Parcerias da XIV Bienal Internacional do Livro ampliam alcance do evento e fortalecem políticas públicas

12 de novembro de 2022 - 21:12 #

Instituições públicas e privadas levam ações diversas para a programação, contribuindo não apenas para a atração do público, mas para a relevância da Bienal em áreas como educação, ciência, tecnologia e economia

A construção da Bienal Internacional do Livro do Ceará, uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e Instituto Dragão do Mar (IDM), só é possível de maneira coletiva, a partir da união de muitas frentes e esforços, não apenas por seu tamanho, mas pelas diferentes dimensões que o evento alcança – cultural, artística, política, econômica e educacional. Por isso, a cada edição, a lista de parcerias se renova, trazendo antigos e novos colaboradores, entre secretarias de Estado, dentro de um exercício de intersetorialidade, e instituições privadas. Em 2022, com o aguardado retorno ao formato presencial, todos voltam a se reunir para a 14ª edição da Bienal, de 11 a 20 de novembro, no pavilhão leste do Centro de Eventos do Ceará, sob o tema “De toda gente para todo mundo”.

Entre os parceiros de longa data, um dos destaques é a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), que há várias edições viabiliza atividades ligadas ao fomento da Educação dentro da programação – em especial voltadas a professores, educadores, pesquisadores e estudantes. Uma delas, por exemplo, será a homenagem, na quinta-feira (17/11), aos 36 escritores da Nova Coleção Paic, Prosa e Poesia, fruto do 8º Concurso Literário do Mais PAIC-2022. A ação faz parte do Eixo de Literatura e Formação do Leitor do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic). Essas e outras publicações, aliás, poderão ser conhecidas pelo público no estande da Seduc dentro da Bienal, a exemplo da Revista DoCEntes e da coleção de livros Educação do Ceará em Tempos de Pandemia.

Nesse mesmo tema, ressalte-se ainda o seminário DoCEntes, que acontece dentro do Salão do Professor, de 15 a 18 de novembro, sob o tema “Os Futuros da Educação: contribuições para a superação das desigualdades”, que também dialoga com a proposta da Bienal. “Ao abordar a diversidade trazendo o tema ‘De toda gente para todo o mundo’, a Bienal Internacional do Livro do Ceará articula-se às nossas políticas desenvolvidas pela Seduc, que priorizam a diversidade, a inclusão, o respeito e o diálogo com todas e todos”, reforça a gestora da pasta, secretária Eliana Estrela.

Outra parceria de sucesso neste ano é com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que leva uma série de atividades nas áreas do conhecimento científico, astronomia, educação e tecnologia. É a terceira edição da Bienal que a Secitece entra como parceira, encampando desde lançamento de livros e palestras até contação de histórias e visitas ao Planetário Móvel do IFCE.

Entre as palestras, destaque para as que acontecem no domingo (13/11), com a astrônoma mirim Nicolinha Oliveira e com o físico e astrônomo Heliomárzio Moreira, com mediação de Dermeval Carneiro (Planetário Rubens de Azevedo) e apresentação do secretário da Secitece, Carlos Décimo, às 16h. Durante as palestras, serão distribuídas mudas de plantas medicinais, do projeto Farmácia Viva, doadas pelo Instituto Centec. Já a visitação ao Planetário do IFCE estará disponível durante todos os dias da programação

Programações para todos os públicos

Também veterano, o Sistema Fecomércio é outro parceiro que não poderia deixar de estar presente nesta 14ª edição. Nos dez dias, tanto o Sesc como o Senac vão realizar uma série de atividades para públicos de todas as idades. Oficinas, rodas de conversa, espetáculos e contação de histórias estão entre as ações idealizadas pelo Sistema, em uma programação cujo foco é reforçar o papel da educação e, consequentemente, da leitura para quem almeja não apenas uma qualificação profissional, mas também a busca pelo conhecimento de modo geral.

Assim, no estande do Senac, por exemplo, os visitantes poderão conferir diversas obras da Editora Senac e das Edições Sesc, todas com desconto especial. São livros considerados referência em educação profissional, com foco em administração e negócios, artes, arquitetura, gastronomia, turismo, comunicação, desenvolvimento social, design e moda, entre outros temas.

É junto ao SESC, aliás, que chega outro parceiro de peso na 14ª Bienal do Livro, o Banco do Nordeste (BNB). Por meio do Banco do Nordeste Cultural, nova estratégia de atuação da instituição para a cultura, serão realizadas atividades na programação, como espetáculos de artes cênicas e contação de histórias. Participante da Bienal desde 2005, via patrocínios, o BNB retorna nesta edição para atuar de maneira direta.

“Para o Banco do Nordeste, investir em ações que fortaleçam o acesso da população à produção artística, que são janelas de exibição da produção dos estados e municípios de sua área de atuação, que apoiem as políticas públicas e consequentemente fortaleçam as cadeias produtivas das artes, é algo que vem ao encontro do seu principal objetivo institucional, que é o desenvolvimento da sociedade e população atendida”, resume Murilo Albuquerque, gestor do Banco do Nordeste Cultural.

Em consonância com essa fala, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Livros do Estado do Ceará (Sindilivros), João Frota, avalia a Bienal deste ano como um grande reencontro para quem não vive sem a leitura. “Esta Bienal já está sendo esperada há muito tempo, pois, como tivemos a pandemia, ficamos muito tempo sem esse encontro. Espero que todos se façam presentes, pois teremos muitas atrações, editoras, livrarias, estandes e várias manifestações culturais. Será um momento único. Leve a família e os amigos, que lá será o reencontro para os amantes dos livros”, convoca.

E por falar em comércio de livros, o assunto não estaria completo sem a parceria da Bienal com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME), por meio do projeto Cardlivro, que viabiliza verba pública para aquisição de livros dentro da Bienal pelos profissionais da rede pública de ensino. O recurso gira em torno de R$ 3,6 milhões, distribuídos em 18 mil Cardlivros no valor de R$200 para cada servidor contemplado.

Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece de 11 a 20 de novembro de 2022 no Centro de Eventos do Ceará. Apresentada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), o evento acontece em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Programa Mais Infância, Universidade Estadual do Ceará, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, a Câmara Cearense de Livro e o Sindilivros CE. O apoio é da RPS Eventos, Sesc Senac, Banco do Nordeste Cultural, Universidade de Fortaleza, Unilab, Universitária FM, TV Ceará, Jornal O Povo/Vida e Arte, Fundação Demócrito Rocha, Pixels Educação Tecnológica, Instituto Juventude Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Fortaleza.