Sobrado | Abertura da Exposição ‘Invisuais’, com pinturas realizadas por artistas cegos, acontece no Sobrado Dr. José Lourenço no dia 28 de maio, às 10h.

25 de maio de 2022 - 09:47

 Equipamento cultural lança uma nova exposição com pinturas dos artistas visuais cegos Andriola, Ariel, Kiko, Sant’ana e Souza Ana, através da curadoria do artista Dias Brasil.  

Dando continuidade à sua atuação no cenário das artes visuais cearenses, o Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento cultural vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, lança neste sábado, 28/05, às 10h, a Exposição Invisuais, que traz o protagonismo de artistas cegos na realização de pinturas e experimentos na linguagem visual

Há sempre outros modos de ver e experimentar o mundo. A arte nos apresenta esses novos caminhos, mas mesmo ela se encontra em dívida para incluir outras perspectivas em sua produção. Quantos artistas cegos você conhece? Quais as imagens que interessam a um artista cego? Essas perguntas geram questionamentos também nos próprios artistas cegos, que por não ter acesso a oportunidades que estimulem sua criação artística, não se sentem autorizados a exercê-la.

‘Invisuais’, a nova exposição do Sobrado Dr. José Lourenço, apresenta Andriola, Ariel, Kiko, Sant’ana e Souza Ana, artistas cegos que descobriram na pintura uma forma de expressão. Em comum, todos carregam histórias de perda e descoberta de outros caminhos. A visão com os olhos está ausente de suas vidas – alguns convivem com esta condição desde o nascimento, outros desenvolveram-na ao longo do tempo – mas, em meio à frustrações, dramas e dificuldades, o caminho da arte surgiu.

Dias Brasil, artista visual com experiência em diversas linguagens da arte, como fotografia, pintura e escultura, assina a curadoria da exposição e é uma figura indispensável no processo de criação dos artistas aqui reunidos. No período de 2018 a 2021, ele idealizou o Projeto Cores da Arte, em parceria com o Instituto dos Cegos do Ceará, que procurou despertar e estimular pessoas cegas a se expressarem pela arte. O Projeto apresentou oficinas de História da Arte e também de experimentação artística, estimulando os alunos a buscar suas memórias visuais do passado e criar seus próprios desenhos.

Andriola, Ariel, Kiko, Sant’ana e Souza Ana apresentam, cada um à sua maneira, formas de experimentar o mundo da arte. Em desenhos abstratos, traços de rostos, ou mesmo tintas lançadas à mão sobre a tela, os artistas encontram caminhos para nos mostrar novas perspectivas, para que nós possamos compreender um pouco mais sobre suas trajetórias.

INVISUAL é uma palavra comum em Portugal, mas que no Brasil ainda é pouco corriqueira. A grafia da palavra aproxima-se de visual, um diálogo que a exposição visa produzir – levar pessoas cegas a também desenvolver imagens. Propomos um encontro da arte de pessoas cegas com um público diverso, a apresentação de novas perspectivas na produção e difusão da arte, para que ela possa cada vez mais abarcar a multiplicidade do mundo. 

A exposição tem seu lançamento neste sábado (28/05) e permanece em cartaz no Sobrado Dr. José Lourenço até o dia 16/07, junto à Exposição Lembrança de Algum Lugar, com obras de Paula Siebra e da Mostra Sobrado Dr. José Lourenço – Percursos Históricos, que aborda a memória e história da edificação. 

 

SOBRE O CURADOR

Dias Brasil enveredou nas artes visuais pelo universo da imagem, tendo estudado fotografia e cinema na Casa Amarela (UFC – 1984), em aulas ministradas por Eusélio Oliveira. Paralelamente, realizou suas primeiras experiências nas artes plásticas, exercitando o desenho e a pintura. Em 2011, estudou desenho acadêmico e pintura sob a orientação de William Barreto e Anquises Queiróz. Realizou também experimentações, desconstruindo as imagens, com manchas, volumes e composições plásticas, além de travar contatos com outros artistas e visitar ateliês e exposições. A partir de então, passa a dedicar-se profissionalmente ao ‘metier’ das artes plásticas e visuais, montando ateliê e dando continuidade a suas pesquisas pictóricas. Formou-se em Desenho e Pintura pelo Núcleo de Pós-Graduação e Educação da Universidade de Fortaleza, UNIFOR (extensão – 2014), com o professor Edu Oliveira, aprimorando seus conhecimentos. Fez oficina de escultura no MIS, participou do workshop “Pensamento criativo e conceitualização”, com o professor Charles Watson (Escola de Artes Visuais do Parque Lage) Rio de Janeiro, na Galeria Multiarte (2015), no Museu da Fotografia faz várias oficinas, em destaque, fotografia estendida, com Maíra Ortins (2019). Intensificando sua participação no circuito de arte e fazendo parte, com frequência, de exposições coletivas e individuais. Trabalha com: Desenhos, pintura, escultura, mosaico, fotografia, vídeos, porcelana, murais e arte digital. Dias Brasil também desenvolveu o projeto de arte inclusiva com pessoas cegas, chamado Cores da Alma, agora CORES DA ARTE, projeto esse que abordou história da arte, desenho e pintura, em parceria com o Instituto de Cegos do Ceará, no período de 2018 a 2021. Dias procurou identificar, despertar e capacitar essas pessoas para transformá-los através da arte, artistas invisuais independentes, melhorando sua autoestima e auto expressão, gerando através destas ações trabalho e renda. Agora o projeto Cores da Arte segue em nova parceria. (Espaço de Arte Caviver). 

 

SERVIÇO

Abertura da Exposição “Invisuais”, de Andriola, Ariel, Kiko, Sant’ana e Souza Ana

Curadoria de Dias Brasil

Local: Sobrado Dr. José Lourenço – Rua Major Facundo 154, Centro, Fortaleza

Abertura: 28 de maio de 2022, 10h às 13h. Último horário para entrada às 12h30

Período de exposição: 28 de maio –  16 de julho, 2022

De terça a sexta de 9h às 16h (acesso até às 15h30) e sábado de 9h às 13h (acesso até as 12h30)

Gratuita e aberta ao público

Instagram @sobrado154