Secult Ceará realiza Seminário “Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade” nesta terça (7)

2 de junho de 2022 - 10:48

Com o tema Cultura e Natureza para o Desenvolvimento Regional, será realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), na próxima terça-feira (7), o Seminário “Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade”. A atividade ocorrerá no Centro de Convenções do Cariri, em Crato, e contará com a presença do secretário da Cultura do estado, Fabiano Piúba, do reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Lima Júnior, de prefeitos e secretários da região do Cariri, além de representantes de instituições parceiras. (Foto: Augusto Pessoa)

Na ocasião, será realizada a assinatura da Carta Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade: um projeto para o desenvolvimento econômico e sustentável da região e o papel dos municípios e das instituições sociais, a fim de que seja repactuada a Campanha da Chapada do Araripe como patrimônio da humanidade. Este evento é resultado da parceria com a Fundação Casa Grande, GeoPark Araripe, Universidade Regional do Cariri (URCA), Fecomércio Ceará, Instituto Dragão do Mar (IDM) e Instituto Mirante, além das secretarias estaduais de Meio Ambiente (Sema) e de Turismo (Setur).

“A Chapada do Araripe é um patrimônio cultural e natural cearense. Todos nós sabemos e temos esse pertencimento. A proposta de chancela de patrimônio da humanidade pela UNESCO, proposição que reúne a SECULT Ceará com a Fundação Casa Grande, URCA e Fecomércio, faz parte de um projeto estratégico para o desenvolvimento econômico e sustentável da região, compreendendo a diversidade cultural do Sertão do Cariri e a riqueza natural da Chapada do Araripe. Na verdade, trata-se de uma oferta cariense para o mundo, pois já nos reconhecemos como patrimônio da humanidade. É um presente do Ceará para o Brasil e para o mundo. Nesse processo, ao longo dos últimos anos, desenvolvemos com a URCA uma pesquisa para subsidiar o dossiê da candidatura e aprovamos no Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará – COEPA/SECULT, a chancela estadual da Chapada do Araripe como Paisagem Cultural Cearense. Estaremos também renovando o pedido junto ao IPHAN, para que nosso território se insira na lista indicativa do Brasil para Patrimônio da Humanidade da UNESCO. O Seminário é mais um passo nessa empreitada. Nosso objetivo, além do debate e da reflexão em torno desse grandioso projeto, é renovar o compromisso político e a corresponsabilidade institucional do Governo do Estado com as prefeituras e instituições acadêmicas, sociais e culturais da região para integração de esforços e pactuação pelo reconhecimento internacional de nossa candidatura, bem como para a gestão compartilhada deste território mágico, sagrado de expressão e de pertencimento de nossa identidade cultural. Para tal, sairemos do seminário com a Carta Chapada do Araripe, assinada por um conjunto de instituições comprometidas com o desenvolvimento social, econômico e sustentável da região”, destaca o secretário da Cultura Fabiano Piúba.

Com o objetivo de pactuar e mobilizar institucional e politicamente a região, com seus atores sociais e culturais, incluindo instituições públicas, privadas e do terceiro setor, a fim de renovar o pedido junto ao Iphan para inclusão na lista de indicação da Chapada do Araripe como patrimônio a ser reconhecido pela Unesco, o evento possibilitará o debate sobre o projeto da Chapada do Araripe na perspectiva do desenvolvimento econômico, social e sustentável para a região, pensando em como a candidatura da Chapada do Araripe tem a ver com o desenvolvimento da região. “Consideramos a potencialidade de patrimônio cultural, pois o sertão do Cariri é rico em sua diversidade artística, cultural, e de expressões e manifestações populares e tradicionais, mas também possui uma riqueza enquanto patrimônio natural”, ressalta Fabiano.

O Ceará é um dos estados pioneiros com lei específica, sancionada pelo então governador Camilo Santana, para a Chancela de Paisagem Cultural Cearense. A Chapada do Araripe teve aprovada, em 10 de março, pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará (Coepa) a primeira chancela como Paisagem Cultural do Ceará.

Programação
Além da assinatura da carta, o evento traz uma programação mais técnica, fechada para convidados, que inicia no dia 6, no Complexo Ambiental Mirante do Caldas, com especialistas que irão compartilhar os avanços e o percurso até o atual momento, tanto da pesquisa feita sobre a Chapada quanto da criação da Chancela Estadual de Paisagem Cultural. A partir daí, serão definidos conceitos, métodos e estratégias políticas e institucionais junto ao Iphan, a Unesco e outras instituições, tendo a meta de que, ainda neste ano, a Chapada do Araripe seja inserida na lista das candidaturas do Brasil.

Já no dia 7, terça-feira, o seminário trará atividades abertas ao público, com mesas sobre a lei da paisagem cultural, o patrimônio da humanidade, com o compartilhamento de experiências e o debate sobre o significado e a relevância desta Chancela. O evento contará com nomes como a arquiteta urbanista, consultora em patrimônio e políticas culturais, Jurema Machado, que já foi diretora da Unesco no Brasil e presidenta do Iphan, representando a Universidade de Coimbra estará presente a pesquisadora Conceição Lopes e, ainda, o consultor e especialista em Patrimônio Cultural Luiz Fernando Lopes. O Seminário tem a curadoria do sociólogo Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura.

Pensando no desenvolvimento sustentável, cultura e meio ambiente, o evento contará ainda com uma mesa com o biólogo e presidente do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), João Paulo Capobianco, ex-secretário Nacional de Biodiversidade e Florestas e Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente entre 2003 e 2008, além de apresentações de instituições da região que falam sobre como cada ambiente e espaço poderá colaborar para o plano de gestão e desenvolvimento da Chapada do Araripe como patrimônio da humanidade.

Foto: Hélio Filho.

 

Curadoria
O seminário conta com a curadoria do sociólogo e ex-ministro da cultura Juca Ferreira, consultor em políticas públicas de cultura e meio ambiente. “Juca colabora conosco numa consultoria para o projeto como um todo da Chapada do Araripe. Contamos com a inteligência, competência e capacidade do ex-ministro da Cultura para esse projeto tão relevante para a cultura do Ceará”, pontua o secretário Fabiano.

Mostra Internacional de Patrimônio e Turismo Chapada Cultural do Araripe
Além do Seminário, a região do Cariri sediará nos dias 3, 4, e 5 a Mostra Internacional de Patrimônio e Turismo Chapada Cultural do Araripe, organizada pela Fundação Casa Grande, com patrocínio da Secretaria de Turismo do Ceará e parceria da Secult Ceará, dentre outras instituições. Na ocasião, serão discutidos o processo e os procedimentos para o avanço da candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio Mundial.

Seminário Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade
Cultura e Natureza para o Desenvolvimento Regional
Data: Dia 07 de junho 2022
Local: Auditório do Centro de Convenções do Cariri (Av. Padre Cícero, 4400, Crato-CE)
Aberto ao público

Ficha de Inscrição para o dia 7 – Seminário CHAPADA DO ARARIPE / PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE: Cultura e Natureza para o desenvolvimento da Região

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – Dia 07 de junho 2022

SEMINÁRIO CHAPADA DO ARARIPE COMO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE: Cultura e Natureza para o desenvolvimento da Região
Local: Complexo Ambiental Mirante do Caldas Horário: 08h às 18h
Público: fechado para pessoas convidadas
Formato: presencial

PROGRAMAÇÃO

07 DE JUNHO 2022

Local: Centro de Convenções do Cariri
Horário: 9h às 18h
Público: Aberto
Formato: Presencial

9h às 11h: Assinatura da Carta Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade: um projeto para o desenvolvimento econômico e sustentável da região e o papel dos municípios e das instituições sociais.
Secretário Fabiano Piúba, Secult-CE – Secretário Artur Bruno, Sema-CE – Secretário Arialdo Pinho, Setur-CE – Reitor Lima Junior, URCA – Alemberg Quindins, Fundação Casa Grande – Associação de Prefeitos do Ceará – Região Cariri Prefeitos dos 29 Municípios do Cariri

14h às 16h: Paisagem Cultural e Patrimônio da Humanidade: experiência, significado e relevância. – Jurema Machado (Arquiteta Urbanista – Consultora em patrimônio e políticas culturais); – Luiz Fernando Almeida (Consultor – Especialista em Patrimônio Cultural) – Conceição Lopes (Universidade de Coimbra); – Patrício Melo – URCA – Mediação: Juca Ferreira, Consultor do Mirante do Caldas / IDM.

16h – 17h30: Instituições e iniciativas para o desenvolvimento sustentável da região – Eduardo Guimarães, URCA/Geopark Araripe UGGP – Júnior Santos, Fundação Casa Grande – Alemberg Quindins – SESC – Rosely Nakagawa, Centro Cultural do Cariri – Rachel Gadelha, Instituto Dragão do Mar (Complexo Ambiental Mirante do Caldas, Complexo Ambiental Caminhos do Horto e Vila da Música) – José Flávio, Instituto Cultural do Cariri – Rosário Lustosa, Instituto Cultural Vale do Cariri Mediação: Josier Ferreira, URCA / Casa de Saberes de Barbalha

Debate 17h30 – 18h: Relatoria e Encerramento Relatoria: Alênio Carlos Alencar, Lucineide Marquis e Simone Silva Cerimonial: Luiz Aurélio e Ramires Albuquerque *Programação sujeita à alteração

Foto: Augusto Pessoa.