Museu da Imagem e do Som realiza programação especial de aniversário nesta sexta-feira (31)

31 de março de 2023 - 12:15 # #

Assessoria de Comunicação do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE)


A programação inclui lançamento de nova exposição, apresentações musicais, feirinha gastronômica e horário de funcionamento estendido. Praça do MIS, foto de Deivyson Teixeira.

O Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque promove nesta sexta-feira (31) uma programação especial de aniversário, marcando seu primeiro ano de funcionamento desde a inauguração das novas instalações do complexo, incluindo o restauro do casarão e a construção da praça e do anexo. Entre as atrações do dia, estão a abertura de uma nova exposição de fotos de Maurício Albano, feirinha gastronômica e apresentações musicais da Banda David Ávila e do DJ Rapha Anacé. Além disso, as exposições em cartaz terão seu horário de funcionamento estendido até às 22h30. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Abertura da exposição “Era prata, agora é pixel”, com fotos de Maurício Albano

Era Prata, agora é Pixel é uma exposição que compartilha com o público o conjunto de práticas de preservação do acervo do MIS, as questões que norteiam os processos técnicos e as possibilidades de experimentações e limites estéticos e tecnológicos. A mostra tem como base o tratamento dado às imagens estáticas captadas pelo fotógrafo cearense Maurício Albano (1945-2015), especialmente as produzidas no contexto de sua participação no Centro de Referência Cultural do Estado (CERES) e do acervo doado pelo próprio autor. A coleção em questão revela as identidades culturais do povo cearense por meio do patrimônio edificado, da paisagem natural e dos saberes e fazeres, configurando-se em uma das mais relevantes do Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque.

A exposição terá lugar no andar -1 do Anexo e estará acessível ao público a partir das 13h. Às 18h, haverá uma solenidade de abertura.

Música na Praça do MIS: Banda David Ávila e DJ Rapha Anacé

A Praça do MIS também estará movimentada ao longo da noite. A partir das 17h e seguindo até às 22h30, acontecerá uma feirinha gastronômica organizada com fornecedores do Campo do América. A programação musical traz Banda David Ávila e DJ Rapha Anacé.

A Banda David Ávila se apresenta às 20h. Músico autodidata, David Ávila é compositor, intérprete e produtor fonográfico que atua na cena musical de Fortaleza desde 2003 através de diversos projetos ligados principalmente à musicalidade brasileira e jamaicana. Como compositor, possui dois trabalhos audiovisuais gravados ao vivo. O primeiro, Guerreiros e Poetas (que contém a faixa “Suco de cajá” com mais de 1 milhão de plays no spotify). E o segundo de 2015, Varanda Mundo (que contém a faixa “Águas de Mamãe Oxum”, veiculada na abertura dos Jogos Olímpicos no Brasil em 2016 com a interpretação de Lorena Nunes). Ambos os trabalhos foram apresentados em palcos como Festival Vida & Arte, Fartura Gastronomia, Maloca Dragão, Mostra Petrúcio Maia, Festival UFC de Cultura, Fuxico Dragão, Além da Rua Festival e diversas outras programações locais.

Às 21h40, é a vez da apresentação do DJ Rapha Anacé. DJ, produtor musical, designer, artista visual, jovem liderança Anacé, Rapha Anacé também participa do grupo de dança de São Gonçalo e do coco da aldeia Taba dos Anacé. É articulador da AJA – Articulação Jovem Anacé, faz parte da JIC (Juventude Indígena Conectada) e do Coletivo de ArtistasIndígena (Tamain). É produtor do ‘Tecno Tapera’, um projeto de música Anacé, da aldeia Taba. Sua pesquisa é uma experimentação musical que mescla elementos da música tradicional Anacé com a música eletrônica, utilizando a técnica de “sampling” e instrumentos musicais tradicionais da aldeia, como a flauta e o tambor, combinados com batidas eletrônicas e sintetizadores. Essa mistura cria uma música vibrante que preserva a tradição ancestral e incorpora elementos modernos da música eletrônica, refletindo a visão criativa em relação à sua herança cultural.

Exposições com horário estendido até 22h30

Além das atrações especiais, nesta sexta-feira (31) todas as exposições do MIS terão seu horário de funcionamento estendido até às 22h30, com acesso até 22h.

– “O meio que risca a pedra” 

“O meio que risca a pedra”, desenvolvida pela Bugaboo Studio, é uma incrível experiência com projeções e utilização de óculos de realidade virtual, realizada na sala imersiva do MIS (andar -2 do Anexo). Os visitantes têm a oportunidade de viver a experiência de verem a Terra do espaço, e depois mergulhar com a nave no oceano, em uma bancada de corais na costa do nordeste brasileiro. As imagens são inspiradas em fotos e vídeos do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, localizado alguns quilômetros do Porto do Mucuripe, em Fortaleza.

– “Passeio noturno: uma visão retrospectiva sobre Distruktur”

Com curadoria de Pedro Azevedo, a exposição percorre vários anos da produção audiovisual e fotográfica da dupla Distruktur, formada pelos artistas Melissa Dullius e Gustavo Jahn, brasileiros atualmente radicados na Alemanha. A exposição ficará em cartaz no andar +2 do Anexo até 24 de maio.

– “Laboratório dos Sentidos” 

Exposição interativa que oferece vários equipamentos para os visitantes manipularem e experimentarem conceitos relacionados à imagem e ao som. A curadoria é de André Scarlazzari. Para esse espaço, é organizada uma fila de espera, onde entram 20 pessoas a cada 30 minutos. A exposição funciona no casarão do MIS.

SERVIÇO:

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.

Entrada: gratuita.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL  DE ANIVERSÁRIO – 31/03: 

Abertura da exposição “Era prata, agora é pixel”, com fotos de Maurício Albano

Horário: acesso a partir das 13h. Às 18h, solenidade de abertura.

Local: andar -1 do Anexo

Feirinha gastronômica 

Horário: 17h às 22h30

Local: Praça do MIS

Apresentação: Banda David Ávila

Horário: 20h

Local: Praça do MIS

Apresentação: DJ Rapha Anacé 

Horário: 21h40

Local: Praça do MIS

EXPOSIÇÕES COM HORÁRIO ESTENDIDO ATÉ 22H30 (ACESSO ATÉ 22H):

–  O meio que risca a pedra 

Local: sala imersiva (andar -2 do Anexo)

– Passeio noturno: uma visão retrospectiva sobre Distruktur

Local: andar +2 do Anexo

– Laboratório dos Sentidos

Local: casarão do MIS