Porto Iracema das Artes prorroga visitação da Exposição “Vizinhanças”

30 de março de 2023 - 09:33

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — estende o período de visitação da exposição “Vizinhanças” até o dia 2 de maio. “Vizinhanças” está montada em diversos espaços da Escola, e reúne trabalhos de 22 jovens artistas desenvolvidos durante o PREAMAR dos Cursos Básicos em Artes Visuais de 2022. O acesso é gratuito e aberto ao público.

As obras envolvem diferentes linguagens no campo das Artes Visuais, tais como Fotografias, Pinturas, Instalações e Performances. A ideia que une cada pessoa presente nessa exposição é a de proximidade, o que explica o nome “Vizinhanças”. São trabalhos construídos em colaboração entre a turma e a equipe de professoras e professores que direcionou cada um dos quatro módulos da edição de 2022 do PREAMAR.

A coordenadora dos Cursos Básicos em Artes Visuais da Porto Iracema, Camila Alves, detalha a exposição. “Vizinhanças é o resultado dos encontros de duas turmas de formação básica em Artes Visuais da Escola, as turmas de Desenho e de Fotografia. Nela podemos ter contato com os processos de criação de jovens que estiveram na escola ao longo de todo ano de 2022 em aulas presenciais, experimentando essencialmente a relação entre linguagens e em exercícios e derivas por diferentes pontos da cidade de Fortaleza. Vizinhança se refere ao coletivo de pessoas compartilhando o mesmo espaço, nessa comparação, cada artista é como uma casa, habitando diferentes espaços de criação e invenção artística”, conclui.

SOBRE OS CURSOS BÁSICOS
O Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes tem como objetivo a iniciação no mundo das artes. Está estruturado em percursos formativos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Audiovisual. O Programa de Formação Básica é destinado, prioritariamente, a pessoas entre 16 e 29 de idade, estudantes ou egressos da rede pública, com ensino fundamental concluído. Cada percurso das diferentes áreas oferece, em média, 25 vagas. As inscrições são realizadas pelo site da Escola e o processo seletivo pode incluir duas etapas. A primeira consiste na análise da inscrição do candidato tendo como base os pré-requisitos específicos do curso (explicitados na ficha de inscrição) e os critérios de prioridade do edital. A segunda fase conta com uma entrevista.

SOBRE O PREAMAR
O Programa “PREAMAR” da Porto Iracema das Artes tem como objetivo criar condições de intensas experiências estéticas, com vistas a aprofundar os estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica. A proposta é compor equipes de egressos dos percursos de audiovisual, artes visuais e artes cênicas para se engajarem em projetos de criação de vídeos de curta-metragem, montagens de peças, ensaios e outras práticas, sob a tutoria de profissionais das respectivas áreas. Como o nome do programa sugere, a ideia é elevar ao nível máximo as possibilidades de formação, criando uma turbulência potente e criativa, assim como as marés cheias do mar aberto, a PREAMAR referida no título do programa.

SOBRE A ESCOLA
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO
O quê: Porto Iracema das Artes estende período para visitação da Exposição “Vizinhanças” até 2 de maio
Quando: Até 2 de maio, de segunda a sexta-feira, 8h30 às 17h30
Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema).
Gratuito e aberto ao público