Dezembro na Vila da Música: confira as atividades formativas com inscrições abertas

5 de dezembro de 2022 - 08:42 # #

Assessoria de comunicação Vila da Música

Oficinas sobre teatro e mediação de leitura compõem a programação gratuita do mês do equipamento.

Foto: Divulgação.

Possibilitando a formação em diferentes campos de atuação, a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), está com inscrições abertas para as oficinas “Estudo em mediação de leitura e direitos humanos” e “Procedimento de criação no teatro contemporâneo”. As atividades são gratuitas e acontecerão na cidade de Crato (CE).

Objetivando a compreensão da linguagem literária em seus diversos gêneros e a ampliação de interpretação de texto, percorrendo as cartografias humanas examinando costumes, origens e transformações culturais, a oficina “Estudo em mediação de leitura e direitos humanos” será ministrada pela escritora Penélope Martins, de 5 a 9 de dezembro, das 14h às 18h, no Centro de Educação de Jovens e Adultos Mons. Pedro Rocha de Oliveira (CEJA – Crato).

A atividade terá duração total de 45h/a e é voltada para educadores e demais interessados em leitura literária e mediação. Faça aqui a sua inscrição.

Facilitada pelo artista Aury Porto, a oficina “Procedimento de criação no teatro contemporâneo” acontecerá de 12 a 20 de dezembro, das 14h às 17h, no Centro de Artes Violeta Arraes da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Os participantes irão vivenciar de forma sintética, as etapas de reescritura do texto “A Casa Fechada” de Roberto Gomes, a ser encenado publicamente no final da oficina. Todos os personagens, seus modos de expressão, figurinos, objetos de cena e iluminação serão inventados durante os dias da atividade.

Ao todo são 20 vagas para artistas das mais diferentes funções teatrais e a oficina somará 40h/a. Clique aqui para se inscrever.

Conheça os facilitadores

Penélope Martins é escritora e vive em Santo André (SP). Atua como narradora de histórias e articuladora em projetos de fomento da palavra escrita e falada. Pós- graduada em Direito Constitucional com pesquisa em Direitos Humanos pela PUC-Campinas, dedica-se à formação de novos leitores desde 2006, produzindo conteúdo para encontros presenciais e plataformas digitais, e auxiliando na formação de mediadores de leitura.

Aury Porto é artista cênico com várias incursões no audiovisual e empreendedor cultural. Natural do Ceará e radicado na cidade de São Paulo há 35 anos, entre 2000 e 2009 fez parte do Teatro Oficina Uzyna Uzona como ator, produtor e administrador, tendo sido um dos idealizadores da montagem das cinco peças de “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, com direção de Zé Celso Martinez Corrêa. Atualmente integra a Companhia Mundana, onde exerce as funções de ator, diretor e produtor.

Oficina “Estudo em mediação de leitura e direitos humanos”

Data: 5 a 9 de dezembro

Local: Centro de Educação de Jovens e Adultos Mons. Pedro Rocha de Oliveira (CEJA – Crato)

Link para inscrição: https://bit.ly/3gVyIfQ