Projeto Caretas na Nuvem Reisado Infantil Boi Mandinga – A Cultura Popular Como Estandarte da Acessibilidade, Memória e Cidadania

14 de junho de 2022 - 09:26 #

Projeto Caretas na Nuvem Reisado Infantil Boi Mandinga

O Centro Mandinga na Ribeira, com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio do Edital de Fomento para Grupos dos Ciclos da Cultura Tradicional Popular do Ceará, sob coordenação da Célula Tradicional de Cultura Popular – CTPOP e Coordenadoria de Patrimônio Material e Memória – COPAM, lança o Caretas na Nuvem Reisado Infantil Boi Mandinga, um projeto inédito no estado do Ceará por convergir, em uma só ação, temas como preservação da cultura tradicional popular do território groairense, promoção da cultura infância e acessibilidade cultural.

Sob as lentes de smartphones e o protagonismo de crianças no processo de captação de imagens, o projeto lança o primeiro reisado infantil em formato digital com recursos de Audiodescrição e Libras. Fruto do diálogo entre a cultura popular e as novas tecnologias, entendendo o reisado como brincadeira e meio de experimentação, de socialização intergeracional entre mestres dos saberes e o público infantil, nasce o Caretas na Nuvem Reisado Infantil Boi Mandinga e junto com ele um produto de extrema relevância para manutenção das manifestações da cultura popular e a inclusão plena através da cultura.

O FILME
Com duração de 22 minutos e classificação livre, o filme registra a apresentação do Caretas na Nuvem Reisado Infantil Boi Mandinga e marca um novo tempo na cultura popular através da autonomia e autenticidade da criança; novas pisadas mas na mesma rítmica dos antigos mestres. Tecendo um diálogo para além da manutenção, transcendendo inclusive ao encantamento do verdadeiro sentimento do ser brincante, o espectador mergulha junto às crianças em um universo permeado de cantigas, relaxos, sapateados e trejeitos. O trabalho também revela os saberes e fazeres da cultura popular como espaço de promoção da acessibilidade atitudinal e inclusão social por meio da cultura.

O E-BOOK
O E-book Caretas na Nuvem Reisado Infantil Boi Mandinga se configura como um produto cultural na intensão de preservar a memória da prática do reisado infantil através de um catálogo fotográfico em formato digital.

ACESSO GRATUITO
Além de exibições do filme para alunos das escolas públicas do município de Groaíras, a obra ficará disponível em cartaz na plataforma YouTube no Canal Mandinga na Ribeira e na página do Instagram por meio da Bio do Coletivo @mandinganaribeira.

ACESSIBILIDADE CULTURAL É NOSSA ATITUDE.
O projeto foi pensado e desenvolvido a partir do conceito de acessibilidade atitudinal, adotando uma pedagogia de desconstrução de barreiras e preconceitos que emana da atitude e consciência de cada integrante do coletivo no processo de produção cultural. Além disso, o projeto garante o protagonismo de pessoas com deficiência, por meio da participação de crianças com deficiência intelectual e de mestres da cultura com deficiência física. Ao levantar o estandarte da acessibilidade cultural, o Coletivo Mandinga na Ribeira entrega o primeiro reisado infantil em formato digital com recursos de Audiodescrição e Libras.

ECONOMIA CRIATIVA
A geração de 10(dez) postos de trabalho diretos, entre técnicos e mestres da cultura popular, atribui ao projeto uma participação importante na promoção da economia criativa da região do Sertão de Sobral, através do recurso do Edital de Fomento para Grupos dos Ciclos da Cultura Tradicional Popular do Ceará, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

PROTAGONISMO INFANTIL
O projeto foi construído com base no protagonismo de 20 crianças de 05 a 12 anos, atendidas pelo Coletivo Mandinga na Ribeira, atuando de forma autônoma e autêntica no processo de criação do reisado infantil, bem como no processo de filmagem e captação de imagens através de dispositivos móveis e novas mídias. Tudo feito a partir do olhar da crianças.

FORMAÇÃO DE NOVOS BRINCANTES
Com vista na formação de novos brincantes, no diálogo entre os mestres mais antigos e a infância groairense, bem como na ampliação das referências culturais das crianças, o projeto ofertou 04 oficinas culturais no período de janeiro e fevereiro de 2022:
01 Oficina de Protagonismo Infantil no Áudio Visual – Ministrante: Fábio do Nascimento
01 Oficina Infantil de Sapateado Brincante; – Ministrante: Mestre Eliesio
01 Oficina Infantil de Relaxos e Cantorias do Reisado; – Ministrante: Mestre Domingos Crispim
01 Oficina de Manipulação das Figuras do Reisado (Boi, Burrinha) – Ministrante: Mestre Sansão

INÍCIO E TÉRMINO DO PROJETO
Janeiro à maio de 2022