Em noite repleta de apresentações artísticas, Circula Ceará teve abertura oficial em Icó na noite de quarta-feira (15)

16 de março de 2023 - 20:22 # # #

Município de Icó recebeu a 10ª edição do evento Circula Ceará. Fotos: Salvino Lobo

Com uma bela cerimônia no centenário Teatro da Ribeira dos Icós, a 11ª edição do Circula Ceará, dessa vez na cidade de Icó, começou oficialmente na última quarta-feira (15). Em uma noite repleta de atrações artísticas, o município de Icó deu as boas-vindas ao projeto, que segue até sábado (18) na cidade, com ampla e diversa programação artística, formativa e institucional.

“É muito bonito chegar numa cidade do interior do estado do Ceará, que tem desafios, como a gente vinha conversando, de conseguir viabilizar todas as políticas, e valorizar, preservar e se emocionar com o patrimônio e com a história da cidade. Isso é algo que é muito importante”, comenta a secretária da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela.

Estiveram presentes na cerimônia, além da secretária Luisa Cela, a prefeita do município de Icó, Laís Nunes, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Icó, Renan Moreira, o vereador Marconiêr Mota, representando a Câmara dos Vereadores do município, o vice-presidente do Conselho Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura (DiCultura), Fábio Santiago, além da equipe da Secult Ceará e demais autoridades locais.

“Para a gente é uma alegria muito grande estar sediando esse evento tão importante que é o Circula Ceará, que, como o nome diz, circula, movimenta, fomenta e incentiva a cultura nas suas mais diversas formas. É uma troca muito rica de experiência ver a cultura de outras regiões, de outros municípios, e conhecer a nossa cultura e fazer essa troca de conhecimento. O Icó está ganhando muito em sediar esse grande evento”, diz a prefeita Laís Nunes

Começando com uma apresentação da banda municipal Maestro Gonçalo Farias dos Santos, sob a regência do Maestro Estevão, a noite seguiu com o espetáculo teatral “Os Pretos”, da Companhia WSA de Teatro, ambas as programações realizadas na calçada do Teatro. Após as apresentações, as pessoas participantes seguiram para dentro do equipamento, onde houve a continuação das atividades. Durante o cerimonial, além da apresentação do evento como um todo, tivemos também a apresentação artística de Ermerson Cavalcante, cantor apaeano, com interpretação da canção “Pra ser feliz”, de Daniel.

Por fim, as pessoas presentes seguiram para a sede da Secretaria de desenvolvimento econômico, cultura e turismo do município, para abertura da exposição “Para Meu Pai, Memórias Contra o Esquecimento”, de Marieta Rios. Com a presença da autora da exposição, a noite foi finalizada com a bela e emocionante explicação da inspiração para a montagem da exposição, que  é permeada pela pesquisa documental e a apropriação artística de arquivos de texto, fotografias, objetos, indumentárias e bilhetes de amor.

Encontro de Dirigentes Municipais

O Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura, que acontece em todas  as edições do Circula Ceará e promove o diálogo e a troca qualificada entre os gestores da região visitada, aconteceu na quarta-feira (15), a partir das 14h, no foyer do Teatro da Ribeira dos Icós. Com a presença da secretária da Cultura, Luisa Cela, e de representantes de cada município da região do Centro Sul / Vale do Salgado, o encontro foi rico em discussões, debates e troca de experiências sobre gestão e política cultural.

Em um momento que é mais de escuta que de fala da Secult Ceará, foram abordados temas como a Lei Paulo Gustavo e os sistemas de cultura, a regionalização e simplificação dos editais e a importância do Mapa Cultural do Ceará,  dentre outros assuntos.

O Circula Ceará em Icó segue até sábado (18) com ampla programação artística, formativa e institucional.

>> Confira a programação completa do Circula Ceará em Icó

Acompanhe o Circula Ceará nos perfis do instagram @circulace e @secultceara e fique por dentro de todas as atividades.