Circula Ceará chega à Sobral nesta quarta-feira (23)

22 de novembro de 2022 - 14:14 # # #

Evento terá abertura oficial no Theatro São João, com participação do secretário da cultura do Ceará, Fabiano Piúba, da secretária executiva, Valéria Cordeiro, e apresentação da Banda de Música Maestro José Pedro. Imagem: secretária Valéria Cordeiro participa de mesa de discussão, foto de Salvino Lobo

A partir desta quarta-feira (23) e até o dia 26 de novembro, a cidade de Sobral recebe Circula Ceará, evento realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte). A abertura oficial do Circula Ceará será na quarta-feira (23), às 18h30, no Theatro São João, localizado na Praça São João, Centro de Sobral. A cerimônia contará com a presença do secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, da secretária executiva da Cultura, Valéria Cordeiro e do vice-presidente do Conselho dos Dirigentes de Cultura do Estado do Ceará (DiCultura), Fábio Santiago, dentre outros gestores, representantes institucionais e autoridades locais. Na ocasião, vai acontecer a apresentação das minutas de Leis do Conselho Municipal de Políticas Culturais e do Fundo Municipal de Cultura de Sobral. A noite vai contar ainda com a apresentação da Banda de Música Maestro José Pedro (Sobral) e uma Feira de Empreendedores e Economia Criativa do Sertão de Sobral/Vale do Acaraú, que acontecerá na Praça São Pedro e segue durante os dias do evento.

Durante os dias de evento, vários espaços públicos e equipamentos culturais da cidade de Sobral serão ocupados com espetáculos em diversas linguagens e atividades de formação. Após Sobral, o projeto segue para Limoeiro do Norte e Icapuí, completando um ciclo de 15 municípios do Ceará que recebem a programação artística e de formação, ocupando os espaços públicos e equipamentos culturais. As atividades são gratuitas, acessíveis em Libras e abertas a todos os públicos. Para saber mais informações e acompanhar a programação, basta acessar os perfis de Instagram @circulace e @secultceara e o site www.secult.ce.gov.br.

O Circula Ceará é uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), com apoio da Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Cultura e do Instituto ECOA, parceria da Associação dos Municípios do Ceará (APRECE) e Conselho Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura (o DiCultura). A produção é da Assum Preto Produções. 

PROGRAMAÇÃO INSTITUCIONAL

Além da programação cultural, o Circula Ceará tem também uma potente programação institucional que fortalece a política cultural no Estado. A cidade que recebe o Circula em cada macrorregião também protagoniza o Encontro Regional de Dirigentes Municipais de Cultura, realizado em parceria com a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e o Conselho dos Dirigentes de Cultura do Estado do Ceará (DiCultura). Além do encontro de gestores e gestoras municipais de Cultura, o Circula promove também visitas técnicas aos Pontos de Cultura e espaços cênicos, conversas sobre diversos temas, como políticas culturais afirmativas, políticas de formação em arte e cultura e políticas de patrimonialização, além de atendimento ao Pro-Siec (Protocolo de Intenções e Sistemas de Cultura), preenchendo a cidade com Cultura, na prática e no debate. 

O Circula Ceará apresenta também uma programação institucional bem intensa, com a participação de coordenadores das várias políticas da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Então é um momento de reflexão, de festa, de congraçamento e é um momento de debate também, onde se debate  a questão da institucionalização da Cultura, com conversas em torno da profissionalização e do mercado cultural como um todo”, explica Valéria Cordeiro, secretária executiva da Cultura do Estado do Ceará. 

SOBRE O CIRCULA CEARÁ

Estimular a circulação de artistas e grupos, promover a formação e o acesso à arte e à cultura. Estes são os objetivos do Circula Ceará, projeto do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), realizado em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), que acontece em 15 municípios, com 08 já contemplados, com 141 artistas e grupos cearenses selecionados por meio de chamada. As cidades selecionadas correspondem a 14 macrorregiões do Ceará, que irão receber espetáculos artísticos, exposições fotográficas e intervenções urbanas. Entre os apoiadores do projeto estão as prefeituras dos municípios selecionados, a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e o Conselho dos Dirigentes de Cultura do Estado do Ceará (DiCultura). A produção é da Assum Preto Produções. 

 O Circula Ceará promove uma programação cultural que passará pelos equipamentos culturais dos municípios, levando também ações a espaços abertos, para toda a população. Entre os objetivos do projeto também está a promoção da descentralização das políticas de fomento às artes da Secretaria da Cultura. O circuito contará com apresentações de 20 grupos de teatro, 25 grupos de música, 20 grupos de dança, 18 grupos de circo, 18 grupos de cultura popular e tradicional, além de 5 exposições fotográficas, 5 projetos de intervenção urbana, 15 oficinas de acessibilidade cultural e 15 rodas de conversa com autores cearenses.

  CADA CIDADE RECEBE

– 2 grupos de teatro

– 2 grupos de música

– 2 grupos de dança

– 1 grupo de circo

– 1 grupo de cultura popular e tradicional

– 1 exposição fotográfica

– 1 projeto de intervenção urbana

– 1 oficina de acessibilidade cultural

– 1 mediação de leitura

 CALENDÁRIO 2022

23 a 26 de novembro de 2022 – Sobral

07 a 10 de dezembro de 2022 – Limoeiro do Norte

14 a 17 de dezembro de 2022 – Icapuí

*Sujeito a alterações

 

SERVIÇO

  Circula Ceará em Sobral, de 23 a 26 de novembro de 2022*

Abertura: Quarta-feira, 23 de novembro

Theatro São João:

18h30 – Cerimônia de abertura do Circula Ceará – Sobral com presença do secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, da secretária executiva da Cultura, Valéria Cordeiro, e do vice-presidente do Conselho dos Dirigentes de Cultura do Estado do Ceará (DiCultura), Fábio Santiago, dentre outros gestores, representantes institucionais e autoridades locais.

 19h30 – Apresentação da Banda de Música Maestro José Pedro

 Praça São João:

18h30 – Abertura da Feira de Empreendedores e Economia Criativa do Sertão de Sobral/Vale do Acaraú, que segue até dia 26*, a partir das 18h30. 

*Excepcionalmente por conta do jogo da Seleção Brasileira, no dia 24 a feira vai ser suspensa e haverá exibição do jogo em um telão na praça.

>> Acesse aqui a programação completa do Circula Ceará em Sobral

*Sujeito a alterações

Mais informações: Instagram @secultceara, @circulace e site www.secult.ce.gov.br.