Com apoio da Secult, Coletivo Mandinga na Ribeira lança Obras Inéditas no Sertão de Sobral
16 de maio de 2023 - 10:39

Fotos: Caretas da Cidadania
Com o apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio do Edital Ceará da Cidadania e Diversidade Cultural, o Centro Mandinga na Ribeira realiza, nos meses de novembro a fevereiro de 2023, o Projeto Caretas da Cidadania Reisado Infantil Itinerante, um circuito de apresentações itinerantes do Reisado Infantil Boi Mandinga e da Exposição #MeuBoiParaTodosVerem protagonizados pelas crianças do bairro José Cassiano (Cohab), periferia da cidade de Groaíras.
A ideia de realizar o projeto surgiu do anseio do Coletivo Mandinga na Ribeira e da comunidade em geral em dar visibilidade aos produtos resultantes do processo de montagem do Reisado Infantil Boi Mandinga, como forma de divulgar e ampliar as ações afirmativas realizadas dentro do território da Cohab, bem como de fortalecer o protagonismo de crianças e jovens da periferia.
Ô de Casa, Ô de Fora
Cortejo Cultural
A alegria da cultura popular coloriu as ruas do bairro José Cassiano, levando emoção aos moradores que apreciaram, das suas calçadas, o Cortejo de abertura do Projeto Caretas da Cidadania. Figuras e personagens marcantes no imaginário popular cearense desfilaram ritmos e cores para um público de aproximadamente 600 (seiscentas) pessoas, numa ação em rede, conduzida pelos brincantes do Reisado Infantil Boi Mandinga, pelo Coletivo de Mães do Centro Mandinga na Ribeira e acompanhado por grupos de tradição da cultura popular groairense (Cia Cultura Viva de Teatro, Arraiá dos Apaixonados e Reisado do Mestre Sansão) e pelo Maracatu Nação Tremembé de Aracatiaçu-Sobral/Ce.
Vou Chegando e Vou Entrando
Estreia
Na “chegança” do cortejo, que se deu ao ritmo do Maracatu Nação Tremembé, o público presente na pracinha da Cohab, cerca de 200 (duzentos) expectadores entre adultos, crianças, idosos, moradores do bairro e visitantes assistiu, com encantamento, à primeira apresentação ao vivo do Reisado Infantil Boi Mandinga e da Exposição #MeuBoiParaTodosVerem. Um momento inédito e de extrema relevância para a comunidade da Cohab, que teve acesso em seu próprio território, a uma manifestação típica da cultura groairense protagonizada com muito talento pelas crianças do bairro.
Cultura Popular no Terreiro da Educação
Circulação
Com foco no conceito de democracia cultural, o circuito de apresentações itinerantes do Reisado Boi Mandinga e da Exposição #MeuBoiParaTodosVerem contemplou três escolas públicas da cidade de Groaíras, Escola Nossa Senhora do Rosário, Escola Noélia Ximenes Parente e Escola Monsenhor Linhares, beneficiando um público expectador de 1200 (mil e duzentas) pessoas entre alunos, professores e comunidade escolar em geral.
A conexão entre os brincantes e a plateia em todas as apresentações, a identificação do público com o reisado de caretas, as memórias afetivas
despertadas, entre outros fatores observados, mostraram a relevância do projeto na promoção da cidadania cultural, da promoção da cultura de paz, da formação de plateia e da preservação e difusão do patrimônio cultural imaterial típico da nossa região.
Acessibilidade Brincante
O Coletivo Mandinga na Ribeira tem como premissas na realização de todos os seus projetos a acessibilidade atitudinal, o anticapaticismo e a cidadania cultural com equidade, pois luta pela democratização do acesso aos bens da Cultura Popular Cearense e de matriz afro-brasileira para todas as pessoas sem distinção. Neste sentido, todas as intervenções culturais e produtos gerados na execução do projeto Caretas da Cidadania Reisado Infantil Itinerante contaram com recursos de acessibilidade, como espaços adaptados, autodescrição e libras, o que é uma marca das ações do Centro Mandinga na Ribeira.
O Futuro é Ancestral
Salvaguarda do Reisado Groairense
Durante o cerimonial de abertura do projeto, feito todo em forma de relaxos pelo cordelista Charles Melo, foram homenageados os Mestres do Reisado Groairense, tesouros da cultura popular do nosso município, que receberam comandas de reconhecimento e agraciaram o público com sua alegria e saber ancestral.
O Reisado Boi Mandinga é resultado do encontro intergeracional entre as crianças atendidas pelo Centro Mandinga na Ribeira e os mestres brincantes do reisado de caretas. O diálogo entre infância e saber tradicional, com a transposição didática realizada pelo Coletivo Mandinga na Ribeira, gerou um produto cultural único no Estado do Ceará, um reisado adaptado ao universo lúdico da criança, mas com toda a essência do reisado tradicional groairense.
Economia da Cultura
Através do apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o projeto Caretas da Cidadania deu sua contribuição para o fortalecimento da economia da cultura por meio contratação de artesãos, costureiras, figurinistas, marceneiros, fotógrafos, câmeras, cordelistas, intérprete de libras e assistentes de produção. Foram, ao todo, 10 (dez) empregos diretos e 20 (vinte) empregos indiretos, beneficiando pessoas negras, mães solo, deficientes e lgbtqia+, em sua maioria residentes na periferia da cidade e em situação de vulnerabilidade
social.
Guardiões da Memória
E-book e curta doc
Como forma de difusão e preservação das ações realizadas, bem como do patrimônio cultural imaterial do Estado do Ceará, em particular da região do Sertão de Sobral, o Coletivo Mandinga na Ribeira lança 01 (um) e-book digital, contendo o registro fotográfico de todas as etapas do
projeto; 01(um) filme documentário narrando as experiências vividas pelas crianças, o desenvolvimento das ações do projeto, as conexões estabelecidas com o circuito itinerante e seus impactos dentro da comunidade.
O filme traz ainda a narrativa do reisado contada e cantada por três gerações de brincantes, um importante registro histórico para o acervo cultural do Estado do Ceará, disponibilizado gratuitamente e de fácil acesso nas plataformas digitais, com recursos de audiodescrição, libras e legendagem.