36 escritores são premiados na XIV Bienal do Livro durante o lançamento da 8ª Coleção Paic, Prosa e Poesia

17 de novembro de 2022 - 15:48 #

(Fotos: Felipe Abud)

A Secretaria da Cultura do Estado (Secult) é parceira de longa data da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) na realização da Bienal Internacional do Livro do Ceará. E, há várias edições, viabiliza atividades ligadas ao fomento da Educação dentro da programação – em especial voltadas a professores, educadores, pesquisadores e estudantes.

Entre as atividades, destacamos o lançamento dos 36 livros de escritores premiados da Nova Coleção Paic, Prosa e Poesia, realizado nesta quinta-feira (17/11), na Arena Bece na XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará. Fruto do 8º Concurso Literário do Mais PAIC-2022, a ação faz parte do Eixo de Literatura e Formação do Leitor do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), que já pode ser conferida, bem como outras publicações de professores como a Revista DoCEntes e a coleção de livros Educação do Ceará em Tempos de Pandemia, no estande da Seduc dentro da Bienal.

A mesa de abertura da atividade contou com a participação do secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba; da secretária da Educação, Eliana Estrela; do secretário Executivo de Cooperação com os municípios da Seduc, Márcio Brito; da coordenadora de Educação e Promoção Social (Mais Infância), Aparecida Prado; e da Coordenadora de Cooperação com os Municípios, Bruna Leão.

Criado em 2007, o Eixo de Literatura e Formação do Leitor da Seduc reconhece o texto literário como produto humano, com potencial dialógico e humanizador, em vez de um simples instrumento pedagógico para a aquisição da leitura e da escrita. Sobre este processo de criação, o secretário da Cultura, Fabiano Píúba trouxe um breve histórico.

“O PAIC é muito mais que uma política de governo, é uma política de estado. E, para além de uma política de estado, é uma conquista da sociedade cearense. Eu tive a alegria de participar lá no comecinho quando o secretário Maurício Holanda e a então secretária Izolda Cela, hoje nossa governadora, me convidaram para com a Fabiana Skeff propormos a criação de um Eixo de Literatura e Formação Leitora. Esta ação compreendia o Direito à Leitura e que toda criança tem direito a ler, para ampliar as suas capacidades críticas e inventivas, e a própria capacidade de ler, escrever, e reinventar o mundo”, destacou o secretário da Cultura Fabiano Piúba. “Parabenizo aqui a todos os escritores e escritoras, todos os ilustradores e ilustradoras, todos os designers e a equipe envolvida nesta premiação. Que venham mais e mais coleções nos próximos anos aqui para a Bienal, que é também a casa do PAIC”, finalizou.

Na ocasião, o secretário Fabiano participou da entrega dos troféus em homenagem aos escritores e escritoras da nova Coleção Paic, Prosa e Poesia. Dando sequência à atividade foi realizada a mesa “A Educação Literária como fomento para política de equidade cultural nas escolas do Cearã”, tendo como debatedores a Professora e Diretora da EdUECE e consultora do Mais PAIC, Cleudene Aragão, a escritora e autora do Livro Uma Princesa Diferente – Coleção Paic, Prosa e Poesia, Cristiane Sousa, o Editor Kelsen Bravos; o designer Daniel Dias, tendo como mediadora Sammya Santos Araújo, do Eixo de Literatura e Formação do Leitor COPEM – SEDUC.

“Muito feliz em ter conosco neste lançamento o secretário da Cultura, Fabiano Piúba, que foi um dos idealizadores, pensadores do Paic Prosa e Poesia. Parabenizo a cada um e cada uma das integrantes destes times aguerridos e determinados da COPEM e COEC por todo o trabalho desenvolvido no PAIC de todo o coração. Estar aqui fazendo esta homenagem e lançamento da Coleção dentro da Bienal do Livro é algo muito importante e simbólico, pois é por meio da Educação que se constrói uma vida mais justa e digna. E, ao abordar a diversidade trazendo o tema ‘De toda gente para todo o mundo’, a Bienal Internacional do Livro do Ceará articula-se às nossas políticas desenvolvidas pela Seduc, que priorizam a diversidade, a inclusão, o respeito e o diálogo com todas e todos”, reforça a gestora da pasta, secretária Eliana Estrela.

“O que nós queremos com o PAIC, o ensino médio, com o ensino superior é fazer com que as nossas crianças estejam na escola na idade certa e aprendendo como devem aprender. Para tanto, a Escola Pública deve ser referência, pois é a escola dos filhos dos trabalhadores. É por isso que nós trabalhamos. Sabemos que precisamos avançar ainda muito, mas que o caminho é este: a escola, um lugar dos sonhos, e os livros, a literatura, a biblioteca fazem parte deste espaço. É por meio dos livros que vocês se dedicam a escrever e ilustrar que fazem com que as crianças viagem, conheçam outro mundo, outra vida e façam dessa leitura e da escrita um hábito. Quem lê bem, escreve melhor. Quem sabe vocês não estão oportunizando que as crianças sejam também escritores, designers, se orgulhem deste trabalho que vocês fazem, pois nós nos orgulhamos de vocês, finalizou a secretária da Educação, Eliana Estrela.

Além do lançamento da Coleção, a Seduc segue com o seminário DoCEntes, que acontece dentro do Salão do Professor, de 15 a 18 de novembro, sob o tema “Os Futuros da Educação: contribuições para a superação das desigualdades”, que também dialoga com a proposta da Bienal, a Revista DoCEntes e a coleção de livros Educação do Ceará em Tempos de Pandemia.

Conheça abaixo os escritores agraciados no 8º Concurso para seleção de textos de Literatura Infantil:

CATEGORIA 1

Foguete de papelão Daniel Berg Diógenes Pereira
O pomar Tupiniquim Thais Evangelista Fernandes Brito
E o medo, que medo tem? Ana Paula Cordeiro Marques Rodrigues
Genoveva, afina a goela! Francisca Dalila Jucá Ferreira
Eu, Vovô e os números Maria Paula de Freitas Guimarães Santos
No caluje das galinhas Sebastião Martins Nunes
Caixa Rafael Cipriano Torres
Mamãe, será que voa? Kauanne Katila Moreira Braga
Tesouros no mundo Paulo Meireles Barguil
Iara: o cromossomo do amor Isaura Teles Martins
O Cactus na neve Clelia Maria Maier
Alfrabeto Georgiana Neves Moreno Silva

CATEGORIA 2

A Arara mentirosa Bruno Pereira Trajano
Serena Maria Tatiane de Sousa Freitas
As sapatilhas da bailarina Tita Vinícios Rocha de Souza
Lésima, a lesma Eduardo Américo Pedrosa Loureiro Júnior
A Tatuagem do Tatu Frederico Martins Brito
A descoberta de Caubi e Karuá Francisca Ferreira do Nascimento
A borboleta de lápis de cor Maria Juvenal dos Santos Ribeiro
Quanto tempo a Tata tem? José Ezequiel Costa Cordeiro
Trio Ternura e o Mistério do Arco-íris Stelio Torquato Lima
Adivinha quem sou eu? Neli Frutuoso Ferreira Raulino
O Sumiço do Algodão Lindomar Dias Leite
O porquinho voador Cristiane Xavier Lima

CATEGORIA 3

Travessia Fabiana Rocha Guimarães
O avião, o automóvel e a
Bicicleta
Francisca Tamyllis Bernardino Diogenes
Sonho azul Maria Eneliram Pinheiro
O furo da carapaça José Cupertino de Freitas Junior
Jacira Gleison Araújo de Castro
Zé Orfeu e a viola Mágica José Domingues Silva
Aquarela de Valores Fernando da Paixão
O Chifre do Unicórnio Maria Esther de Lima Dias
O mistério da pedreira da viúva Maria Leoneide Frutuoso Ferreira
Quem é o rei dos animais? Nádia Domingos de Aguiar
Matinta Pereira: a última história da vovó
Matheus Picanço Nunes
Tem família que tem Tiego da Silva Cruz

 

Para saber mais da programação da Bienal Internacional do Livro Ceará, basta acessar AQUI (programação sujeita a alterações).

XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará

De 11 a 20 de novembro, de 9 horas às 22 horas
Centro de Eventos do Ceará

Centro de Eventos do Ceará

facebook.com/BienalDoLivroDoCeara

instagram.com/bienaldolivroce

bienaldolivro.cultura.ce.gov.br