Bece comemorou 156 anos com festa do livro, da leitura e da literatura nesta sexta-feira (24)

24 de março de 2023 - 23:00 #

Fotos: Felipe Abud

Para celebrar o livro, a leitura, a literatura e a biblioteca. Foi um dia inteiro de atividades especiais para comemorar mais um aniversário da Biblioteca Pública do Estado do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Com direito a slam, sarau, apresentação do coral da Bece e de maracatu, além de shows, o público pôde conferir uma múltipla e extensa programação gratuita nesta sexta-feira, 24/3, em que o equipamento festejou seus 156 anos de existência. A programação contou também com o lançamento do Acervo Bece de Escritoras Cordelistas, que leva o nome da mestra cordelista Josenir Lacerda.

“Estamos muito felizes de celebrar a vida dessa instituição. Não é qualquer instituição cultural que chega à idade de 156 tão viva, tão frequentada e desejada como a Biblioteca Pública do Estado do Ceará. Esse é um momento de celebração. Queria pedir uma salva de palmas para os servidores e servidoras da Bece e da Secult Ceará, para os escritores, leitores, que são a razão e existência dessa instituição. Quero agradecer muito à presença de vocês aqui. Venham sempre à Biblioteca, usem e divulguem. Ela é um patrimônio do nosso Estado e deve ser um motivo de orgulho para nós cearenses”, destacou, na ocasião, em sua fala, a secretária da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela, em palco montado para as atividades na praça em frente ao equipamento. 

Também estiveram presentes a diretora da Bece, Enide Vidal; a gestora executiva da biblioteca, Suzete Nunes; o diretor de Articulação Institucional do IDM, Lenildo Gomes; e o deputado estadual Guilherme Sampaio. 

Escritoras de cordel

Celebrando também o mês da mulher, a Biblioteca Pública, em sua programação especial de aniversário, lançou o Acervo Bece de Escritoras Cordelistas, com uma coleção especial de folhetos e livros de poesia popular que somam mais de 200 títulos de 12 autoras. O acervo, que leva o nome da mestra cordelista Josenir Lacerda, foi uma doação da Rede Mnemosine de Mulheres Cordelistas e do Movimento Cordel de Mulher. O momento faz parte do encerramento Encontro Internacional de Mulheres Cordelistas e contou com a participação presidenta da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Paola Tôrres; da bibliotecária da Bece Regina Paiva; e da cordelista Maria Luciene, que recitou um cordel feito especialmente para o aniversário da Biblioteca. 

“Temos um dos únicos acervos do Brasil de cordel escrito por mulheres. Isso precisa da devida evidência e valorização porque a gente pode se surpreender com a força de pessoas interessadas dos mais diversos lugares do Brasil e do mundo, que podem vir ao Ceará para, por exemplo, ter acesso a uma coleção como essa”, ressaltou, durante o lançamento, a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.