Rotas de Criação do Laboratório de Teatro têm início com leitura performativa do livro “O Jogo da Amarelinha”

20 de novembro de 2022 - 16:27 # #

Assessoria de comunicação Porto Iracema das Artes

Performance será feita pela Inquieta Cia, participante da 10ª edição dos Laboratórios de Criação

A Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza o evento “O Jogo da Amarelinha – Uma Leitura Performativa em Cooperação”. A performance será protagonizada pela Inquieta Cia, participante da 10ª edição do Laboratório de Teatro da Escola. A atividade, gratuita e aberta à participação ativa do público, ocorre nos dias 22 a 25 de novembro, às 18h30, na Galeria Leonilson (espaço da Porto Iracema das Artes).

O experimento consiste em uma arena de composição que irá experimentar as páginas do livro, além de notar um tempo/espaço múltiplo interessado nos acontecimentos que irão emergir do encontro dos artistas com a plateia. Durante os quatro dias em que a Inquieta Cia ocupará a Galeria Leonilson, os espectadores serão convidados a ler e compor com os artistas

O livro “O Jogo da Amarelinha” foi escrito pelo argentino Julio Cortázar. Publicado em 1963, traz o relato de amor entre um intelectual argentino no exílio, Horacio Oliveira, e uma misteriosa uruguaia, a Maga, ao acaso das ruas e das pontes de Paris. O livro é um marco da literatura do século XX.

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública das pesquisas desenvolvidas nos Laboratórios de Criação. A Inquieta Cia, formada pelos artistas Geane Albuquerque, Andreia Pires, Gyl Giffony, Melindra Lindra e Wellington Fonseca, têm desenvolvido o projeto “Drama Espaçado” no Laboratório de Teatro 2022. A tutoria é de Vinícius Arneiro.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Laboratório de Teatro apresenta leitura performática do livro “O Jogo da Amarelinha”, nas Rotas de Criação
Quando: 22 a 25 de novembro, às 18h30
Onde: Galeria Leonilson do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema).
Gratuito e aberto ao público