Bienal do Livro: X Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará encerra com palestra sobre Leitura como Política Pública

17 de novembro de 2022 - 18:39 #

Fotos: Felipe Abud.

Após três dias de atividades, entre debates, mesas redondas, colóquios, palestras, o X Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará encerrou nesta quinta-feira (17), durante a XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, com importantes contribuições para as bibliotecas que integram o Sistema e a cadeia do livro.

“Leitura como Política Pública: os planos de leitura no Brasil e iberoamericana” foi tema de uma das mesas do encerramento das atividades, e recebeu como convidados o consultor do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (Cerlalc) para políticas públicas de leitura, José Castilho Marques (SP), o escritor Jéferson Assunção (DF), o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, com mediação da superintendente da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), Suzete Nunes.

“Paulo Freire nos ensinou que a leitura é uma prática de liberdade. A gente aprende a ler para contar a nossa própria história, por isso que é uma prática libertadora. Estamos num momento de refundação do país. Em um processo de redemocratização, de reconstrução, de refundação e de regeneração do Brasil. E a Cultura, assim como a Educação, as Ciências, a Cidadania, têm um papel vital nisso. Mas, a Cultura, especificamente, tem um papel central, pois para além dos direitos (da cultura na perspectiva do Fomento às Artes, do Patrimônio Cultural e Memória, da Cidadania e Diversidade, da Formação Artística, dos vários eixos da Política Cultural do Livro), nós como fazedores da Cultura, agentes culturais e gestores, temos um papel que é da Cultura como ser e estar no mundo. E, isso traz uma dimensão muito maior da Cultura, na Leitura, na Literatura que é uma experiência de formação e de transformação”, destacou o secretário dando início a sua fala no debate realizado para os mais de 500 participantes do Encontro do Sistema de Bibliotecas.

Em sua apresentação, o consultor José Castilho recuperou o ano de 2005, conhecido como o ano Iberoamericano de Leitura, que gerou um importante movimento na América Latina e nomeado de Viva Leitura no Brasil. Aqui no Ceará o movimento foi coordenado por Cleudene Aragão, por Mileide Flores e Kelsen Bravos, três escritores, editores e ex-curadores de Bienais do Livro, presentes durante a palestra.

Já o escritor Jéferson Assunção trouxe as dimensões da leitura: educacional e cultural. Sobre o contexto das políticas públicas para a leitura, o secretário Fabiano reafirmou que muitas das políticas públicas do Brasil se dão por meio de descontinuidades e, mais grave ainda, por meio de rupturas.

“É por isso que ressaltamos a importância de termos um Plano para o Livro, a Leitura e a Biblioteca. Um plano, seja municipal, estadual ou federal tem que ter estas duas asas: a dimensão educacional da leitura, e a dimensão cultural da Leitura, como bem destacou o Jeferson durante sua apresentação aqui hoje. Um excelente exemplo que temos é a Bienal do Livro. Por ser um ambiente dos quatros eixos do Plano Nacional do Livro e Leitura: é um ambiente do acesso do Livro, de formação leitora, é um incremento do livro, leitura, literatura no imaginário cultural, mas também é um ambiente da economia do livro, desse ecossistema do livro nas cadeias produtivas, criativas e mediadora que a gente tanto defende e se inspira”, pontuou o secretário.

Em sua X Edição, o Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas teve por objetivo fomentar discussões, socializar práticas e propor melhorias para a qualidade dos serviços das bibliotecas. Trazendo para o debate representantes da Rede de Bibliotecas Acessíveis da FEBAB, Parlamentares que apoiam e defendem o Fomento para Bibliotecas, Conselheiros Regionais e Federais de Biblioteconomia, representantes da Rede de Bibliotecas comunitárias, e permitindo a atualização do Manifesto da IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas e o debate sobre o contexto brasileiro. O evento contou ainda com uma bela apresentação do Coral da SECULT/CE.

Sobre a Bienal

Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece de 11 a 20 de novembro de 2022 no Centro de Eventos do Ceará. Apresentada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), o evento acontece em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Programa Mais Infância, Universidade Estadual do Ceará, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, a Câmara Cearense de Livro e o Sindilivros CE. O apoio é da RPS Eventos, Sesc Senac, Banco do Nordeste Cultural, Universidade de Fortaleza, Unilab, Universitária FM, TV Ceará, Jornal O Povo/Vida e Arte, Fundação Demócrito Rocha, Pixels Educação Tecnológica, Instituto Juventude Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Fortaleza.

Para saber mais da programação da Bienal Internacional do Livro Ceará, basta acessar AQUI (programação sujeita a alterações).