Autora francesa de quadrinhos, Laure Garancher, participa de mesa-redonda nesta terça (30), na Bece

24 de maio de 2023 - 09:52 # # #

Texto: ascom Secult | Foto: divulgação

A atividade faz parte da 9ª edição do Meu Festivalzinho, festival de literatura infanto-juvenil da Embaixada da França no Brasil. 

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe a autora francesa de quadrinhos Laure Garancher, na terça-feira, dia 30/5, às 18h30. A autora do livro “Em Busca da Amazônia Esquecida” participa de mesa-redonda com o tema “Comunicação e popularização da ciência por meio de quadrinhos”. A atividade, destinada ao público em geral e aos profissionais do livro do Ceará, integra a programação da 9° Edição do Meu Festivalzinho de literatura infanto-juvenil e que tem como objetivo apresentar a riqueza das criações francesas e brasileiras. A entrada é franca. 

“Ressaltamos que a atividade é fruto de uma parceria com a Embaixada da França, na 9ª edição do Meu Festivalzinho, trazendo Laure Garancher para dialogar com os editores, ilustradores, cartunistas, quadrinistas, pessoas interessadas na nona arte e público em geral. Fazemos votos que seja uma parceria duradoura, pois fortalece a importância do livro para discutir assuntos  contemporâneos e urgentes, proporcionando também a troca de experiência entre os escritores e escritoras”, destaca a coordenadora das Políticas de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Maura Isidório.

O festival Meu Festivalzinho foi lançado em 2015 pela Embaixada da França no Brasil. Todos os anos, o festival oferece uma programação variada: oficinas de escrita e de ilustração, conferências, encontros, debates, leituras em voz alta, apresentação de contos, escape games, filmes, formação profissional e formação digital em bibliotecas, etc. Em 2023, instituições parceiras de Fortaleza, Manaus, Rio de Janeiro e Belo Horizonte participam do festival. 

Sobre a autora

Laure Garancher é engenheira, roteirista, cartunista e especialista em saúde pública e socioantropologia. Trabalhou por 10 anos como especialista em saúde pública para a Organização Mundial de Saúde (OMS). As lições de desenho dadas por sua mãe e sua avó lhe deram a oportunidade de publicar seus primeiros livros. Apaixonada por conhecer diferentes culturas, decidiu usar os quadrinhos para compartilhar suas descobertas enquanto trabalhava com populações remotas. 

Em 2016, convencida de que o desenho pode ser uma ferramenta útil para ações sociais e humanitárias, criou a ONG The Ink Link, que reúne profissionais do mundo dos quadrinhos para melhorar as práticas no setor humanitário e social, envolvendo diretamente os beneficiários dos projetos de desenvolvimento. Seu objetivo é compartilhar, através de suas histórias, uma perspectiva da realidade no ramo em que trabalha. Graças a seus diários de viagem às profundezas da Amazônia, finalmente conseguiu combinar sua experiência de vida com a associação The Ink Link, usando os quadrinhos para apoiar as ONGs em campo.

Em 2022, lançou no Brasil pela editora Geektopia, o livro “Em busca da Amazônia esquecida”, que narra sua aventura ao lado de uma equipe de pesquisadores entre as lianas da Amazônia. Além das profissões científicas pouco conhecidas, ela nos ajuda a descobrir os mistérios das chamadas “montanhas coroadas”.

Serviço | 9° Edição do Meu Festivalzinho na Bece

Mesa-redonda: “Comunicação e popularização da ciência por meio de quadrinhos” com Laure Garancher Ilustradora do livro “Em Busca da Amazônia Esquecida”

Data: Terça, 30 de Maio
Horário: 18h30 às 20h
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece)
End.Av. Pres. Castelo Branco, 255 –  Centro