Estação das Artes entra no clima de festa junina neste domingo (12)

10 de junho de 2022 - 17:12 # # #

Programação terá início às 9h e se estenderá até 14h, com feirinha de comidas típicas, arrasta pé, brincadeiras e quadrilha infantil. Foto: Felipe Abud

Alavantu! Anarriê! Chegou o mês de junho com suas maravilhosas festas, arraiás, quadrilhas e simpatias. E o Domingo da Estação não poderia deixar isso passar em branco, principalmente porque cai bem no Dia dos Namorados, 12 de junho, antecedendo a data que homenageia o nosso santo casamenteiro, Santo Antônio.

Para comemorar, o Complexo Cultural Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante – preparou uma programação recheada de delícias com uma feirinha de comidas típicas, além de diversão com pescaria, acerte o pato e muita música. E as novidades continuam: neste domingo, a programação se estende das 9h às 14h, para dar tempo de todo mundo chegar e aproveitar!

E, além desse São João, temos ainda mais motivos para comemorar. É que no dia 9 de junho de 1880 foi inaugurada a estação ferroviária que deu lugar à Estação das Artes em março deste ano. E a forma que encontramos para homenageá-la foi o fortalecimento da nossa presença no mundo digital, trazendo mais informações sobre os equipamentos que compõe o Complexo Cultural: o Mercado AlimentaCE, o Centro de Design, o Museu Ferroviário e a Pinacoteca do Ceará, além da novas sedes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (Iphan-CE). Para acompanhar as redes sociais, é só acessar no Facebook e Instagram @estacaodasartes.ce e @mercadoalimentace.

Programação

E olha pro céu, meu amor! Acorda! A festa começa é cedo, às 9h, na Gare. A DJ Deydianne Piaf vai animar o arrasta pé até às 12h, com muita música junina! Ela atua em Fortaleza como DJ desde 2015, já tocou na maioria das casas de festas da cidade. Piaf é personagem de Denis Lacerda, um fenômeno do teatro cearense, com passagem por várias companhias do Estado, vencedor do Prêmio Multishow de Humor 2014.

Às 11h, a quadrilha junina Arrastapezinho do Sertão vai mostrar toda a beleza dessa tradição que é a cara do Ceará. E, a partir de meio-dia, quem assume o palco são Os Muringa, um grupo de forró autêntico, criado em 2009, em Fortaleza. Entre as principais influências estão Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, Os Três do Nordeste e Flávio José. Ninguém pode ficar parado, tem que furar o chão do salão!

E não pense que vai faltar comida típica nesse arraiá! A Feira Gastronômica do Mercado AlimentaCE reunirá 20 expositores neste domingo! Das 9h às 14h, a promessa é um festival de sabores e diversidade, com delícias para todos os gostos, pois a expectativa é de muito matuto nesse arraiá. E ainda teremos as brincadeiras de pescaria e acerte o pato para garantir a diversão entre as crianças de todas as idades.

A meninada vai poder conferir também o espetáculo teatral “As Aventuras de João Sortudo”, da Cia Prisma de Arte. A peça é uma adaptação de um conto popular que usa fantasia e musicalidade para contar a história de João Sortudo, um jovem rapaz da mais pura inocência que, após muitos anos trabalhando em uma fazenda, é mandado de volta à casa de sua mãe. Durante o caminho passa por diversas situações que lhe trazem bons aprendizados. A Cia Prisma apresenta este espetáculo desde 2014, que recebeu uma nova roupagem com a direção do pesquisador Edivaldo Batista, tendo no elenco Raimundo Moreira e Gal Saldanha. O espetáculo tem a parceria do Sesc.

Sobre o Complexo Cultural Estação das Artes

O espaço abre ao público aos domingos com uma programação cultural gratuita, realizada das 9h às 14h. O projeto “Domingo na Estação” tem a proposta de apresentar o complexo cultural em uma construção coletiva desses espaços com o público cearense, além de oferecer atividades de lazer.

Com 67 mil m², o Complexo Cultural Estação das Artes implantará, gradualmente, os seguintes equipamentos: o Mercado AlimentaCE, o Centro de Design, o Museu Ferroviário e a Pinacoteca do Ceará, além da novas sedes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (Iphan-CE).

Serviço:

Domingo na Estação
Dia: 12/06/2022
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540, Centro
Gratuito
Obrigatória a apresentação do comprovante de vacina contra a Covid-19 conforme decreto estadual vigente
Mais informações: @estacaodasartes.ce, @mercadoalimentace, @secultceara e @institutimiranteceara

Programação completa:

As aventuras de João Sortudo – Cia Prisma de Artes