Cerimônia de transmissão de cargo da secretária da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela, reuniu a ministra da Cultura Margareth Menezes e seu secretariado

26 de janeiro de 2023 - 23:56 # #

Texto: Lucas Benedecti - Ascom Secult | Fotos: Felipe Abud/Secult Ceará

Em uma noite que reuniu diversos artistas e mestres e mestras da cultura, trabalhadores e trabalhadoras da cultura receberam com entusiasmo a nova secretária da Cultura do Ceará e a presença da ministra Margareth Menezes, na noite desta quinta-feira (26), na Estação das Artes, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará). Fotos: Felipe Abud

Uma noite memorável para a Cultura cearense, em que a secretária da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela, foi recebida com muitos aplausos em cerimônia de transmissão de cargo, na noite desta quinta-feira (26), no Complexo Cultural Estação das Artes, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Mirante. Mais de 150 artistas, entre brincantes, músicos, atores, produtores, mestres e mestras da cultura estiveram presentes e celebraram o momento com a presença da ministra da Cultura Margareth Menezes e sua equipe, que chegaram em Fortaleza para cumprir agenda na cidade. Também compareceram secretários, prefeitos, vereadores e deputados de vários municípios cearenses. Assista na íntegra à cerimônia, que foi transmitida ao vivo, pelo YouTube da Secult Ceará: https://www.youtube.com/watch?v=YX-elldE0hI

Em momento de muita comoção e de bons presságios para a cultura do Ceará e do Brasil, com a recriação do Ministério da Cultura, as falas durante a cerimônia foram marcadas pelo destaque do Estado nas políticas culturais nacionais. O Ceará foi citado como exemplo no campo da cultura pela própria ministra Margareth Menezes e seu secretariado. Luisa Cela assume a Secult Ceará após ter exercido no governo de Camilo Santana a função de secretária executiva da Cultura. Fabiano Piúba, ex-secretário da pasta, assume agora a Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura. 

“Tenho refletido muito, desde que recebi o convite do governador Elmano de Freitas, sobre quais são os desafios para uma Secretaria da Cultura no Século XXI. O que se faz fundamental e necessário para as políticas culturais? Quais são os desafios do nosso tempo? Ao pensar sobre isso, reafirmo minha compreensão que a Cultura e as Artes são centrais no projeto político de fortalecimento da democracia e de construção de um futuro mais justo para todas as pessoas. Não haverá caminho de superar nossos grandes desafios humanitários, sem compreender a centralidade da Cultura para o desenvolvimento de nossa gente e dos nossos lugares”, defendeu Luisa Cela em sua fala. 

A secretária da Cultura também aproveitou para agradecer a confiança. “Agradeço às mais diversas manifestações de apoio, aos desejos sinceros de que eu tenha sabedoria, saúde e alegria nessa jornada que se inicia. A confiança depositada. Que me honra e aumenta a minha responsabilidade. De minha parte, saibam que terão todo o meu compromisso, dedicação, capacidade de trabalho e energia para fazer com que o Ceará siga sendo uma Luz acessa para o Brasil e para o Mundo. Peço, iluminação, bênçãos e axé, para honrar a força da Cultura Cearense”, destacou. 

A ministra Margareth Menezes, em sua primeira viagem institucional pelo país, ressaltou a força da arte cearense e nordestina, cumprimentando também a nova secretária da Cultura do Ceará. “Luisa é uma jovem que sabe fazer política cultural e que representa tão bem o Ceará no Brasil. Tem uma trajetória de eficiência e de escuta. Desejo boa sorte, que ela faça uma gestão exitosa nesse momento em que o Brasil vive o fortalecimento da democracia pelo renascimento do Ministério da Cultura. A cultura é a alma da nação e a alma de um povo. Enquanto Ministério, estamos aqui assumindo esse compromisso de caminhar junto com o Ceará e aproveitar essa experiência tão exitosa (de política cultural) para a gente replicar”, ressaltou em sua fala. 

A continuidade da política cultural foi comentada pela primeira-dama do Ceará, Lia Freitas, que representou o governador Elmano de Freitas na cerimônia. “Estamos lutando por uma continuidade de uma política que vai dando certo no Estado. Que a gente possa construir nacionalmente mas que tenhamos o Estado como exemplo e aqui quero lembrar do governador Camilo Santana e da nossa sempre governadora Izolda Cela. A gente deseja à Luisa uma ótima gestão. Temos o prazer de estar ao lado dela e ela é uma pessoa exemplar, capacitada e que com certeza vai dar continuidade à gestão. Que a gente possa comemorar e celebrar por mais cultura no Estado do Ceará”, pontuou.

Fortalecimento da cultura cearense

Para o ex-secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, que assume a Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, o Ceará tem sido uma luz acessa para o Brasil. “A cultura ganhou abrangência no Ceará. O governador Camilo Santana e a governadora Izolda Cela inseriram a cultura na agenda política, social e institucional do Governo, estabelecendo um papel e lugar das políticas culturais para o desenvolvimento social, econômico, humano e sustentável do Ceará. Parte dessa afirmação se expressa na ampliação real do orçamento da Secretaria da Cultura e numa atenção centrada nos processos de construção de uma política de estado que extrapola o tempo de governo.

Ao longo da gestão, incrementamos quatro componentes vitais para o desenvolvimento das políticas públicas: a participação social, a institucionalidade, a ampliação do orçamento e o planejamento estratégico das políticas e ações culturais”, afirmou Fabiano Piúba.

Já o secretário executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, também presente na cerimônia, exaltou mais uma vez a gestão cultural “de vanguarda” que tem se consolidado no Ceará. “Enquanto se destruía o Sistema Nacional de Cultura, o Ceará apostou na construção e organização deste sistema. Enquanto se destruíram os instrumentos de fomento à cultura para perseguir artistas, aqui se criava um novo marco da cultura para facilitar o fomento e a produção cultural. Enquanto os museus e os centros culturais brasileiros eram dilapidados com a falta de investimento, aqui no Ceará se fez um Museu da Imagem e do Som (Mis), essa Estação das Artes e um Centro Cultural no Cariri. Nesse momento de reconstrução, o Ceará cultivou a base da reconstrução cultural. A gente a partir de agora retoma um trabalho daqueles que amam a cultura e nunca pararam”, defendeu. 

Estiveram também presentes na cerimônia o chefe de gabinete do Ministério da Cultura (MinC), Francisco Guerreiro; a secretária dos Comitês de Cultura do MinC, Roberta Martins; o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC, Henilton Menezes; a presidenta da FUNARTE, María Mariguella; o diretor dos Comitês de Cultura do MinC, Pedro Vasconcelos; a presidenta do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha; a presidenta do Instituto Mirante, Lara Vieira; o fotógrafo Tiago Santana; a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Zelma Madeira; a secretária estadual dos Povos Originários, Juliana Alves; a secretária da Cidadania e Diversidade do Ceará, Mitchelle Meira; a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro; a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque; a secretária da Juventude do Ceará, Adelita Monteiro; e o cantor Ednardo.

E ainda: o deputado federal José Airton Cirilo; a prefeita de Caridade Simone Tavares; o presidente da Aprece, Júnior Castro; o prefeito de Horizonte, Nezinho Farias; a deputada estadual Larissa Gaspar; o deputado estadual Júlio César Filho; a deputada estadual Jô Farias; deputado estadual Missias do MST; o deputado estadual Renato Roseno; o prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro; e o Diretor Regional do SESC-CE, Henrique Javi.

Política que se faz em coletivo

As políticas públicas da cultura, a diversidade e as políticas afirmativas estiveram em pauta, nas falas que abriram a cerimônia.  Representando o Grupo de Trabalho de Acessibilidade instituído no âmbito da Secult Ceará, Gislaina Vale fez uma fala contundente assim como Suzenalson Kanidé, representante do Comitê de Cultura Indígenas da Secult Ceará e Cristina Quilombola, representante do Comitê de Expressões Afro-brasileiras da Secult Ceará.                                     

“Sou uma mulher que habita um corpo impossível. Que habita um corpo estranho e penso que falo não como pessoa com deficiência somente. Eu sou uma mulher da deficiência. A cultura tem sido nosso lugar de resistência e sobrevivência nesses tempos difíceis. Sou mulher nordestina cega que faço doutorado e para além disso nesse momento quero dizer que é muito importante construir a acessibilidade na cultura”, destacou Gislaina Vale.

Presença de artistas, grupos e mestres da cultura

A cerimônia contou com a presença do grupo Maracatu Solar, com Pingo de Fortaleza e Calé Alencar entoando as suas loas. Também fizeram parte do momento o grupo Vidança, com crianças que apresentaram um emocionante espetáculo na Estação das Artes. Já as cantoras Nayra Costa e Luiza Nobel subiram ao palco acompanhadas pela Orquestra de Pindoretama para executar o hino nacional e o hino do Ceará. 

As mestras da cultura do Estado Mãe Zimá e Cacique Pequena homenagearam a secretária da Cultura Luisa Cela e a ministra Margareth Menezes com espadas de reisado da cultura popular produzidas pelo mestre Tarcísio de Juazeiro do Norte.

Reunião com o governador Elmano e um passeio pela Estação

Em sua agenda por Fortaleza, a ministra Margareth Menezes teve pela manhã uma reunião com o governador Elmano de Freitas. No início da tarde, realizou, junto à equipe da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), uma visita ao complexo cultural Estação das Artes, passando pela Pinacoteca do Ceará, o Centro de Design, o Mercado AlimentaCE e o Museu Ferroviário. Entre outros equipamentos da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) que a ministra deve visitar estão a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) e o Museu da Imagem e do Som do Ceará, à convite da Secult Ceará. 

Nesta sexta-feira (27), Margareth Menezes também estará no Cineteatro São Luiz, participando do seminário “O Brasil vai renascer com o MinC e a cultura brasileira”, às 8h30.A programação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia do público, que também pode acompanhar a atividade pelo Youtube da Secult Ceará.