“Theatro de Portas Abertas”: Edição de junho celebra os 113 anos de fundação do Theatro José de Alencar
12 de junho de 2023 - 15:50
A programação do dia 17 de junho terá como destaque o “Arraiá do Zé”, cuja entrada gratuita será trocada pela doação de 1kg de alimento para a campanha Ingresso Solidário.
O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza no dia 17 de junho (sábado), a sexta edição de 2023 do seu tradicional projeto “Theatro de Portas Abertas”, desta vez celebrando o aniversário de 113 anos de fundação do TJA (17 de junho de 1910).
Com entrada gratuita, a programação tem início pelas Visitas Guiadas com a equipe de guias culturais do TJA nos seguintes horários: 14h, 15h e 16h. Na ocasião, os presentes terão a oportunidade de conhecer de perto as histórias e curiosidades dos diversos espaços do equipamento. Para tal, o agendamento é feito pelo WhatsApp: (85) 98211-6763.
A partir das 17h, no Pátio Nobre, o “Arraiá do Zé” dará o seu pontapé inicial trazendo como primeira atração o pé-de-serra do cantor Zu do Forró (Parceria: Sesc Ceará). Seguindo para o Jardim de Burle Marx, que irá receber decoração especial e barraquinhas de comidas e bebidas, a festança segue com o projeto dançante “Forró do Pingoró”, encabeçado pelos DJs Nego Célio e Zé de Guerrilla.
Às 18h, após os “Parabéns do Zé”, entra em cena a Quadrilha Infantil Cai Cai Balão, que preparou para este ano o espetáculo intitulado “Fitas”. Por fim, das 20h às 22h30, o encerramento será com o cantor e compositor cearense Juruviara que, na companhia do grupo Forró Manzape, irá botar todo mundo pra dançar ao som de autorais e clássicos do gênero. Conheça um pouco mais as atrações deste “Arraiá do Zé”:
Zu do Forró
Zu do Forró é o melhor do forró pé-de-serra do Brasil, que contém em seu repertório a tradição da música nordestina viva. Zu do Forró & banda nasceu dentro do movimento de quadrilhas juninas, alguns se conheceram dançando outros já tocando, fazendo música e gravando para outros grupos. No nosso repertório, tocamos músicas dos nossos mestres como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Três do Nordeste, Genival Lacerda, entre outros.
Zu do Forró é compositor e músico, já fez participação em diversos programas locais de televisão, como Ceará Caboclo e Sanfonas do Brasil. Já realizou shows em vários cantos pela Cidade, como Mercado dos Pinhões, Mercado Central, Mercado São Sebastião, Rede Cuca, Pirata bar, Botequim todas as quartas-feiras, Club dos Sargentos e eventos particulares. Nosso objetivo é levar muita música boa, para você dançar até amanhecer o dia com o melhor do Forró pé de Serra.
DJ Nego Célio
Nego Célio é mais um apaixonado pela arte dos toca-discos, entrou no meio da música como cantor de Rap no ano 2000, após 10 anos convivendo de perto com DJs resolveu não permanecer apenas em um elemento do Hip-Hop e mergulhou de cabeça nas picapes. Em 2011 criou o projeto Funkada na Cabeça que acontece semanalmente em alguns Bares da cidade. Nego Célio já se apresentou nas principais casas noturnas de Fortaleza e em grandes festas da cidade, atualmente participa do Coletivo Tertúlia, Forró do Pingoró, Salada Sonora Brasileira e Urra.
DJ Zé de Guerrilla (FluxoMarginal)
Artivista da arte marginal, clandestina e popular. FluxoMarginal é uma estratégia de resistência vinda do interior do Nordeste e que está na disputa da arte contemporânea para marcar uma imagem de vanguarda nordestina. Estabelece um diálogo através de fotografias, vídeos, cartazes, pinturas, escritos e sons, dessa maneira busca sempre refletir sobre as condições do seu tempo e as relações dos povos nordestinos com outros povos do mundo. No campo da música, atua com discotecagem e produção de ritmos genuinamente nordestinos como forma de resgate e valorização da cultura popular.
Quadrilha Junina Infantil Cai Cai Balão
Nas andanças pelos terreiros da cultura tradicional popular, buscamos as fitas que aos poucos estão sumindo da festa junina. Em meio a diversidade cultural das tradições, a nossa trupe busca incansavelmente pelas fitas, pelas cores que tão bem representam o nosso São João. Quem sabe a fita amarela não esteja no bumba meu boi? Pois sabemos que as vermelhas e azuis estão no Pastoril. No reisado podemos encontrar mais cores e assim conseguir preencher o vazio do nosso pau de fitas. A quadrilha junina juntou todas as cores e comemora com uma linda festa religiosa dos noivos e da rainha do partido colorido.
Um espetáculo que traz o imaginário popular, a alegria das festas juninas com cuidado na preservação desse elemento tão rico para as nossas festividades. Em 2023 a quadrilha junina infantil Cai Cai Balão traz para o arraiá o espetáculo “Fitas”. Nossa essência está caracterizada pelas raízes do São João, trazemos conosco a expressão viva do folclore cearense, a beleza contida no chitão, fitas, palhas, tranças, composições coreográficas tradicionais e músicas nordestinas que marcaram épocas e estão vivas em nosso São João.
Juruviara e Forró Manzape
Liderado pelo cantor e compositor Juruviara, o grupo Forró Manzape iniciou sua trajetória no ano de 2016. O grupo uniu o sentimento da sanfona de Nonato Lima, ao suíngue da zabumba de Marcelo 21, e do triângulo de Valdecio Oliveira. No show em questão, o repertório do Forró Manzape irá transitar pela tradição festiva do Nordeste, trazendo o Forró em todas as suas vertentes. Passeando pela tradição do Rei Luiz Gonzaga e do mestre Jackson do Pandeiro, até chegar ao forró contemporâneo dançante com muita personalidade e alegria. E a regra é apenas uma: É proibido cochilar!
🎟️ Ingresso Solidário
Em prol da segurança alimentar da população cearense, a Secretaria da Cultura, a Secretaria da Proteção Social e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil do Ceará, unem forças para a campanha “Ingresso Solidário”, integrando-se às ações de apoio e suporte emergencial para as famílias em situação de risco. Desta forma, o “Arraiá do Zé” terá como entrada a doação de 1kg de alimento não-perecível (exceto sal) + ingresso gratuito, que deverá ser retirado somente on-line pelo site Sympla, a partir das 14h do dia 15 de junho (quinta-feira).
Sobre o TJA
O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), foi inaugurado em 1910 e desempenha, desde então, significativos papéis na vida cultural cearense. Além da destacada importância patrimonial e histórica, o equipamento oferece uma ativa e diversificada pauta de atividades culturais e artísticas. Funcionando como um Centro Cultural com mais de 12 mil metros quadrados, o TJA é um lugar de encontro, referência artística e turística no Ceará. Tombado em 1964 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional, o IPHAN, possui grande valor arquitetônico, sendo considerado um dos mais belos Teatros Monumentos do Brasil.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA*
(*sujeita a alterações)
14h 15h 16h
VISITAS GUIADAS GRATUITAS
Com a equipe de guias culturais do TJA
Agendamento pelo WhatsApp (85) 98211-6763
16h
ABERTURA E ACESSO AO PÁTIO NOBRE
(Pátio Nobre)
17h
ZU DO FORRÓ / Parceria: Sesc Ceará
(Pátio Nobre)
18h
PARABÉNS DO ZÉ
(Jardim)
18h30
QUADRILHA CAI CAI BALÃO
(Jardim)
19h10
DISCOTECAGEM
Com Forró do Pingoró: DJs Nego Célio e Zé de Guerrilla
(Jardim)
20h
JURUVIARA E FORRÓ MANZAPE
(Jardim)
22h30
ENCERRAMENTO
(Jardim)
SERVIÇO
Theatro de Portas Abertas apresenta: “Arraiá do Zé 2023 – 113 Anos do TJA”
Quando: dia 17 de junho (sábado), das 16h às 22h30
Onde: Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Entrada (Ingresso Solidário): doação de 1kg de alimento não-perecível (exceto sal) + ingresso gratuito, retirado on-line pelo Sympla, a partir das 14h do dia 15 (quinta-feira)
Classificação: Livre
Mais informações:
ASCOM TJA – ascom.tja@idm.org.br
Teresa Monteiro – (85) 99639-6417
————————————-
Theatro José de Alencar
Youtube: www.youtube.com/theatrojosedealencar
Instagram: www.instagram.com/tja.theatrojosedealencar
Facebook: www.facebook.com/theatrojosedealencar