CEPC divulga Moção de Pesar e Aclamação / Celebração à Vida e Obra de B. de Paiva

1 de fevereiro de 2023 - 10:35 #

O Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC) divulga Moção de Pesar e Aclamação/Celebração à Vida e Obra de José Maria Bezerra, B. de Paiva, diretor teatral cearense e referência do teatro moderno brasileiro que fez sua passagem no dia 30 de janeiro de 2023.

>> Confira a nota na íntegra:

MOÇÃO PESAR E ACLAMAÇÃO/CELEBRAÇÃO À VIDA E A OBRA DE JOSÉ MARIA BEZERRA, B. DE PAIVA

Fortaleza, 01 de fevereiro de 2023.

     Nós conselheiro(a)s do Conselho Estadual de Políticas Culturais, diante de deliberação conjunta de sua maioria, manifestamos nossos sentimentos e encaminhamos a presente MOÇÃO DE PESAR, à família e amigos pelo falecimento ocorrido no dia 30 de janeiro do corrente ano do Artista, Dramaturgo José Maria Bezerra, conhecido como B. de Paiva, referência para o Teatro cearense e para a criação do Curso de Arte Dramática (CAD) e do Teatro Universitário na UFC.

     Conhecido como B. de Paiva, que era diretor, produtor, ator, dramaturgo, autor, escritor e professor de interpretação e mudou a história do teatro no Distrito Federal.

     Nascido em Fortaleza-CE, começou sua trajetória profissional cedo, com apenas 15 anos, no Conjunto Sacri-Dramático, ainda no Ceará. Também criou a Secretaria de Cultura do Ceará e deu aulas na Universidade Federal do estado.

     Em 1978, passou a morar em Brasília, onde mudou o cenário local. A convite de Dulcina de Moraes, passou a comandar a Fundação Brasileira de Teatro (FTB).

     Por isso, reforçamos a importância da sua obra e de seu trabalho de dedicação e esforços em prol das artes marcando seu nome na história da cultura cearense.

Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará

Biênio 2022/2024