Com a presença de gestores locais e representantes da Secult, Circula Ceará iniciou atividades em Limoeiro do Norte nesta quarta (7)

8 de dezembro de 2022 - 16:34 # #

Fotos: Salvino Lobo

Com a presença da secretária executiva da Cultura do Ceará, Valéria Cordeiro, e do coordenador de Territórios e Articulação Regional da Secult, Isaac Apolônio, o Circula Ceará em Limoeiro do Norte teve sua abertura oficial na noite de quarta-feira (7), na Câmara Municipal de Limoeiro do Norte. A noite contou com apresentação da Orquestra Infantojuvenil Limoeirense e Grupo de Sopros da Banda de Música Maestro José Robles.

O Circula Ceará é uma realização da Secult em parceria com a Funarte/Ministério do Turismo. Executado pela Assum Preto Produções. Conta com o apoio da Prefeitura de Limoeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura e do DiCultura.

“A gestão Camilo/Izolda que estamos entregando agora é uma gestão de muito trabalho, de muita responsabilidade e de muita satisfação. Estamos entregando uma gestão de que nos orgulhamos”, conta Valéria Cordeiro.

“O Circula Ceará é um evento de muita importância que simboliza o pacto federativo na área da Cultura, sendo uma parceria com o Governo Federal, com o Governo do Estado e com os Governos Municipais. A ideia é passar por uma cidade de cada macrorregião”, explica Isaac Apolônio.

A cerimônia de abertura contou também com a presença do chefe de gabinete da prefeitura de Limoeiro do Norte, Junior Moreira, do secretário da Cultura e Turismo de Limoeiro, Jorge Alan, e do vereador José Torres de Moura Neto, além de outros gestores, representantes institucionais e autoridades locais.

“A cultura como o açúcar que faz o algodão doce. É necessário que seja mexida, seja vista, vivida e vivenciada para que se construa efetivamente”, diz Jorge Alan. “A prefeitura com muita alegria recebe o Circula Ceará de braços abertos”, conta Junior Moreira.

EXPOSIÇÃO

O dia também marcou a abertura da exposição “Severinas Mulheres do Sertão”, assinada por Mayara Albuquerque e Maria de Oliveira, que ficará disponível para visitação, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Limoeiro, até sábado (10).

A exposição envolve fotografia e bordado e registra mais de 30 mulheres que vivem ou viveram na zona rural do Sertão Central do Ceará. São fotografias que foram bordadas, uma parte significativa, pelas próprias mulheres fotografadas, em oficinas realizadas entre os anos de 2020 e 2021.

CONVERSAS CIRCULA

Antes da abertura oficial, o Circula Ceará já estava borbulhando com pensar e fazer política cultural, com visitas técnicas e diálogos sobre políticas culturais que já estavam acontecendo na cidade. Uma dessas atividades foi o Encontro com Dirigentes Municipais de Cultura da macrorregião Vale do Jaguaribe, que aconteceu na tarde de quarta-feira (7), às 15h, no CVT, e contou com a presença de diversos dirigentes de cultura da região do Jaguaribe, que aproveitaram a ocasião para dialogar com representantes da Secult Ceará sobre questões relevantes para a região.

Após o encontro com os dirigentes, começou o “Diálogos Circula COFIAC”, com uma conversa sobre as leis Aldir Blanc II e Paulo Gustavo, abordando as perspectivas de Políticas de Fomento à Cultura. O papo contou com Vítor Studart, da assessoria jurídica Secult, que reforça a importância de uma forte e robusta legislação cultural para a criação de meios e instrumentos legais que possam ser usados para o fomento à cultura. “A política cultural tem que usar meios próprios, e não se adequar ao que já existe”, explica.

Estiveram presentes nessa tarde de conversas e encontros os(as) seguintes dirigentes da região: secretária Municipal de Cultura, Turismo e Integração Social de Alto Santo, Leudênia Maria Oliveira Dos Reis; secretária da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude de Iracema, Francisca Edna de Queiroz Ferreira; secretário da Educação e Cultura de Jaguaribe, Francisco Elder Cavalcante Barroso; diretora de cultura de Jaguaribe, Keila Nogueira Diógenes Dantas; secretário Municipal de Cultura e Turismo de Limoeiro do Norte, Jorge Alan Pinheiro Guimarães; secretária de Cultura e Turismo de Morada Nova, Maria do Socorro Leitão Machado; secretário Municipal de Cultura, Esporte e Juventude de Quixeré, João de Araújo Costa; secretário de Cultura, Turismo e Esporte de Russas, Francisco Franciné Lourenço Lima (Frank); secretária Municipal de Cultura, Desporto e Empreendedorismo de São João do Jaguaribe, Glauriana Maria da Silva Leite; secretária de Cultura de Tabuleiro Do Norte, Lamara Freire De Andrade; presidente do Fórum Políticas Culturais do Vale do Jaguaribe, Marcello Emiliano; e vice-presidente do DiCultura, Fábio Santiago.

O Circula Ceará em Limoeiro segue até sábado (10) com uma programação totalmente gratuita e livre para todos os públicos.

CALENDÁRIO 2022 *

07 a 10 de dezembro de 2022 – Limoeiro do Norte

14 a 17 de dezembro de 2022 – Icapuí

*Sujeito a alterações