XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará abre agendamento para visitações de escolas e instituições

26 de outubro de 2022 - 15:36 # #

Assessoria de Imprensa XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará

A Bienal acontece de 11 a 20 de novembro de 2022 aberta ao público, mas com a oportunidade de visita guiada para estudantes, professores, cuidadores e um público diverso de crianças, jovens e adultos. As inscrições vão até dia 4 de novembro. Foto: Felipe Abud

Um momento especial de contato com o livro e a leitura em um passeio cultural diferenciado, com a oportunidade de conhecer escritores e participar de diversas atividades. Essa é a Visita Guiada gratuita proporcionada pela XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e Instituto Dragão do Mar (IDM), que acontecerá de 11 a 20 de novembro de 2022 no Centro de Eventos do Ceará, sob o tema “De toda gente para todo mundo”. A Visita Guiada é voltada a escolas – públicas e particulares – e a instituições governamentais e não-governamentais interessadas em passear pelos corredores do maior evento literário do Estado e um dos maiores do País. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 4 de novembro, por diferentes canais, a depender da natureza da instituição – confira a lista logo abaixo. Para o público em geral, a Bienal terá acesso livre a toda a programação.

Por meio da Visitação Guiada, alunos da Educação Básica e pessoas vinculadas a outras instituições poderão ter acesso à ampla programação da Bienal do Livro, que inclui apresentações e espetáculos de literatura oral, encontro com escritores, contações de história e mediações de leitura, além da feira de livros com presença de editoras, livreiros, distribuidores e autores independentes.

Para escolas públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Fortaleza, o agendamento será realizado por meio do Sistema da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME); e para escolas públicas estaduais com sede em Fortaleza, por meio da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza. No caso das Escolas públicas estaduais sediadas nas macrorregiões do interior do Estado e Região Metropolitana, é preciso procurar as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação. Seguem os canais de inscrição:

Agendamento para Visita de escolas e instituições à Bienal Internacional do Livro do Ceará:

a) Escolas públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental – por meio do Sistema da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME);

b) Escolas públicas estaduais com sede em Fortaleza – pela Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza

c) Escolas públicas estaduais sediadas nas macrorregiões do interior do Estado e da Região Metropolitana – por meio das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação

d) Escolas públicas municipais do Interior do Estado – por meio do linkhttps://forms.gle/S7kC65NZ6rZH8rPUA

e) Escolas da rede privada de ensino e outras instituições – por meio do linkhttps://forms.gle/S7kC65NZ6rZH8rPUA

f) Instituições Governamentais e Não-Governamentais – por meio do linkhttps://forms.gle/S7kC65NZ6rZH8rPUA

“A Visita Guiada propicia a participação de estudantes e professores de escolas públicas, particulares e instituições que desenvolvem atividades formativas”, resume Maura Isidório, Coordenadora da XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará. “O contato com os livros, autores e autoras e com a mediação de leitura constituem uma importante estratégia para o desenvolvimento do gosto pela leitura, consequentemente do ensino, pois permite a vivência e experiência com a bibliodiversidade”, reforça.

A última edição da Bienal, realizada em 2019, recebeu 45 mil alunos e 950 escolas cadastrados previamente. Para este ano, a expectativa é de um número ainda maior. Além de crianças e adolescentes, outros públicos são esperados na visitação, como professores, cuidadores escolares, organizações e associações de bairros, gestores de bibliotecas e centros culturais comunitários, entre outros.

Para todos esses públicos, a Visitação Guiada constitui uma oportunidade importante, ao garantir uma logística que otimiza o tempo e torna a experiência dentro da Bienal mais produtiva. O recebimento e a circulação dessas centenas de pessoas com perfis tão diversos são organizados de maneira a assegurar conforto e o máximo de interação. O transporte dos grupos fica a cargo das instituições – no caso das escolas da rede pública de ensino, sob responsabilidade das Secretarias da Educação do Ceará (Seduc) e de Fortaleza (SME). A cada 20 pessoas no grupo, é necessário um responsável da instituição de origem. Proponentes devem aguardar retorno de confirmação, pois o dia e o horário serão analisados pela coordenação responsável pela visitação.

Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará será realizada de 11 a 20 de novembro de 2022 no Centro de Eventos do Ceará. Apresentada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), o evento acontece em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará. O apoio é da RPS Eventos, Universidade de Fortaleza, TV Ceará e Café Santa Clara.