EAOTPS

Data: 21 de julho, sexta-feira, às 17h.

Local: Museu da Imagem e do Som – Av. Barão de Studart, 410

Programação:

Abertura com a exibição do minidocumentário  “Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – 20 Anos” (Doc, Brasil, 2023, 13min, direção Henrique Dídimo)
Exibição do minidocumentário “Patrimônio Para Todos – Uma Aventura Através da Memória” (Doc, Brasil, 2023, 14min, direção de Henrique Dídimo)
Apresentação Patrimônios (in)visíveis da cidade: a experiência do Projeto Patrimônio para Todos, com João Paulo Vieira, historiador e Coordenador de Acervo e Pesquisa do MIS; e Hannah Mariah, historiadora e Coordenadora do PPT; Lukresya Farias, monitora do PPT.
Apresentação musical com o cantor, compositor e artista de rua Zé Pedro Viajante.
Encerramento