XIV Encontro Mestres do Mundo, com homenagem a Gilmar de Carvalho chega nesta semana à Quixadá, Porteiras e Juazeiro do Norte

14 de junho de 2022 - 11:53

#CulturaPopular #EncontroMestresDoMundo #MestresDaCultura #Programação #TesourosVivos

Ascom Secult Ceará

 

Com o tema Tesouros de Gilmar, madeira matriz – em homenagem ao professor e pesquisador Gilmar de Carvalho -, o evento trará vivências, intercâmbios culturais com os Mestres da Cultura, apresentações artísticas, exibição de mini-docs, feiras de artesanato e gastronomia tradicional, em uma programação gratuita e aberta ao público.

Durante o mês de junho, os municípios de Fortaleza, Quixadá e Juazeiro recebem a XIV Edição do Encontro Mestres Mundo, evento estruturante da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), que reunirá os Tesouros Vivos da Cultura do Ceará, representados pelos 69 Mestres e Mestras da Cultura vivos, 13 grupos e 3 coletividades, reconhecidos como detentores dos saberes da cultura popular tradicional e do patrimônio imaterial do Estado do Ceará.

O Encontro Mestres do Mundo oferece uma vasta programação cultural gratuita e aberta ao público, durante os seis dias de evento, com atrações regionais e nacionais. A XIV Edição traz uma homenagem ao professor Gilmar de Carvalho, que se encantou em 17 de abril de 2021, e deixou um amplo legado com mais de 50 livros, sendo referência nacional na área de tradições e culturas populares. 

“O Encontro Mestres do Mundo é um momento de grande força, beleza e de compartilhamento de saberes e fazeres dos mestres e mestras da cultura do Ceará. É um encontro de experiência artística, cultural e educativa que movimenta as artes e ofícios desses senhores e senhoras, guardiões de saberes e de memórias ancestrais, ao tempo que são artistas contemporâneos. Neste ano, estamos realizando o Encontro em ambientes e cidades distintas, vinculando a programação à Rede Pública dos Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, no caso, a Biblioteca Pública, Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Casa de Saberes Cego Aderaldo e Vila da Música. Na Edição XIV, estamos homenageando o nosso querido Gilmar de Carvalho, professor e pesquisador que teve e tem um papel vital nas políticas culturais cearenses, em especial, a cultura popular e tradicional. Mais do que pesquisador, o Gilmar era amigo afetivo e presente na vida de muitos mestres e mestras da cultura. Portanto, é uma bela e justa homenagem ao nosso querido, também mestre, Gilmar de Carvalho”, enfatiza o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba. 

“Este encontro compõe as políticas públicas da Secult voltadas para a valorização do patrimônio cultural cearense, em especial na sua dimensão imaterial, que além das celebrações, lugares, formas de expressão, saberes e fazeres tradicionais das mestras e mestres, grupos e coletividades, guardiões de ofícios que nos remetem às memórias e histórias formadoras da nossa sociedade”, ressalta a coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secult CE, Cristina Holanda.

Tesouros de Gilmar – madeira matriz 

“O tema “Tesouros de Gilmar – madeira matriz apresenta um Gilmar vivo, presente, atuante, por meio de todo o legado que nos deixou, confirmando mais uma de suas teses: de que é possível permanecermos vivos por meio do que está perpetuado pela escrita. Tesouros de Gilmar, madeira matriz, se utiliza de uma intercessão de ida e vinda, de laços que se cruzam dos Tesouros Vivos e Encantados do Ceará com Gilmar e da escrita deste que os difunde, possibilita compreensão e reconhecimento, lhes deu e dá difusão e poderá estreitar laços com a juventude. Nos Tesouros Vivos temos a madeira matriz estética dos saberes ancestrais, não apenas guardados na memória mas, sim, na vida pulsante constituída pela fé, alegria e formas de resistir criando, recriando, reconstituindo no presente o que é urgente para si e/ou seu coletivo social. Esta edição, além de fomentar os Tesouros Vivos e Encantados, os Mestres/Mestras e seus saberes, reflete sobre as políticas de patrimônio e suas urgências, promove atividades formativas e atua de forma sensível sobre as singularidades destes homens e mulheres que promovem formas de vida socialmente sustentáveis; além de  trazer um momento de aconchego, memória, saudade e reconhecimento deste grande cearense que foi Gilmar de Carvalho” destaca Lourdes Macena, curadora do evento.

Encontro itinerante

Nesta quarta-feira, 14/6, das 8h às 12h, será a vez de Quixadá receber o XIV Encontro Mestres do Mundo – Tesouros de Gilmar, madeira matriz -, reunindo os mestres do Vale do Jaguaribe e Sertão Central, Sertões de Canindé e Maciço de Baturité. Reconhecida pelos seus monólitos, folguedos, mestres dos saberes e fazeres e Profetas da Chuva, Quixadá sediará a segunda parte do Encontro com atividades como a Exposição Valores do Meu Lugar, com abertura às 11h, na Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado. 

Das 9h às 11h serão realizadas as Rodas dos Mestres e Mestras, no no Espaço de Convivência Luiz Gonzaga, no campus do IFCE, seguidas da Terreirada, das 17h às 20h,  com apresentação do Reisado Boi Coração, do mestre Chico Emília, finalizando com o Forró dos Mestres com Luís Paulo de Quixeramobim, Terreiro Chico Emília.

Cariri – Porteiras e Juazeiro do Norte

A última parada do Encontro Mestres do Mundo será realizada nos dias 17 e 18/06, no município de Juazeiro do Norte, Região do Cariri. A programação do primeiro dia incluirá atividades no Quilombo dos Souza, em Porteiras. O último dia do evento reunirá apresentações do Congo de Milagres – Mestre Doca Zacarias, do Reisado Guerreiro Nossa Senhora Aparecida, do Coco da Mestra Marinez e Maria de Tiê, além da Roda dos Mestres, apresentações do Coco das Batateiras do Crato, Reisado dos Irmãos, da Banda Cabaçal Santo Expedito e o Cantando Marias. Finalizando as atividades, será a vez de prestigiar os mestres do Artesanato, na FEIRA DOS MESTRES, realizada em parceria  com a Associação Artesãos da Mãe de Deus e Mestres locais.

O XIV Encontro Mestres do Mundo é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com produção do Instituto Assum Preto, parceria com as Prefeituras de Quixadá e Juazeiro do Norte, as secretarias municipais e apoio do Fórum Cearense de Cultura Tradicional Popular  e da Comissão Cearense de Folclore. O Encontro recebeu em 2017 o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do IPHAN, pela sua importância na preservação e difusão do patrimônio imaterial cearense.

Confira a programação completa: www.secult.ce.gov.br/. 

 

 Serviço:

 

XIV Encontro Mestres do Mundo

 

Data: 7 a 18 de junho de 2022

 

Locais: Fortaleza, Quixadá e Juazeiro do Norte

 

Horário: 09h às 21h

 

PROGRAMAÇÃO  PORTEIRAS 

 

 DIA 17 DE JUNHO  | SEXTA – FEIRA 

 

“DO BARRO DO CHÃO” (GILMAR, 2005, p. 159) 

 

15h às 18h – Guerreiro Nossa Senhora Aparecida – Mestre Cosmo

                     –  Reisado Nossa Senhora da Conceição – Mestra Rosinha

                     – Coco Frei Damião – Mestra Marinêz

                     – Coco dos Souzas – Mestra Maria de Tiê

LOCAL: QUILOMBO DOS SOUZA, Porteiras

 

PROGRAMAÇÃO  JUAZEIRO DO NORTE 

 

 DIA 18 DE JUNHO  | SÁBADO

 

DAQUILO DE QUE SOMOS FEITO, (LIMA in GILMAR, 2011, p. 11)  

 

15h às 17h – Roda dos Mestres

LOCAL: Grupo Padre Cícero 

 

TIRINETE, ONDE O SERTÃO É MAIS SERTÃO (Inspirado em MIRANDA apud GILMAR, 2018, p. 8

 

18h às 22h  – Feira dos Mestres 

18h – ENCONTRO DE BANDAS CABAÇAIS DO CARIRI

19h – Coco das Batateiras do Crato

19h40 – Reisado dos Irmãos

20h20 – Banda Cabaçal Santo Expedito

21h – Cantando Marias convida Mestra Marinêz

LOCAL: Largo do Memorial,  Socorro. 

 

Classificação: Livre

Programação gratuita e aberta ao público

 

Site: mestresdomundo.org

@encontromestresdomundo