Confira a programação desta quinta-feira (2) do Circula Ceará

2 de março de 2023 - 14:08 # # #

Ações formativas, debates sobre as políticas culturais, atividades institucionais reunindo gestores e artistas da Região do Sertão Central, além de oficinas, exposições e apresentações artístico-culturais integram a programação do 2º dia. Imagem: Oficina de Acessibilidade Atitudinal, com Thamyle Vieira (foto) e Lara Lima. Crédito das fotos: @rasgaproducoes

Neste segundo dia de atividades do Circula Ceará em Quixadá, o público pode conferir ações formativas, debates sobre as políticas culturais, atividades institucionais reunindo gestores e artistas da Região do Sertão Central, além de exposições e apresentações artístico-culturais.

São oficinas de Acessibilidade Atitudinal, lambes, danças ciganas, percussão, entre outras que compõem uma programação rica e aberta ao público, ao longo de quatro dias de atividade. E, vale lembrar que além das ações em Quixadá, os municípios de Solonópole, Milhã e Senador Pompeu também recebem nesta quinta-feira (2) as visitas das equipes da Secult, do Sistema Estadual de Teatros (SET) e do Sistema Estadual de Bandas de Música e Orquestras (SEBAM).

Pela manhã, damos início a essa programação de formação, com Mayara Albuquerque que ministrará a  oficina de fotografia Lambes Feministas – “Fotografar Mulheres: empoderamento feminino através da fotografia”, a partir das 8h da quinta-feira (2), no CRAS Campo Novo. Além da oficina de fotografia, neste dia ocorre também a mediação de leitura Rodoró, com a narradora oral, educadora e produtora cultural Elisabete Pacheco, na Escola de Ensino Fundamental José Jucá, às 15h30.

O SEBAM chega aos municípios de Senador Pompeu, Milhã e Solonópole com as visitas técnicas de acompanhamento e monitoramento das ações de contrapartida dos contemplados no edital “Toda Banda de Música é uma Escola”, sob a coordenação de Caio Talmag (SEBAM – COTAR Secult Ceará)

Já o SET/TJA realizará visitas de prospecção em teatros e espaços cênicos em Senador Pompeu, com o apoio de Fábio Vasconcelos e Kennedy Saldanha, do Theatro José de Alencar.

Acessibilidade

As oficinas de Acessibilidade Atitudinal, realizadas pela servidora da Secult, Thamyle Vieira, da Célula Acessibilidade CODAC) e por Lara Andrade, do Projeto Acesso MCC do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ganham destaque nesta quinta e sexta-feira, sendo também abertas ao público e trazendo a possibilidade de debater a percepção e a sensibilidade no trato para com as pessoas com deficiência: sem preconceitos, mistérios, tabus, estigmas, estereótipos e discriminações.

É uma oportunidade para os participantes debaterem e  conferirem como todos os demais tipos de acessibilidade (arquitetônica, comunicacional, digital e pedagógica) estão relacionados à acessibilidade atitudinal, seja através das atitudes, atendimentos, tratos sensíveis e atenções específicas para cada pessoa, que removeremos o peso das barreiras da exclusão.

Conversa Circula

O Conversa Circula desta quinta-feira (2) abordará sobre as Políticas Públicas de Patrimônio Cultural, com ênfase no Código Estadual de Patrimônio Cultural, tendo como mediador Emmanuel Lopes, da Coordenadoria de Patrimônio da Secult Ceará, COPAM, a atividade ocorrerá na Casa de Saberes Cego Aderaldo, a partir das 14h. O Projeto Cultural: o que devo saber para escrever uma boa proposta artística para editais Secult CE, dará continuidade às atividades do Conversa Circula, das 16h às 18h, sob a mediação da equipe Coordenadoria de Territórios e Articulação Regional e com a participação de Cris Vale, coordenadora do Projeto Circula Ceará.

À noite, ocorre ainda a Oficina Mapa Cultural do Ceará, sobre cadastro de eventos, espaços, agentes, projetos e oportunidades, das 18h às 20h, na Casa de Saberes Cego Aderaldo, sob a mediação de Lara Monteiro (COFIAC – Secult Ceará).

O Circula Ceará é uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), com apoio da Prefeitura Municipal de Quixadá, parceria da Associação dos Municípios do Ceará (APRECE) e  Conselho Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura (o Dicultura). Em Quixadá, a ação conta com o apoio do CRAS do Campo Novo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Jucá, da Casa de Saberes Cego Aderaldo, da Casa de Antônio Conselheiro, da FACLESC Quixadá e da Fundação Rachel de Queiroz. A produção é da Assum Preto Produções.

>> Programação Circula Ceará desta quinta-feira (2)

SEBAM | Visitas técnicas de acompanhamento e monitoramento das ações de contrapartida dos contemplados no edital “Toda Banda de Música é uma Escola”

8h30 em Senador Pompeu, 10h em Milhã e 14h em Solonópole. Realização: Sistema Estadual de Bandas de Música e Orquestras, com Caio Talmag (SEBAM – COTAR Secult Ceará)

COCAD | Oficina Acessibilidade Atitudinal

9h às 12h, na Biblioteca Pública Municipal Pe. Fco. Clineu Ferreira, com Thamyle Vieira Machado (Célula Acessibilidade CODAC – Secult Ceará) e Lara Andrade Lima (Projeto Acesso MCC/CDMC)

SET/TJA | Visitas de prospecção em teatros e espaços cênicos na macrorregião

10h. Em Senador Pompeu, com Fábio Vasconcelos e Kennedy Saldanha (SET – Theatro José de Alencar). Realização: Sistema Estadual de Teatros e Espaços Cênicos.

Conversa Circula | Políticas Públicas de Patrimônio Cultural, ênfase no Código Estadual de Patrimônio Cultural

14h às 16h, na Casa de Saberes Cego Aderaldo, com Emmanuel Lopes (COPAM – Secult Ceará)

Mediação de Leitura | Rodoró

15h30, na Escola de Ensino Fundamental José Jucá Epitácio Pessoa, 1551 – Centro, com Elisabete Pacheco