Celebrando a potência da nossa Cultura, Circula Ceará encerrou primeira edição na noite de sábado (27), em Camocim, após percorrer 15 municípios nas 14 regiões do Estado

28 de maio de 2023 - 18:21 # #

Texto: Thais Martins (Secult Ceará) | Fotos: Maria Haydêe (Circula Ceará)

O Circula Ceará, evento da Secretaria da Cultura do Ceará, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), teve o encerramento de sua primeira etapa na noite deste sábado (27), em Camocim. Com a presença da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, e da presidenta da Funarte, Maria Marighella, a noite celebrou a força da nossa Cultura e a importância das políticas públicas culturais e dos investimentos na área. O evento, que contou também com a participação da da prefeita de Camocim, Elizabete Magalhães, além da secretária executiva de planejamento e gestão interna da Cultura do Ceará, Gecíola Fonseca, do chefe de Gabinete da Secult Ceará, Viana Junior, e demais equipes da Funarte, Secult Ceará e Prefeitura de Camocim, encerrou um ciclo que visitou 15 municípios cearenses, fazendo circular e movimentar nossa cultura em todas as macrorregiões do nosso Estado.

“Conhecendo a riqueza cultural presente em todo o Estado do Ceará, o Circula esteve nas 14 regiões do Estado. Circulamos em todas essas regiões permitindo que a população dessas cidades conhecessem um pouco mais daquilo que é feito, que é produzido, que nos dá orgulho e que nos faz ser um povo rico e único no mundo, que é ser cearense. Nós estamos no Ceará, vivemos nesse território, que tem serra, que tem mar, que tem sertão e que tem muita coisa boa e bonita sendo produzida, e é isso que a Política Cultural faz. A Cultura é um direito humano, da mesma forma que a saúde e a educação. Todas as pessoas merecem e têm direito de ter acesso à produção cultural feita em todo o nosso País”, diz Luisa Cela. A secretária da Cultura do Ceará ainda reforça: “É muito importante a gente garantir a saúde, a educação, a infraestrutura, mas, como diriam os Titãs lá atrás: ‘a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte’. Então a gente precisa entender e valorizar cada vez mais isso, porque é a partir daí que a gente faz territórios mais seguros e mais orgulhosos.”

A presidenta da Funarte, Maria Marighella, também pontuou a importância da difusão e distribuição da Cultura. “O Ministério da Cultura voltou! E a Funarte, num compromisso inegociável com a circulação, a difusão e a distribuição das artes pro Brasil, está aqui presente neste projeto Circula Ceará “, diz Marighella. A presidenta da Funarte também reforça que a Cultura é uma dimensão e um direito das pessoas. “Nós sabemos que a Cultura está em cada canto desse Brasil, cada terreiro, cada terreno, cada esquina da periferia. Cada lugar do Brasil pulsa e vive cultura. Quando o Ceará chama a atenção para um projeto como o Circula Ceará, isso quer dizer que é papel do estado, dos poderes públicos, fazer circular, dar acesso ao povo, à nossa gente, à nossa galera um direito que é de todos. A Cultura é uma riqueza do nosso Brasil, e é por isso que a Funarte está, sim, presente na realização desse projeto, entendendo a importância que é distribuir, circular a produção artística do nosso país”, diz Maria.

A prefeita de Camocim, Maria Elizabete Magalhães, falou sobre a importância da parceria da União, Estado e Município para a execução do projeto, parabenizando toda a equipe que tornou possível a realização desta etapa. Maria Elizabete também homenageou os artistas que tornaram toda essa circulação possível. “Parabéns a cada artista que se apresentou e fez esse circular da Cultura no nosso estado, Nós tivemos apresentações vindas lá da região do Crato, tivemos apresentações vindo das nossas cidades próximas, como Sobral, e é assim, nesse grande mosaico cultural que representa esse grande estado do Ceará, que Camocim hoje finaliza e é a última cidade a receber o Circula Ceará. Isso mostra o grande potencial cultural da nossa cidade, do nosso povo, e mostra cada vez mais o brilho da nossa querida Camocim”, disse a prefeita.

Ao fim das falas, a presidenta da Funarte recebeu da secretária Luisa Cela e de Adriano Souza, diretor da Assum Preto, empresa responsável pela produção do projeto, um estandarte do Circula Ceará, em uma homenagem pela parceria.

Após a cerimônia, a noite contou ainda vários shows musicais. Começando com a apresentação da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, com Maestro Hélio Bezerra, a  animação seguiu com a apresentação Trovador do Tempo, com Sol na Macambira. Em seguida, o chorinho tomou de conta do ambiente com o show É Chorando que Se Aprende, do grupo Os Quatro Companheiros. Por fim, a noite recebeu a força do show Mar do Meu Amar, de Simone Sousa.

Circula Ceará

Promovendo uma programação cultural em equipamentos culturais e espaços públicos dos municípios, que correspondem a 14 macrorregiões do Ceará, o Circula Ceará levou ações a espaços abertos, para toda a população, descentralizando as políticas de fomento às artes da Secult Ceará. As ações do projeto nos municípios tiveram início em 2021. Por meio de chamamento público, a Secult Ceará selecionou artistas e grupos de todo o Estado para realizar a circulação. Ao todo, o projeto contemplou apresentações de 20 grupos de teatro, 25 grupos de música, 20 grupos de dança, 18 grupos de circo, 18 grupos de cultura popular e tradicional, além de 5 exposições fotográficas, 5 projetos de intervenção urbana, 15 oficinas de acessibilidade cultural e 15 rodas de conversa com autores cearenses, beneficiando 141 artistas e grupos cearenses.