Bece está com inscrições abertas para oficinas gratuitas

11 de maio de 2023 - 11:08

Ascom BECE  ascom.bece@idm.org.br   Ivy Ariane

 

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) oferece gratuitamente durante o mês de maio três formações, com emissão de certificado: “Oficina de Braille” com Marcos Rodrigues e Malry Rodrigues (13 e 20/05, às 13h); Oficina “Mães são muitas! – Em ilustração” com Sirlanney (23, 24 e 25/05, 14h) e Oficina “Paulina Chiziane e sua visão de mundo” com Laís Eutália  (24, 25 e 26/05, 14h). Os interessados podem se inscrever via formulário online disponibilizado no site bece.cultura.ce.gov.br. As vagas são limitadas e as aulas acontecem no Espaço Multiuso da Bece, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM. 

 

A “Oficina de Braille”, que acontecerá nos dias 13 e 23 de maio, das 13h às 17h, apresentará ao público o Sistema de Leitura e Escrita para Pessoas com Deficiência Visual e a história do seu criador Louis Braille. Os facilitadores Marcos Rodrigues e Malry Rodrigues explicarão o sistema braille, sua organização, técnica de leitura e escrita como ferramenta de emancipação e protagonismo das pessoas com deficiência visual. Serão ofertadas 25 vagas para pessoas acima de 16 anos, as inscrições estão abertas até o dia 12 de maio. Link do Formulário de Inscrição.

 

No mês das mães, a Bece traz, nos dias 23, 24 e 25, das 14h às 17h, a oficina “Mães São Muitas! – Em Ilustração”. Com base em leitura de trechos das autoras como Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Elena Ferrante e Marjane Satrapi, a facilitadora Sirlanney convida o público a tentar, de maneira leve e divertida, aprender colocando em prática conceitos básicos do desenho. Também serão ofertadas 25 vagas, as inscrições estão abertas até o dia 22 de maio. Pré-requisito: a partir de 16 anos. Link do Formulário de Inscrição.

 

Já nos dias 24, 25 e 26 de maio, das 14h às 18h, a Bece realiza a oficina “Paulina Chiziane e sua visão de mundo” com Laís Eutália. “A oficina de escrita tem como base o livro “Eu, mulher: Por uma nova visão de mundo”, escrito em 1992 pela autora moçambicana Paulina Chiziane. É um livro em que a autora testemunha seus anseios com a escrita”, explica Laís. A partir do texto, a facilitadora e as participantes fomentarão o resgate da autoestima das mulheres negras que escrevem na cidade de Fortaleza e na região metropolitana e produzirão um ebook com as produções feitas a partir dos encontros. Serão ofertadas 25 vagas para pessoas acima de 16 anos, as inscrições estão abertas até o dia 23 de maio. Link do Formulário de Inscrição.

 

Serviço:

Programação Maio – Oficinas

“Oficina de Braille” com Marcos Rodrigues e Marly Rodrigues (13 e 20/05, às 13h); 

Oficina “Mães são muitas! – Em ilustração” com Sirlanney ( 23, 24 e 25/05, 14h)

Oficina “Paulina Chiziane e sua visão de mundo” com Laís Eutália  ( 24, 25 e 26/05, 14h)

Local: Espaço Multiuso da Bece (Avenida Presidente Castelo Branco 255 – Fortaleza, CE)

 

Confira a programação completa em:  bece.cultura.ce.gov.br.