Porto Iracema das Artes realiza Espetáculo “Mateus, o Palhaço Brincante”, com Cláudio Ivo

6 de fevereiro de 2023 - 10:11

A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre na Escola Municipal E.I.F Meton Carvalho Macêdo – Comunidade Rural de Bananeiras, em Guaraciaba do Norte-Ce.

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza o espetáculo “Mateus, o Palhaço Brincante”, com o artista Cláudio Ivo, tutor da 10ª edição do Laboratório de Teatro. O evento conta com a participação especial do Coletivo Terreiros e Quintais de Afeto. A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre na quarta-feira, 8 de fevereiro, às 13h30, na Escola Municipal E.I.F Meton Carvalho Macêdo – Comunidade Rural das Bananeiras, em Guaraciaba do Norte-CE.

O espetáculo tem como fio condutor o Mateus, o palhaço que brinca no reisado com sua cafuringa na cabeça, o negrume no rosto, um rosário atravessado no peito e um pandeiro na mão. A apresentação é um caldeirão de musicalidade, comicidade, poesia de cordel e sapateios, num encontro de muita irreverência e risos.

O coordenador do Laboratório de Teatro, Levy Mota, ressalta a importância da tutoria nos processos criativos.”É sempre muito bonito ver as relações que se estabelecem entre artistas tutores e artistas tutorados nesse processo do Laboratório. Não é difícil vermos surgir parcerias de ordem mais profunda, para além do projeto em questão. Afinal, são todos artistas! Aqui, no caso, Cláudio convidou o Coletivo para participar do seu espetáculo, num potente gesto tanto criativo quanto pedagógico”, detalha.

O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes tem o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

SOBRE CLÁUDIO IVO
Cláudio Ivo é multiartista, ator, diretor de teatro e circo, Instrutor de teatro, circo, clown, Palhaçaria clássica e máscaras da commedia de’llarte e balinesas. Além disso, o artista também é pesquisador da Cultura Popular Tradicional.

SOBRE A ESCOLA
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

O quê: Espetáculo “Mateus, o Palhaço Brincante”, com o tutor Cláudio Ivo
Quando: quarta-feira, 8 de fevereiro, às 13h30
Onde: Escola Municipal E.I.F Meton Carvalho Macêdo – Comunidade Rural de Bananeiras, Guaraciaba do Norte-CE
Gratuito e aberto ao público