Bienal do Livro: escritoras indígenas debateram o futuro ancestral

15 de novembro de 2022 - 20:33 #

(Fotos: Chico Gadelha)

Mulheres indígenas debateram sobre o futuro ancestral, nesta terça-feira, 15/11, quinto dia de programação da XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Instituto Dragão do Mar. Antônia Kanindé e Merremi Karão conversaram na faixa de programação “Vozes Mulheres”, com mediação de Suene Honorato, na mesa temática “O Futuro é Ancestral”. Com o tema da diversidade em pauta, a Bienal do Livro segue com programação gratuita até domingo, 20/11, no Centro de Eventos do Ceará. Confira a programação completa em https://bienaldolivro.cultura.ce.gov.br/.

A representatividade indígena e feminina para discutir o caro tema do futuro, um futuro ancestral, projetado como um caminho a se revelar para o mundo. Em debate, a artista visual, poetisa e participante da mesa, Merremi Karão, pontuou que o tempo presente deve ser decisivo. “Eu resolvi não pensar no futuro. Decidi viver o momento que meu povo tem. Aprendi que é preciso plantar memória para escrever história”, declarou.

Merremi, que estará lançando seu livro nesta quarta-feira (16) na Bienal do Livro, trouxe também para o tema o debate político, quando perguntada sobre a criação do Ministério dos Povos Originários. “É uma plantação (a criação do Ministério). Essa virada política vejo como plantação e espero que seja fertilizada e brotada. O processo de demarcação minimizará a nossa dor. Para estar aqui hoje passamos por várias navalhas. Políticas públicas não são só saúde e educação, mas é viver com dignidade”, destacou.

A pauta da identidade indígena também foi abordada pela poetisa Antônia Kanindé, que reforçou a importância de se usar seu colar e cocar. Ao ler um poema que fez em momento de inquietação por ser questionada sobre sua vestimenta, ela frisou que os adereços estão para além de sua identidade. “Esses são símbolos de representação (o colar e o cocar), mas fazem a ponte do que é sagrado para meu povo”, ressaltou.

Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece de 11 a 20 de novembro de 2022 no Centro de Eventos do Ceará. Apresentada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), o evento acontece em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Programa Mais Infância, Universidade Estadual do Ceará, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, a Câmara Cearense de Livro e o Sindilivros CE. O apoio é da RPS Eventos, Sesc Senac, Banco do Nordeste Cultural, Universidade de Fortaleza, Unilab, Universitária FM, TV Ceará, Jornal O Povo/Vida e Arte, Fundação Demócrito Rocha, Pixels Educação Tecnológica, Instituto Juventude Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Fortaleza.