21ª Semana de Museus: Rede de equipamentos da Secult CE realiza programação especial de 15 a 21 de maio

9 de maio de 2023 - 17:07 # # #

Texto: Lucas Benedecti - Ascom Secult Ceará Foto: Luiz Alves - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Em 2023, a Semana traz como tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, para discutir a importância da sustentabilidade ambiental, social e econômica dos museus, bem como o bem-estar dos visitantes e das comunidades envolvidas. Imagem: Museu da Cultura Cearense – Exposição Retratos de Mestre homenageia os Dragões do Mar, foto de Luiz Alves

Para celebrar o Dia Internacional dos Museus e dar visibilidade aos espaços museais, anualmente se comemora a Semana Nacional de Museus. Neste ano, de 15 a 21, os museus e espaços de memória da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) realizam programação especial em alusão à data. Atividades como palestras, oficinas, visitas guiadas, mesas redondas, entre outras, são ofertadas pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS – CE), Casa de Saberes Cego Aderaldo, Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), Museu da Cultura Cearense, Museu do Ceará, Museu Sacro São José de Ribamar, Sobrado Dr. José Lourenço, Museu Ferroviário João Felipe e Pinacoteca do Ceará. A Semana Nacional de Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e conta, no Ceará, com a parceria do Sistema Estadual de Museus e Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará. 

A programação da Semana Nacional de Museus tem início no Museu da Imagem e do Som do Ceará, na segunda-feira (15), às 14h, com as boas-vindas do Sistema Estadual de Museus e conversa sobre “O processo de formalização dos museus”. No mesmo dia, às 17h, a programação continua com o Sarau Literomusical nas escadarias do Memorial Rachel de Queiroz / Praça da Cultura Gladson Martins, uma realização da Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá, em uma parceria com o  Museu Histórico Jacinto de Sousa e o Memorial Rachel de Queiroz. 

“Atualmente, a Secult Ceará passa por um processo de atualização do Sistema Estadual de Museus (SEM), com o objetivo de fortalecer a política pública para museus no Ceará. A Semana Nacional de Museus é mais um momento de encontro e trocas de experiências. A equipe do SEM, conjuntamente a rede de equipamentos culturais, preparou uma boa programação para discussão sobre as principais questões do campo museal e as soluções que estão sendo pensadas em âmbito nacional”, ressalta a coordenadora de Patrimônio e Memória da Secult Ceará, Jéssica Ohara. 

Sobre a Semana de Museus

A 21ª Semana Nacional de Museus promete ser um momento rico de troca de conhecimentos, reflexões e debates sobre a importância dos museus como agentes de sustentabilidade e bem-estar na sociedade.  Em 2023, a Semana Nacional de Museus traz o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade.

A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

Clique aqui e confira a programação completa da 21ª Semana Nacional de Museus na Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará