Estação das Artes celebra primeiro ano de atividades com show inédito nesta quinta-feira (30)

30 de março de 2023 - 15:46 #

O espetáculo musical “Falando da Vida” traz no elenco artistas cearenses como Rodger Rogério, Di Ferreira, Mateus Fazeno Rock, Lorena Nunes, Daniel Medina, Ilya e Amandyra. Na mesma data, o Mercado AlimentaCE se junta à Estação das Artes, comemorando o primeiro ano de atuação do equipamento cultural. Foto: Thiago Matine

Há 365 dias, o tempo do Centro de Fortaleza é outro. É que o relógio da Estação das Artes – complexo da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult-CE (Rece), gerido em parceria com o Instituto Mirante – começou a badalar, anunciando um novo ciclo para a cultura cearense. Passados doze meses desde aquele 30 de março de 2022, há muito o que celebrar, como a marca de mais de 90 mil visitantes e as cerca de 150 ações realizadas, incluindo festivais, exposições e apresentações artísticas nas mais diversas linguagens. E é com uma festa gratuita e aberta ao público que essa comemoração vai acontecer nesta quinta-feira (30).

“Viver este ano foi como embarcar em uma viagem onde nos permitimos surpreender em todas as paradas. Cada passageira e passageiro que chegou por aqui transformou este lugar, antes de chegadas e partidas, em uma plataforma de encontros e permanências. Por isso mesmo, é tempo de festejar”, afirma a diretora da Estação das Artes, Uliana Lima.

Em um processo de reverência à própria história, o equipamento, que anteriormente abrigava a Estação Ferroviária João Felipe, abrirá os portões a partir das 12h, reforçando a importância da edificação centenária, com as exposições “Memórias da Estação” e “Ferrovia em Miniatura: Memórias das Oficinas do Urubu”. Entre 13h e 14h, o ferroviário metalúrgico Antônio Simão, que trabalha nas Oficinas do Urubu há 40 anos, fará uma visita mediada explicando o processo de construção da maquete exposta desde janeiro no Complexo, como iniciativa do Museu Ferroviário João Felipe.

Mais para o fim da tarde, a partir das 17h30, a DJ Maria Tavares dá o tom festivo na Gare, com um set que vai da Bossa Nova até os dias de hoje, passeando pelos grooves e sambalanços dos anos 1960 e 1970, os beats inconfundíveis dos anos 1980 e 1990, até novidades e releituras de clássicos da música nacional.

Show inédito e projeções mapeadas

A partir das 19h30, sobe ao palco o elenco do espetáculo musical “Falando da Vida”. Criado em 2021, com produção do Porto Dragão – Hub Cultural, equipamento da Rece, o show inédito reúne diversos artistas da cena de Fortaleza numa celebração do viver. Essa produção foi feita para a tela, conectando pessoas e restaurando possibilidades de esperança num momento de pandemia.

Dirigido por Andréia Pires e Claudio Mendes, o elenco se prepara agora para sua primeira apresentação ao vivo com público. Com artistas como Di Ferreira, Mateus Fazeno Rock, Rodger Rogério, Lorena Nunes, Daniel Medina, Ilya, Amandyra e muitos outros, o grupo promete uma verdadeira catarse coletiva em homenagem à arte cearense.

Durante toda a programação, os arcos da Gare receberão as cores das projeções mapeadas pelo artista visual Valentino Kmentt, que esteve presente com seu trabalho na inauguração do Complexo e também realizou na Estação, em julho de 2022, o Abstrata – Festival Internacional de Videomapping de Fortaleza. A festa segue até às 22h30 com o DJ Davi Markan e o VJ Mx Leguiza, que também já passaram pela Estação, durante o Fotofestival Solar, em dezembro último.

Um ano de valorização da gastronomia cearense

Nessa celebração, o Mercado AlimentaCE se junta à Estação das Artes, comemorando o primeiro ano com mais de 80 ações realizadas em Fortaleza e outros 47 municípios de 11 regiões do Estado, alcançando um público de mais de 36 mil pessoas.

Ao longo da programação artística, das 17h30 às 22h30, os restaurantes Muá Tuá, Cozinha do Deyme, Pachamama, Sorvete da Reserva, Tacos Burger e Mormaço vão oferecer pratos com ingredientes típicos da culinária local.

Haverá, ainda, o espaço temático da Casa das Guardiãs com degustação de produtos cearenses, de 17h30 às 21h, e ao longo de todo o evento a exibição do documentário “Guardiãs: protegendo o tesouro alimentar do Ceará”.

“A construção de um equipamento ligado à cultura alimentar é uma atividade pioneira no Estado, por isso esse primeiro ano foi tão significativo para nós. Foi um ano de descobertas, contatos, pesquisa e muitos elos de confiança criados com a cadeia produtiva local”, avalia a chef e diretora do Mercado AlimentaCE, Marina Araújo.

Parceria entre equipamentos

Juntos, Estação e Mercado realizaram mais de 80 dias de eventos neste ano, com destaque para as manhãs de Domingo na Estação, iniciadas em abril de 2022, trazendo um público médio de 500 pessoas; as festas de sábado, desde julho, com até 2 mil participantes; e as noites de sexta, a partir de novembro, reforçadas pela I Convocatória de Projetos Artísticos da Estação das Artes, que selecionou 65 ações para se apresentarem no espaço.

“Daqui para a frente, seguiremos propondo uma programação diversa e acessível para todos os públicos, na perspectiva de viver este momento único propiciado pelo Tempo Estação”, finaliza a diretora Uliana Lima, reforçando o convite para a celebração.

Serviço

Aniversário de um ano da Estação das Artes

Dia: 30.03.2023

Abertura do equipamento: 12h

Horário da festa: 17h30 às 22h30

Entrada gratuita e aberta ao público.

*Proibida a entrada com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, bolsa ou cooler.

 

Programação completa

13h às 14h – Visita Mediada à exposição “Ferrovia em Miniatura: Memórias das Oficinas do Urubu”, com o ferroviário metalúrgico Antônio Simão

17h30 às 22h30 – Videomapping nos arcos da Gare, por Valentino Kmentt

17h30 às 19h30 – DJ Maria Tavares

17h30 às 22h30 – Restaurantes Mercado AlimentaCE – Mormaço, Muá Tuá, Cozinha do Deyme, Tacos Burger, Pachamama e Sorvete da Reserva

17h30 às 21h – Casa das Guardiãs – Mercado AlimentaCE – Degustação de produtos cearenses: beiju, cajuína e chocolates

17h30 às 22h – Casa das Guardiãs – Mercado AlimentaCE – Exibição do documentário “Guardiãs: protegendo o tesouro alimentar do Ceará”

19h30 às 20h30 – Show “Falando da Vida”

20h40 às 22h30 – DJ Davi Markan e VJ MX Leguiza