Com apoio da Secult, vem aí o espetáculo “A Idade da Terra”

3 de fevereiro de 2023 - 10:27

Com o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará “A Idade da Terra” é uma obra teatral de gratidão e reconhecimento à Mãe Terra, a curiosidade de conhecê-la, explicá-la, senti-la, protegê-la. Uma experiência lúdica que busca, com a brasilidade, o naturalismo e o regionalismo de cada artista envolvido, refletir as relações dos humanos com o meio ambiente e com a evolução natural do planeta terra – suas sagas, seus sons e mistérios.

Com letras e composições originais, a dramaturgia e a musicalidade, o espetáculo se inspira nos artistas mambembes que cruzam territórios para contar, através do teatro, música e performatividade, narrativas e mistérios do mundo. É também sobre sons do futuro, do espaço sideral, do eco de cavernas profundas, do homem índio, da natureza, de sintetizadores eletrônicos, de ruídos da cidade e de nossas abstrações que auxiliam a compreender o que apenas imaginamos.

A narrativa do espetáculo “A Idade da Terra”, de fácil compreensão, promove um contato mágico de conhecimento dos expectadores com o ambiente natural e seus reinos por meio de seus personagens, diálogos, sonoridade e musicalidade. O espetáculo é uma experiência lúdica e educativa sobre a Natureza para crianças de todas as idades, aprendendo sobre a própria existência, o ciclo da vida e a importância de respeitar o meio ambiente, nos fazendo refletir que no Planeta Terra tudo está conectado. Afinal, nossa casa, é nosso planeta!

GRUPO PAIAÇÚS

O Paiaçús foi criado em 2014, na cidade de Pacajus – CE, terra do caju e dos Índios Paiaku, pelo ator e produtor cultural pacajuense Magno Carvalho. Através de incentivo financeiro por meio de rifas, bingos, apadrinhamentos de parceiros e comerciantes da cidade, assim como editais de incentivo à Cultura, o Paiaçús promoveu apresentações teatrais, musicais, seminários e formações artísticas em praças, na Câmara Municipal e escolas musicais para incentivar a difusão das artes cênicas e a formação de plateia. Atualmente, o Paiaçús se
encontra em processo de criação do espetáculo adulto “A Cidade dos Invisíveis”, dirigido e escrito por Beto Mêneis e na produção de sua primeira temporada de apresentações com o espetáculo infantil “A Idade da Terra”, também dirigido e escrito por Beto Mêneis, que faz parte do projeto “Bem-vindo ao tour na caverna pela A Idade da Terra!”, e que também possui atividades como Webinário: “Os Avós da Terra: interlocuções sobre saberes cosmogônicos e mitos de origem”, acessível em Libras e 01 ensaio aberto, seguido de roda de conversa sobre encenação, atuação e as temáticas suscitadas no trabalho, com o intuito de investigar procedimentos dramatúrgicos, dispositivos estéticos de encenação e o universo teatro-natureza no horizonte da arte na contemporaneidade.

Instagram: @grupo.paiacus

Serviço: