Comapoio da Secult, 8º Festival Internacional de Circo do Ceará leva espetáculos a Itapipoca

10 de junho de 2022 - 15:30 # #

Ascom 8º Festival Internacional de Circo do Ceará

Com acesso gratuito, a programação em Itapipoca acontece de 14 a 16 de junho com apresentações artísticas e oficinas do eixo de formação Luz no Picadeiro. Todos os detalhes podem ser conferidos no site: www.festivaldecircoceara.com. Imagem: O Grande Salto,  por Vaca Azul.

Itapipoca vai receber de 14 a 16 de junho (terça a quinta-feira) a programação artística do 8º Festival Internacional de Circo do Ceará. Com início sempre às 19h, os espetáculos circenses de artistas cearenses, nacionais e internacionais serão apresentados no dia 14, no Distrito de Assunção e nos dias 15 e 16 de junho na Avenida Anastácia Braga, em frente à sede da Prefeitura Municipal. Na quinta-feira também haverá espetáculo às 19h na Praia da Baleia. Toda a programação tem acesso gratuito!

Além de espetáculos, o festival desenvolve anualmente o eixo de formação Luz no Picadeiro. As oficinas são gratuitas e acontecem de forma presencial em Paracuru, Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca e Canoa Quebrada (Aracati). Algumas permanecem com inscrições abertas. Todos os detalhes podem ser conferidos no site do festival: www.festivaldecircoceara.com. Em Itapipoca, ainda estão abertas as inscrições para a Oficina de Queda e Cascata, que será conduzida por João Rocha, do Mato Grosso do Sul, nos dias 14 e 15 de junho, das 8h às 11h, e para a Oficina Palhaço e Movimento, com o argentino Sebastian Godoy, nos dias 14 e 15 de junho das 14h às 17h, ambas na Casa de Teatro Dona Zefinha.

O festival já passou por Canoa Quebrada, Paracuru e Croatá, distrito de São Gonçalo do Amarante. Depois de Itapipoca, o evento encerra a 8ª edição em Fortaleza nos dias 18 e 19 de junho. Além dessas cidades, o Festival terá programação também em Santana do Acaraú no dia 10, Jucás no dia 17 e Quixadá no dia 19, com matinês gratuitas em circos tradicionais em circulação. E no dia 20 de junho estará em Maracanaú, na Praça Waldemar de Alcântara, para uma noite de apresentações também gratuitas em parceria com o projeto Palco Aberto, realizado pelo Grupo Garajal.

Nesta edição, o festival conta com mais de 70 apresentações de 47 trabalhos diferentes de mais de 40 grupos e artistas de 3 países (Brasil, Argentina e Espanha). Do Brasil, são participantes de 5 estados do Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste (Ceará, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo). Os cearenses em cena no festival são de Fortaleza, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Russas e Itapipoca.

Apresentado pelo Ministério do Turismo e Atacadão, o 8° Festival Internacional de Circo do Ceará é financiado via Lei de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio do Grupo Dass, da Lunelli, apoio institucional das Prefeituras Municipais de São Gonçalo do Amarante, de Paracuru e de Itapipoca, e do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura. Apoio da Jaguatêxtil, da Multicor e da Parlare e parceria da BG Soluções Sociais. Agradecimentos: Enel. Realização: Iluminura Produtora Cultural, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Há quatro edições o Festival Internacional de Circo do Ceará é apresentado pelo Atacadão, maior atacadista brasileiro em número de lojas, presente em mais de 170 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com uma história de 59 anos e cerca de 62 mil colaboradores, a empresa tem cerca de 250 unidades de autosserviço e mais de 33 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, integrando o canal de vendas online do próprio Atacadão com uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado.

APRESENTAÇÕES EM ITAPIPOCA

DIA 14/06 (Terça-feira)

19h – Distrito de Assunção

Suspiros e Burbujas – Companhia Laguz Circo e Teatro (Fortaleza)

DIA 15/06 (Quarta-Feira)

19h – Av. Anastácio Braga (Em frente à Prefeitura)

Varieté

Charanga da noite – Banda de Música de Itapipoca com participação de Tetê Purezempla (São Paulo)

Cotidiano Nordestino – Companhia Laguz Circo e Teatro (Fortaleza)

Pé no ar, pé no chão – Edi Soriano e Dudu Sousa (Itapipoca)

Roda – Rapha Santacruz (Pernambuco)

Show de Variedades – Waxl Circo (Itapipoca)

Rodando a saco – Circo Eguap (Argentina)

Zé Ninguém Azarado – Zé Ninguém (Fortaleza)

Axis36 – La Fem Fatal (Espanha)

DIA 16/06 (Quinta-Feira)

19h – Praia da Baleia

Rodando a saco – Circo Eguap (Argentina)

19h – Av. Anastácio Braga (Em frente à Prefeitura)

Varieté

Charanga da noite – Banda de Música de Itapipoca

Ode ao Instante – Tetê Purezempla (São Paulo)

A Trupe do Carrapicho – Aquarela Entretenimento (Fortaleza)

A vida por um fio – Força Capilar – Samara Brasil (Fortaleza)

Nossa Quebrada – Cia Ikannús (Itapipoca)

Yoyo – Sebastian Godoy (Argentina)

Stay Alive – La Fem Fatal (Espanha)

O Grande Salto – João Rocha (Mato Grosso do Sul)

SERVIÇO

8º Festival Internacional de Circo do Ceará – Até 19 de junho: Em Itapipoca (14 a 16/06) e Fortaleza (18 e 19/06). Informações através do site (https://www.festivaldecircoceara.com/) e redes sociais do evento: Instagram (@festivalcircoceara) e Facebook (@festivaldecircodoceara). Contatos: (88) 98151-7300. E-mail:  festivaldecircoceara@gmail.com.