“Casa Toda Mãe”, do poeta cearense Batista de Lima, traz o talento de cronista do autor

19 de novembro de 2022 - 22:09 #

Foto: Chico Gadelha

Paisagens do sertão pinceladas na memória junto com lembranças de uma infância feliz. Essa é a tônica do livro “Uma Casa Toda Mãe”, do poeta cearense Batista de Lima, que teve lançamento nesta segunda (14), dentro da programação da XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará e do Instituto Dragão do Mar. O evento aconteceu no Espaço Natércia Campos (Salão Aracati), dedicado aos autores cearenses. Reunindo pouco mais de 40 crônicas, o título carrega o leitor por diversas emoções, tendo como fio condutor as lembranças do autor em uma das fases da vida cheia de surpresas, descobertas e encantamentos.

Para o médico e colega escritor Flávio Leitão, que assina o prefácio do livro, as crônicas reunidas na obra irão surpreender o leitor, carregando-o entre reflexões sobre a origem das coisas e da própria vida, ao mesmo tempo em que revelam o enorme carinho de Batista de Lima pelo sertão, suas pessoas e lugares. ⁠

“Uma Casa Toda Mãe” havia sido lançado em setembro no Ideal Clube, em Fortaleza, e agora ganha mais um espaço privilegiado em sua aproximação com o público leitor ao ser apresentado dentro da Bienal do Livro do Ceará. A ocasião foi uma oportunidade tanto para o autor quanto para o público de trocarem impressões sobre a obra.

Formado em Letras e Pedagogia, mestre em Literatura pela UFC, Batista de Lima é escritor, professor e membro da Academia Cearense de Letras e da Academia Cearense da Língua Portuguesa. Nome de referência da literatura contemporânea do Ceará, tem em seu currículo diversos livros de poemas, contos, ensaios e crônicas, editados desde a década de 1970.

Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece de 11 a 20 de novembro de 2022 no Centro de Eventos do Ceará. Apresentada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), o evento acontece em parceria com a Secretaria de  Educação do Ceará (Seduc), Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Secretaria de Ciência, Tecnologia  e Educação Superior do Ceará (Secitece), Programa Mais Infância, Universidade Estadual do Ceará, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, a Câmara Cearense de Livro e o Sindilivros CE. O apoio é da RPS Eventos, Sesc Senac, Banco do Nordeste Cultural, Universidade de Fortaleza, Unilab, Universitária FM, TV Ceará, Jornal O Povo/Vida e Arte, Fundação Demócrito Rocha, Pixels Educação Tecnológica, Instituto Juventude Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Fortaleza.

Para saber mais da programação da Bienal Internacional do Livro Ceará, basta acessar AQUI (programação sujeita a alterações).