Centro de Design do Ceará oferece programação especial de abertura com exposição, festinha, feira autoral e show de Fernando Catatau e Mateus Fazeno Rock

19 de dezembro de 2022 - 17:30 # #

Novo equipamento público situado no Complexo Cultural Estação das Artes propõe um espaço de referência para pensar caminhos e políticas para o design cearense

Durante o mês de dezembro, o Centro de Design do Ceará inicia suas atividades na sede do equipamento, localizado no Complexo Cultural Estação das Artes, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, com gestão em parceria com o Instituto Mirante. Entre os dias 20 e 22/12, o equipamento traz uma programação especial, que inclui feira de designers locais, DJs, seminário e leitura de portfólios. Na noite do dia 22, o equipamento inaugura sua primeira exposição e promove show de Fernando Catatau com participação de Mateus Fazeno Rock.

As atividades começam na terça-feira (20/12) a partir das 19h, com a nova edição do projeto Leitura de Portfólios. Durante o encontro, estudantes e jovens profissionais do design apresentam seus portfólios e recebem orientações de professores e profissionais com vasta experiência na área. O projeto é uma das ações de difusão do equipamento, com encontros programados entre outubro de 2022 e janeiro de 2023, realizados em parceria com a Associação Ceará Design.

Nos dois primeiros dias, o pátio externo do Centro de Design recebe a Festinha do Dezaine a partir das 19h30. Na terça-feira (20/12), quem anima a pista é a DJ Sarah Veloso. Publicitária e designer cearense, a DJ começou sua trajetória no coletivo underground 1992 (Dezenovenovedois) e passeia musicalmente do Disco Music ao baile funk. Na quarta-feira (21/12), a Festinha fica por conta dos sons da DJ Bugzinha, que apresenta repertório partindo de suas experiências com os batuques de capoeira, variando com R&B, Afro Beat, hip hop e outros estilos.

Na quinta-feira (22/12), o equipamento promoverá duas atividades à tarde. A partir das 15h30, o Seminário Gira Design acontece para convidados. Com o tema “Design Pra Quem?”, a programação visa fomentar reflexões sobre a área do design e suas interlocuções. O encontro reúne profissionais, coletivos, empresárias e empresários, técnicas e técnicos do setor para um diálogo circular, a fim de reconhecer o cenário do Design no estado e pensar políticas públicas.

A partir das 16h30, a Feira de Design Autoral toma conta do pátio externo do Centro de Design, recebendo expositores para mostrar suas criações e experimentações na moda e no design gráfico. As atividades da feira se estendem até às 22 horas, com os DJs Rafa Anacé e Viúva Negra comandando a programação musical.

Exposição e show

A noite da quinta-feira (22/12) terá a solenidade de abertura da exposição “Tempo Presente em Nós: design, memória e inovação”. Com curadoria da pesquisadora em artes visuais Jacqueline Medeiros e do comunicólogo ativista em sustentabilidade Jackson Araujo, a mostra reúne aproximadamente 200 peças, realizando um mapeamento sintético do design cearense a partir dos conceitos da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi.

A exposição inaugural do equipamento busca ampliar o reconhecimento das soluções técnicas dos povos originários e de artistas “populares”, partindo do fazer ancestral como principal saber do design. A mostra é dividida em núcleos que representam um conjunto de saberes e vivências ancestrais, como o uso dos nós, dos trançados e do barro para soluções cotidianas, adornos e objetos para festejos e rituais populares, utensílios domésticos de funilaria e peças de tipografia e comunicação visual.

Após o evento de abertura a exposição ficará aberta em horário provisório para visitação do público: de quinta a sábado, das 12h às 20h, e no domingo, de 10h às 18h. O equipamento não funcionará nos feriados de Natal e Ano Novo.


Fernando Catatau

Para encerrar a programação especial de abertura do Centro de Design do Ceará, a Gare da Estação recebe o show de Fernando Catatau com participação de Mateus Fazeno Rock. O show começa às 22 horas.

Fernando Catatau é compositor, cantor, guitarrista, produtor musical e artista plástico fortalezense. Foi o fundador da banda Cidadão Instigado e lançou, em 2022, o primeiro álbum solo intitulado “Fernando Catatau”, marcando a um novo momento da trajetória ao se aproximar do pop contemporâneo e da música feita por artistas mais jovens. No show desta quinta-feira, ele volta a dividir o palco com Mateus Fazeno Rock, artista fortalezense que traz o “rock de favela” como sua expressão musical.

O que é o Centro de Design do Ceará?

O Centro de Design do Ceará é um equipamento público da Secult Ceará para o fomento do pensamento de design no Ceará, com exposições, cursos e demais ações voltadas para difundir os conceitos e possibilidades da linguagem. O prédio está localizado no Complexo Cultural Estação das Artes, no Centro de Fortaleza.

As atividades no equipamento giram ao redor de diálogos que perpassam os seus pilares fundamentais: design decolonial, regenerativo, ecoeficiente e político. Com atividades de difusão e formação já iniciadas em 2022, o equipamento recebeu os primeiros eventos em seu espaço físico a partir do mês de dezembro, com as programações do Fotofestival Solar e do festival multicultural Trama Afetiva – Novos Ventos.

Serviço – Programação especial de abertura do Centro de Design do Ceará

Terça-feira, 20 de dezembro

19h – Leitura de Portfólios

Local: Escritório do Centro de Design do Ceará

Inscrições gratuitas para submissão de portfólios: https://bit.ly/leituradeportfolios2022

Aberto ao público