Recadastramento do Sistema Estadual de Museus – SEM/CE –  lançado na região do Sertão Central

13 de dezembro de 2022 - 17:31

 

Recadastramento do Sistema Estadual de Museus – SEM/CE –  lançado na região do Sertão Central, no dia 07 de dezembro de 2022, no equipamento cultural do Estado do Ceará, a Casa Antônio Conselheiro, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Dragão do Mar, em Quixeramobim, Ceará.

A Secretaria da Cultura do Ceará, através da Coordenadoria de Patrimônio e Memória – COPAM e em parceria com a Casa Antônio Conselheiro, por meio do Instituto Dragão do Mar, lançou nesta quarta-feira (07/12), a campanha de recadastramento ao Sistema Estadual de Museus do Estado do Ceará – SEM/CE.

A atividade aconteceu na Casa Antônio Conselheiro, no município de Quixeramobim, na região do Sertão Central, com a condução das analistas de gestão cultural, Isabelly Pompeu e Roberta Machado, e participação do Gestor da Casa Antônio Conselheiro, Pedro Igor; do Secretário de Cultura e Turismo de Quixeramobim, Neto Morais, do Secretário de Cultura de Quixadá, Clébio Viriato Ribeiro, da Diretora do Departamento de Cultura de Senador Pompeu, Agna Ruth Martins, do Coordenador Administrativo da Casa de Saberes Cego Aderaldo, Ailton Siqueira, da Coordenadora do Museu Histórico Jacinto de Sousa, de Quixadá-CE e conselheira do CEPC, no segmento museus, Marta de Lima,  do representante do Museu Oficina Antônio Rabelo, David Rabelo, dos professores da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc/UECE) e alunos e alunas dos núcleos educativos dos equipamentos culturais da região do Sertão Central.

O SEM/CE foi instituído pela Lei nº 13.602/05 e regulamentado pelo Decreto nº 28.419/06, tendo como principal objetivo: “sistematizar e implementar políticas de integração e incentivo aos museus de todo o Estado, com diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa”, conforme a legislação vigente.

No lançamento da campanha, foi abordado inicialmente o histórico do SEM/CE, o percurso das atividades já realizadas e os seus novos caminhos, tendo em vista a lei orgânica da Cultura  (SIEC) e do Código do Patrimônio Cultural. Por fim, foi apresentado o novo formulário para mapeamento do campo museal que será publicizado através do Mapa Cultural,  tendo como foco a reestruturação do SEM/CE e o seu fortalecimento.

Os principais desafios do SEM/CE, atualmente, concentram-se em três pontos gerais: publicizar a memória institucional relacionada ao SEM/CE; atualizar a legislação vigente relacionada à criação, aos objetivos e à atuação do SEM e por fim proceder a atualização cadastral com os museus cearenses, de forma compartilhada com o Mapa Cultural do Estado do Ceará e o Cadastro Nacional de Museus – MuseusBR, além da realização de encontros, seminários regionais e Fóruns de Museus/CE voltado para as 14 macrorregiões do Estado Ceará.

A campanha de recadastramento terá continuidade com a visita às demais macrorregiões do estado, conforme cronograma a ser divulgado em breve. Nesse sentido, todos os dados coletados durante a ação serão sistematizados e subsidiarão a atualização do Cadastro Estadual de Museus.

Para mais informações sobre o Sistema Estadual de Museus:

Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória (COPAM)

8531016787

sem@secult.ce.gov.br