Centro Cultural do Cariri oferece programação gratuita e aberta ao público em dezembro

6 de dezembro de 2022 - 19:37 # # #


Fotos: Nívia Uchôa

O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, com gestão em parceria com o Instituto Mirante, divulga a programação do mês de dezembro. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Com início nesta terça-feira (6), a programação concentra diversas ações culturais e de formação. De 6 a 9 de dezembro, das 14h às 18h, o centro será ocupado pela residência artística “O Corpo em Ação: Direções para uma Cartografia Pessoal”, com Violeta Luna (México). Na quarta-feira (07), das 6h às 10h, a instalação Foguete na Asa, realizada pelo projeto Pré-Nascimento, recebe a comunidade com a aterrissagem dos artistas Luiz Santos e Carlos Henrique na Praça da ASA. A ação ocorrerá ainda no dia 9/12, das 6h às 10h, e no dia  11/12, das 8h às 11h e das 16h às 20h. 

“A abertura do Centro Cultural do Cariri pede permissão à Comunidade para que o público seja acolhido em todas as atividades. Afinal o Centro Cultural do Cariri é, como o nome deixa claro, do povo do Cariri, dos 29 municípios, com suas particularidades, características e origens. Faremos a programação e as atividades com eles e para eles. Por isso, desde o início, abrimos as portas para construirmos juntos o que vai ser compartilhado e proporcionado como intercâmbio, formação, diversão e constituição do nosso patrimônio cultural”, afirma Rosely Nakagawa, gestora do Centro Cultural Cariri.

A abertura da programação pede a permissão e a benção da Mestra Zulene Galdino para que o público possa participar de forma livre e gratuita, respeitando a natureza e os companheiros de brincadeira. A ação ocorre no sábado (10), às 9h, na entrada principal do centro cultural.

No domingo (11), as pessoas interessadas poderão conferir, às 8h, a VII Copa Urca – 2022 e as Feirinhas no Centro Cultural do Cariri, nos espaços esportivos e no parque, respectivamente. Às 9h, será ofertada uma Oficina de Ganzá, com a Cia Carroça de Mamulengos. A iniciativa acontece no parque e integra o programa Bora Brincar.

Os espaços ocupados pelas feiras vão reunir ainda coletivos de cultura da Economia Criativa da Região do Cariri Cearense.“O Babauzeiro”, com Carlos Gomide da Cia Carroça de Mamulengos, dá vida e voz aos bonecos que formam a brincadeira, no domingo (11), às 15h, no bosque. Por sua vez, o projeto Livro de Graça na Praça, em parceria com o Instituto Cultural do Cariri (ICC), realizará lançamento e distribuição de livros, no domingo (11), às 16h, como um incentivo à leitura. A Mestra Zulene Galdino realiza outra ação de “Chegança”, às 16h30, na entrada principal. E por fim, para abrir as atividades no Terreiro dos Mestres, o espaço receberá,  no domingo (11), às 17h, a ancestralidade presente no grupo de Toré Indígenas Kariris de Poço Dantas. 

O acesso para participar das atividades será por ordem de chegada, com os serviços organizados por monitores e produtores do Centro Cultural do Cariri.

Oficinas

A programação formativa conta com diversas oficinas abertas ao público. De 11 a 20/12, às 14h, interessados poderão participar da oficina “A Terra que Ninguém me prometeu”, ministrada pelo Fluxo Marginal, no Crato.  A formação é voltada aos jovens dos bairros do entorno do equipamento cultural, com destaque para Vila Alta e Gisélia Pinheiro.

De 12 a 20/12, o centro cultural receberá oficinas e palestras diversas, com destaque para “Oficina de Educomunicação/ Catadores de Memória”, com Fluxo Marginal; palestra “Fotografia de Campo”, com Graciela Iturbide e Luiz Braga – Fotofestival Solar; palestra “Processo de Criação”, com Efraim Almeida; palestra “Processo Criação”, com Dalton de Paula e Rosana Paulino; e Oficina de Pipa – Bora Brincar, com Mestre Zé Nilton. 

Programação 

A programação de dezembro ainda conta com jogos, danças, brincadeiras, leitura de livros, oficinas, confecção de pipas, contação de história, rodas de conversas e distribuição de livros. Confira abaixo todas as atividades previstas.

A programação é realizada com a parceria da Secretaria da Cultura do Município do Crato, do Instituto Cultural do Cariri, do Instituto Dragão do Mar, da Vila da Música, da Feira Cariri Criativo, da Feira Mano Empreendedor, da Comunidade Indígena Poço Dantas, da Universidade Regional do Cariri – URCA, do Fotofestival SOLAR e apoio cultural da Cajuína São Geraldo.

Centro Cultural do Cariri

Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo oferece um espaço para a discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação, intercâmbio e encontros para a construção de um futuro sustentável, estreitando as relações da Cultura com a Natureza.

Em processo de implementação, o equipamento cultural atende a Região do Cariri Cearense. Sua infraestrutura ocupa um terreno de mais de 50.000 metros quadrados, sendo constituída por espaços expositivos, anfiteatro para ensaios e projeções de cinema, teatro escola, salas de aula e ensaio, reserva técnica, restaurante escola, Café, Planetário, Laboratórios de Arte e Ofícios, Biblioteca e Residências artísticas; ocupando uma área construída de 20.000 metros quadrados. 

Programação Centro Cultural do Cariri – Dezembro/2022

> 06/12 (Terça)

Residência artística – O Corpo em Ação: Direções para uma Cartografia Pessoal, com Violeta Luna (México)

Data: 06 a 09/12

Hora: das 14h às 18h 

Local: Átrio

> 07/12 (Quarta)

Foguete na Asa, com Pré-Nascimento

Data: 07, 09 e 11/12

Hora: das 9h às 11h/ das 14h às 17h

Local: Crato-CE

> 10/12 (Sábado)

Chegança, com Mestra Zulene Galdino 

Data: 10/12

Hora: 8h

Local: Entrada Principal 

> 11/12 (Domingo)

VII Copa Urca – 2022

Data: 11/12

Hora: 8h

Local: Espaços esportivos

Feirinhas no Centro Cultural do Cariri

* Parceria Cariri Criativo e Mano Empreendedor

Data: 11/12

Hora: 8h

Local: Entrada Principal

Bora Brincar – Oficina de Ganzá, com Cia Carroça de Mamulengos

Data: 11/12

Hora: 9h

Local: Parque/Bosque

Oficina A Terra que Ninguém me prometeu, com Fluxo Marginal

Data: 11 a 20/12

Hora: 14h

Local: Crato/ Bairros Vila Alta e Gisélia Pinheiro

*A formação será realizada com a comunidade do entorno. 

“O Babauzeiro”, com Carlos Gomide (Cia Carroça de Mamulengos)

Data: 11/12

Hora: 15h

Local: Bosque

Livro de Graça na Praça ICC 

*Parceria com Instituto Cultural do Cariri

Data: 11/12

Hora: 16h

Local: Parque/Bosque

Chegança, com Mestra Zulene Galdino 

Data: 11/12

Hora: 16h30

Local: Entrada Principal 

Toré – Indígenas Kariris de Poço Dantas

Data: 11/12

Hora: 17h

Local: Terreiro dos Mestres

> 12/12 (Segunda)

Oficina de Educomunicação/ Catadores de Memória, com Fluxo Marginal

Data: 12, 19 e 20/12

Hora: 14h

Local: Crato/Vila Alta

*A formação será realizada com a comunidade do entorno. 

Palestra: Fotografia de Campo com Graciela Iturbide e Luiz Braga – Fotofestival Solar 

Data: 12/12

Hora: 18h30

Local: Átrio

> 16/12 (Sexta)

Palestra: Processo de Criação, com Efraim Almeida

Data: 16/12

Hora: 19h

Local: Átrio

> 17/12 (Sábado)

Feirinhas no Centro Cultural do Cariri

*Parceria com Feira do Mano Empreendedor e Feira Cariri Criativo

Data: 17/12

Hora: 8h

Local: Entrada Principal

Atividades Esportivas – Vôlei, Skate, Futsal e Brinquedopraça 

Data: 17/12

Hora: 9h

Local: Parque/Bosque

Palestra: Processo Criação, com Dalton de Paula e Rosana Paulino 

*Parceria com Instituto Dragão do Mar e Porto Iracema das Artes

Data: 17/12

Hora: 16h

Local: Átrio

Maculelê, com Grupo Arte e Tradição (Mestre Gilberto)

Data: 17/12

Hora: 17h

Local: Terreiro dos Mestres

Recital “Cancioneiro Popular do Nordeste”, com Orquestra Padre Davi Moreira; Camerata Ágio Moreira de Violões e Camerata Ágio Moreira de Violões 

*Parceria com Instituto Dragão do Mar e Vila da Música

Data: 17/12

Hora: 19h

Local: Átrio

> 18/12 (Domingo)

Oficina de Pipa – Bora Brincar, com Mestre Zé Nilton

Data: 18/12

Hora: das 8h às 16h

Local: Parque/Bosque

Feirinhas no Centro Cultural do Cariri

*Parceria com Feira do Mano Empreendedor e Feira Cariri Criativo

Data: 18/12

Hora: 8h

Local: Parque/Bosque

Atividades Esportivas Vôlei, Skate, Futsal, Brinquedopraça 

Data: 18/12

Hora: 8h

Local: Parque/Bosque

Espetáculo Álbum de Família, com Shirley França 

Data: 18/12

Hora: 16h

Local: Bosque

Recital “Cancioneiro Popular do Nordeste”, Orquestra Solibel Jovem; Orquestra de Sopro Zequinha de Abreu – OSZA; Grupos de Professores

*Parceria com Instituto Dragão do Mar e Vila da Música

Data: 18/12

Hora: 18h

Local: Átrio