A BECE veio parar na Bienal e está presente também no mundo virtual

13 de novembro de 2022 - 21:46 # #

O espaço Arena Bece, organizado pela Biblioteca Estadual, não é apenas palco de apresentações, lançamentos, conversas, mas de instigantes saltos para o mundo digital. (Fotos: Gandhi Guimarães)

A XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, realizada pela Secretaria da Cultura e pelo Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), está a todo vapor desde sua abertura na sexta-feira, dia 11, e um dos seus espaços de destaque é a Arena Bece. Organizada pela Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o espaço traz uma programação constante e diversa, com eventos voltados para todas as idades. Uma das novidades apresentadas na Bienal é fruto de uma parceria que fez a Bece estar presente não apenas fisicamente no evento, mas também no mundo virtual.

Desde o sábado, dia 12, o site oficial da Bece (https://bece.cultura.ce.gov.br/) passou a trazer um tour virtual interativo pela Biblioteca, possibilitando aos internautas uma exploração à distância de todos os espaços do equipamento cultural de forma contínua. O tour foi criado e disponibilizado com acessibilidade para pessoas cegas, graças à audiodescrição feita pela equipe da Bece de todos os espaços do prédio. Visitantes da Arena Bece na Bienal podem fazer um tour ainda mais especial, com óculos de realidade virtual disponíveis para propiciar uma visão imersiva da Biblioteca.

E na segunda-feira, 14, às 18h, na Arena Bece, a Biblioteca vai dar um novo passo em sua presença no mundo virtual, com o lançamento de uma exposição da Biblioteca na plataforma virtual Google Arts and Culture, que poderá ser acessada gratuitamente de qualquer lugar do mundo. A iniciativa faz parte de uma parceria da gigante da tecnologia Google com o Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), que gere a Bece em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará).

Rachel Gadelha, diretora-Presidenta do IDM, é efusiva em sua explicação do que isso pode significar para a Biblioteca Pública. “Estarmos no universo digital com a chancela da Google, o que amplia muito as possibilidades e o alcance dos espaços públicos: para o turismo, para a pesquisa, para a fruição, para outras parcerias e para a ampliação de visibilidade. Fomos os primeiros, no Nordeste, a ter esse espaço na plataforma que já exibe, por exemplo, os acervos da Pinacoteca de São Paulo e do Masp. Ainda devem entrar no projeto o Complexo Ambiental Mirante do Caldas, na região do Cariri, sul do Ceará, e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC).”

O tema da exposição que abre a galeria da Bece no Google Arts and Culture é “As mulheres cearenses e o modo de fazer literatura” e conta com fotos do acervo de obras raras da Bece. A página da Bece na plataforma Google Arts and Culture ficará disponível no site bece.cultura.ce.gov.br a partir de segunda (14). Com isso, a Bece se juntará na plataforma ao Cineteatro São Luiz, presente desde maio, e ao Theatro José de Alencar (TJA), presente desde junho.

Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece de 11 a 20 de novembro de 2022 no Centro de Eventos do Ceará. Apresentada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), o evento acontece em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Programa Mais Infância, Universidade Estadual do Ceará, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, a Câmara Cearense de Livro e o Sindilivros CE. O apoio é da RPS Eventos, Sesc Senac, Banco do Nordeste Cultural, Universidade de Fortaleza, Unilab, Universitária FM, TV Ceará, Jornal O Povo/Vida e Arte, Fundação Demócrito Rocha, Pixels Educação Tecnológica, Instituto Juventude Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Fortaleza.