V Festival de Ilustração é espaço democrático para expressão artística de todas as idades
20 de novembro de 2022 - 13:39
V Festival de Ilustração é espaço democrático para expressão artística de todas as idades
Foto: Gabriela Ramos
Para quem vem à Bienal basta chegar, sentar, pegar o lápis, o papel em branco e dar forma às ideias.
Um espaço democrático para todos, lugar de liberdade artística. É isso que se pode encontrar no V Festival de Ilustração da XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará. “O chamamento é a folha de papel na mesa e os lápis. É o ímã”, afirma o ilustrador Eduardo Azevedo sobre o espaço localizado no Salão Icapuí. Essa é a quinta edição do festival na Bienal que reúne pessoas de todas as idades. A Bienal do Livro é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e do Instituto Dragão do Mar (IDM).
Segundo Eduardo, o espaço livre recebe muitos estudantes das visitas escolares, com exposição dos trabalhos no final. Há espaço para a exposição do dia e outro para as ilustrações com mais destaque. Para as crianças, a programação de contação de histórias envolve uma atividade lúdica, que reúne uma contadora de histórias e um ilustrador que, juntos com as crianças, constroem uma narrativa. As crianças escolhem um personagem – uma pessoa, objeto ou bicho, por exemplo. Depois, decidem qual a ação dramática, o espaço, e os detalhes, que vão sendo escritos e ilustrados. “Cada um vai dando uma ideia e a história seguindo”, explicou.
A estudante Raissa Carvalho da Cruz, de 17 anos, chegou na Bienal por meio da visita da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Estado do Pará. Segundo ela, o desenho é uma forma de se manifestar em relação às coisas do mundo. “É um lugar para se expressar artisticamente, para se manifestar contra um governo, ou uma maneira de se relacionar com a Bienal”, diz.
No espaço destinado à ilustração, Raissa pintava inspirada na obra A noite estrelada, do pintor Van Gogh. “Acho muito legal a forma como ele via a arte, porque era tida como fútil, sem ser o realismo. Então, ele começou a fazer a arte em movimento, os girassóis. Na época ele era tido como um tolo e hoje ele é um revolucionário. Tudo o que ele fazia era totalmente incrível”, conta.
A pequena Lívia Fontenele, de 5 anos, teve seu trabalho exposto no espaço. Ela, que visitou a Bienal do Livro na quinta-feira (17), veio de ônibus com a mãe, a tia e o primo. Lívia desenhou dois ursinhos, porque tem muitas pelúcias em casa com os quais adora brincar. “Eu aprendi a desenhar sozinha, desde pequena eu sei desenhar”, afirma.
Foto: Gabriela Ramos
Atividades
Além das atividades, há exposição de artistas cearenses, com um artista homenageado. Nesta edição, a homenageada é Nice Firmeza, pioneira nas artes plásticas cearense. No sábado (19), ocorrerá mesa redonda sobre a artista, com Anastácia Brito e Flávio Paiva, às 19h. No mesmo dia haverá lançamentos de livros e exposições de artistas independentes.
Para saber mais da programação da Bienal Internacional do Livro Ceará, basta acessar AQUI (programação sujeita a alterações).
Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece de 11 a 20 de novembro de 2022 no Centro de Eventos do Ceará. Apresentada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), o evento acontece em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Programa Mais Infância, Universidade Estadual do Ceará, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, a Câmara Cearense de Livro e o Sindilivros CE. O apoio é da RPS Eventos, Sesc Senac, Banco do Nordeste Cultural, Universidade de Fortaleza, Unilab, Universitária FM, TV Ceará, Jornal O Povo/Vida e Arte, Fundação Demócrito Rocha, Pixels Educação Tecnológica, Instituto Juventude Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Fortaleza.