Nota de Pesar – B. de Paiva
31 de janeiro de 2023 - 11:37

Foto: Arquivo Pessoal.
Com grande pesar que a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará informa o falecimento do diretor, ator, poeta, dramaturgo, encenador, historiador, gestor e professor cearense, José Maria Bezerra de Paiva, mais conhecido como B. de Paiva, aos 90 anos.
Líder no processo de instauração do Moderno Teatro do Ceará, ao criar o Curso de Arte Dramática (1960) e o Teatro Universitário da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1965, B. de Paiva é uma das maiores referências para o teatro Cearense, formando várias gerações de atores, técnicos das artes cênicas, cenógrafos, figurinistas e dramaturgos, além de arte-educadores.
No âmbito estadual, B. de Paiva dá nome ao Teatro do Centro Cultural do Porto Dragão, equipamento da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), que recebe ensaios e espetáculos de diversas linguagens. Participou ativamente da criação da Secretaria da Cultura do Ceará, a primeira do país, em 1966, além de ter integrado o núcleo dos gestores do Theatro José de Alencar, de 1960 a 1967, período em que também assinou a produção de espetáculos teatrais do grupo Comédia Cearense e do Teatro Universitário.
Que a passagem deste grande mestre do teatro seja de luz e paz.
B.de Paiva, presente!