Equipamentos Culturais da Secult e projetos selecionados no XVII Edital Ceará da Paixão realizam programação especial na Semana Santa

5 de abril de 2023 - 17:59 # # # #

Paixão de Cristo – Dragão do Mar – Comédia Cearense – Foto Marina Cavalcante

Confira os destaques culturais da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) e se programe para a Semana Santa! Aproveite também para acessar o app Cultura.CE (@cultura.ce) e ficar por dentro de todas as programações.

Casa de Saberes Cego Aderaldo

Nesta quinta-feira (6), a Casa de Saberes Cego Aderaldo recebe o espetáculo Paixão de Cristo – Compaixão, às 19h.

O espetáculo conta a história de Cristo, com personagens que vivenciaram de perto o trajeto de Jesus, desde sua condenação até sua ressurreição. Para dar mais proximidade do público com os personagens em cada uma das cenas, o espetáculo será apresentado em diversos cômodos da Casa de Saberes Cego Aderaldo. Paixão de Cristo – Compaixão é uma homenagem da Cia. Dom Teatral aqueles e aquelas que fizeram parte de um momento de renovação de fé, onde a crueldade de corações impuros e equivocados não foi suficiente frente ao amor de Cristo por seus irmãos e irmãs e a força de Seu Pai.

Theatro José de Alencar e Estação das Artes

O público cearense terá a oportunidade de ver o espetáculo Às Margens, a Paixão de Cristo, do grupo Avia de Teatro, em dois equipamentos da nossa Rece. Na Estação das Artes, o grupo vai se apresentar na próxima quinta-feira (6), às 17h, lá na Praça da Estação. Já no TJA, a apresentação será no sábado (8), às 16h, na calçada do equipamento.

Sob direção de Neide Oliveira, a primeira apresentação ocorreu em parceria com o Sesc Ceará (projeto “Ocupa Centro”) e a segunda, com o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará.

A montagem, com figurino de Myldre Bandeira, cenário e adereços de Adney Pinheiro, mergulha nas tradições da Semana Santa e encena a Paixão de Cristo, misturando música, circo e com o acolhimento de moradores de rua da capital. Na apresentação, referências do teatro de rua transformam a maneira de contar a maior história de todos os tempos.

A peça teatral é encenada em praças e espaços públicos da cidade, por onde homens, mulheres e crianças habitam o isolamento social, esquecidos pela sociedade, vivem às margens do cotidiano da cidade. O teatro, então, chega abraçando os esquecidos para lembrá-los que não caminham sozinhos. Em 2020, o projeto foi transformado em áudio drama, que pode ser acessado através do Youtube do grupo.

Estão no elenco: Neide Oliveira, Adney Pinheiro, Jaene Pinho, Douglas Souza, Camila Soares, Diógenes Almeida e Manuel Neto.

Ceará da Paixão

A programação continua também com os selecionados pelo XVII Edital Ceará da Paixão – 2023, que deram início ao Ciclo da Paixão no Estado. O edital tem o objetivo de fomentar manifestações de cultura tradicional popular do Ciclo da Semana Santa das várias regiões do Estado. Com o aporte financeiro de mais de R$ 1 milhão, foram selecionados mais de 50 projetos, distribuídos em quatro categorias, propostos por grupos ou coletivos voltados à produção artística, à circulação de grupo e à difusão das manifestações culturais regionais do Ciclo da Semana Santa. Confira algumas das apresentações contempladas:

X Procissão do Fogaréu

Este ano será realizada a X Procissão do Fogaréu nos dias 05 e 07 de abril. A programação conta com a Procissão do Fogaréu propriamente dita, a ser realizada nesta quarta-feira, dia 05 de abril, e também com uma ação complementar, a Via Sacra nas Casas da Comunidade, a ser realizada na sexta-feira santa, dia 07 de abril. As atividades acontecem sempre às 19h, com saída na Rua Major Facundo, 1712 – Bairro José Bonifácio e são gratuitas e abertas à comunidade e ao público em geral.

Malhação de Judas com Mestre Dina

A Malhação Tradicional do Judas com Mestre Dina acontece neste sábado, 08 de abril, às 19h, na Fazenda Ingá.

Gólgota

O espetáculo Gólgota: Encenação da Paixão de Cristo completa 30 anos ininterruptos no Bairro José Walter e comemora com intensa programação. No dia 05 de abril, no Teatro Cuca Pici; dia 06 de abril, no Teatro Cuca Mondubim, e dia 07 de abril, na Estrutura de palco no Campo do Onélio Porto José Walter, sempre às 19h. Para o evento da sexta-feira santa, 07 de abril, é necessário a doação de 1kg de alimento ou R$ 3,00.

A encenação é feita a céu aberto com mais de 50 atores que se reservam entre figurantes, elenco principal e outras funções. Toda cenografia e figurinos são confeccionados pelos jovens que fazem o espetáculo.

A inigualável Paixão de Cristo

O espetáculo, que encena a morte e ressurreição de Jesus Cristo, chega a sua 13ª edição neste sábado, 08 de abril, às 16h30, na Igreja Matriz de Senador Pompeu.

Confira todos os projetos selecionados:

ESPETÁCULO CÊNICO DA PAIXÃO DE CRISTO

Fortaleza

Grupo Pregando Peças – Caminhos Do Gólgota – A Paixão De Cristo – Celebrando 39 Anos De Paixão – 1984-2023 (Fortaleza, 07 De Abril)

Grupo Juja (Jovens Unidos De João Arruda) – Resistência De Cristo Via Sacra No Pici (Fortaleza, 07 De Abril)

Grupo Artistico E Cultural Nossa Senhora De Fátima – 13º Paixão De Cristo Da Granja Lisboa – Artes Nas Periferias (Fortaleza, 07 E 08 De Abril)

Grupo De Experimentação E Socialização Em Teatro Do Oprimido
Amarga Ceia – Por Que Mataram Jesus? (Fortaleza, 08 De Abril)

Comédia Cearense – O Gólgota – A Paixão De Cristo (Fortaleza, 08 De Abril)

Grupo De Arte E Cultura Parresa – Caminhos Da Paixão – Sob O Olhar De Maria (Fortaleza)

Grupo Avia De Teatro – Às Margens, A Paixão De Cristo (Fortaleza)

Interior