Porto Iracema das Artes realiza live “O texto tem que dar sede – A palavra polifônica”, com Loreta Dialla e Priscilla Menezes

28 de março de 2023 - 10:52

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza a live “O texto tem que dar sede – A palavra polifônica” na quarta-feira, 29 de março, às 16h, no YouTube da Escola. A ação é uma parceria da Porto com o Projeto Língua e Rumor e propõe um encontro virtual entre as artistas-pesquisadoras Loreta Dialla e Priscilla Menezes, que farão uma partilha pública da experiência de interlocução artística com foco na relação entre voz e escrita para pensar dramaturgia e textualidades cênicas. Ao todo, o projeto Língua e Rumor fará três lives no Youtube da Porto. A primeira, de Loreta Dialla com Inês Terra, foi realizada no último dia 8 de março e fica disponível online até o dia 8 de abril. Você pode conferir clicando AQUI. Esta segunda live terá duração de aproximadamente 60 minutos e contará com acessibilidade em libras. A gravação do encontro também ficará disponível no Youtube durante 30 dias após sua realização.

A conversa marca o momento final de uma etapa da interlocução realizada entre os meses de fevereiro e março de 2023. No encontro, as artistas irão debater e expor metodologias, enunciados e gestos disparadores que experimentam o potencial múltiplo e expandido da palavra como matéria de sons. Pensando práticas de escuta e escrita que exploram a performatividade da palavra para a construção de um drama polifônico que dança e se inscreve no corpo.

A artista Priscilla Menezes detalha a atividade. “Loreta me convidou para trabalharmos com a palavra enquanto matéria de sons. Fui desafiada a pensar o texto como evento da boca: textualidades que se inscrevem na carne e desvelam qualidades pré-semânticas do fonema. Pensamos também no som enquanto espectro, fantasmagoria: assombração que convida ao contágio. Antes da representação: a convocação. Permeamos dimensões lacunares da linguagem, tocamos na palavra enquanto acesso ao não- simbolizável e, a partir da potência do nosso encontro, nos propusemos à tessitura de uma textualidade em comum. Com Loreta, acessei naturezas indóceis da palavra e reinaugurei uma relação com a língua.”, afirma.

SOBRE LORETA DIALLA
Atriz, performer, artista sonora e pesquisadora. Desde 1997 atua de modo transversal nas
linguagens do teatro, performance, audiovisual e arte sonora. É mestranda em artes pelo
Programa de Pós-graduação em Artes (ICA-UFC). Possui graduação em Teatro pelo (IFCE) e formação técnica pelo Curso de Arte Dramática (UFC). Nos últimos anos tem colaborado em projetos e produções de coletivos e artistas multidisciplinares. Desde 2010, integra o grupo Teatro Máquina. Seus projetos e criações artísticas transitam entre os formatos de espetáculos cênicos, live performances, vídeos, álbuns e instalações sonoras. Das suas produções mais recentes estão as obras: Lacrimal, instalação sonora-visual realizada em parceria com o artista Sérgio Gurgel; Rarazu, paisagem sonora desenvolvida junto ao músico Ayrton Bob Pessoa; Trégua da Espécie e Conjunto Todo, vídeo-performances realizados em parceria com Alejandro Ahmed. Em sua pesquisa atual tem investigado as performatividades e dramaturgias expandidas do corpo e som utilizando diversos formatos e mídias; as tecnologias do corpo com foco nas materialidades sonoras vocais; e suas relações com práticas discursivas e operativas do conjunto: língua, alteridade, ritual e presença em ações formativas e zonas múltiplas de criação.

SOBRE PRISCILLA MENEZES
Artista, poeta e professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
(UNIRIO). Fez mestrado e doutorado em Processos artísticos contemporâneos pela UERJ.
Mantém prática artística majoritariamente voltada para as linguagens do desenho e da poesia. Já expôs trabalhos em diversos espaços, destacando-se as exposições individuais
“Partenogênese” (2018, Galeria Gustavo Schnoor) e “Aqui te fervo o teu coração” (2021, Galeria Refresco). Publicou, em 2017, o livro “Erro tácito”, pela Editora Patuá. Em 2019, lançou o livreto “Eu vou invadir os latifúndios que cercavam a minha carne” pela Editora Nadifúndio. Em 2021, publicou “A fera ao meio” pela Editora Mocho. As epistemologias ecofeministas, a noção de pensamento poético e de reencantamento do mundo são, atualmente, suas principais questões de pesquisa. Coordena o grupo de pesquisa “Investigar o poético: ensaios metodológicos, experimentações narrativas” e o grupo de pesquisa e extensão “Escritas que dançam, corpos que escrevem”. Já ministrou diversas oficinas e cursos relacionados aos seus campos de atuação e interesse, tais como “Pensar e criar com o que atravessa” (2020 e 2021), “Em estado de criação” (2021), “Acordar o corpo mágico” (2022) e “Imaginar com a terra” (2022). Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

SOBRE O PROJETO LÍNGUA E RUMOR
É um projeto de pesquisa, formação e publicação interessado nas poéticas, performatividades e metodologias de investigação do corpo-voz e suas interfaces com os campos sonoro-acústico, dramatúrgico e linguístico. Com uma dimensão laboratorial, o projeto apresenta um conjunto de ações que se definem por estudos práticos, ações formativas, publicação virtual e interlocuções artísticas junto a parcerias de artistas e pesquisadores das áreas da performance vocal; da linguística, com ênfase na fonética acústica; e da escrita, com o interesse em dramaturgias e textualidades para a cena. O projeto foi contemplado no XII Edital de Incentivo às Artes com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Lei no 18.012 de 1o de abril de 2022.

SOBRE A ESCOLA
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO
O quê: Live “O texto tem que dar sede – A palavra polifônica”, com Loreta Dialla e Priscilla Menezes
Quando: 29 de Março, quarta-feira, às 16h
Onde: Canal do YouTube da Escola Porto Iracema das Artes