Moda-figurino e cidade em foco: Centro de Design do Ceará oferece programação de moda

3 de fevereiro de 2023 - 12:14

Ministrada por Ruth Aragão, a Semana de Moda inclui palestras e cursos sobre sustentabilidade.

Promovendo formações sobre moda e sustentabilidade, o Centro de Design do Ceará realiza a Semana de Moda convidando Ruth Aragão, criadora do projeto VesteResto e professora de moda. O evento inicia no dia 11 de fevereiro com uma roda de conversa e segue de 13 a 15 de fevereiro com uma formação abordando temas como figurino, criação e cidade. As atividades são abertas ao público com inscrições online para a oficina.

“Moda-figurino e cidade” são, ao mesmo tempo, construções materiais e produções simbólicas; redefinem espaços, temporalidades e subjetividades, com complexas implicações entre si. Assim, tão intrigante quanto olhar a cidade através da moda, é a possibilidade da cidade se ver na multiplicidade dos corpos que a constroem, que nela se movimentam e transformam cotidianamente sua memória,” afirma a professora e criadora do projeto VesteResto, Ruth Aragão

As inscrições são feitas através do formulário online: https://forms.gle/5iyeNdqNC71zTJjY9

O Centro de Design do Ceará está localizado no Complexo Cultural Estação das Artes, no Centro de Fortaleza. O espaço integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com a gestão em parceria do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Inaugurado em dezembro de 2022, o equipamento fomenta o pensamento de design no Ceará, trazendo exposições, cursos e demais ações voltadas para difundir os conceitos da linguagem.

Programação

Iniciando a Semana de Moda, Ruth Aragão ministra a palestra “VesteResto é Conversa Fiada entre Moda-Figurino-Cidade na Estação”. A conversa será no sábado (11/02), a partir das 16h, na Escadaria do Centro de Design do Ceará e é aberta ao público.

O momento é um espaço de aproximação com trocas de aprendizagem, reflexões e crítica sobre moda, figurinos e cidade, se relacionando com as criações da própria Ruth.

Ao longo da semana ocorre a oficina “VesteResto na Estação: oficina de criação de figurino”, onde professora e criadora do projeto propõe exercícios para estimular o criativo e o colaborativo ao redor da metodologia do upcycling – técnica de reúso de resíduos para transformação de novos produtos.

A formação acontece de 13 à 15 nos seguintes horários: na segunda de 18h às 20h, na terça e quarta de 17h às 20h. O objetivo da semana de moda é ressignificar os processos e os produtos da moda, incrementando os elos entre a autonomia de criação, economia circular e design ecoeficiente.

Serviço – Semana de Moda Ruth Aragão

Palestra VesteResto é Conversa Fiada entre Moda-Figurino-Cidade na Estação

Data: 11 de fevereiro (sábado)

Horário: 16h às 18h

Professora: Ruth Aragão

Local: Laboratório de Prototipagem do Centro de Design (1º andar)

Aberta ao público

Oficina VesteResto na Estação: oficina de criação de figurino

Data: de 13 a 15 de fevereiro (segunda à quarta-feira)

Horário: 19h às 21h

Professora: Ruth Aragão

Local: Auditório do Centro de Design do Ceará

Formulário de inscrições: https://forms.gle/5iyeNdqNC71zTJjY9