Porto Iracema das Artes realiza 3ª edição da Jam Session “Maré Alta”, com música e performances de dança

25 de maio de 2022 - 08:46 # #

Ascom Porto Iracema das Artes

Atividade, desenvolvida no âmbito do Laboratório de Dança, promove um espaço de liberdades artísticas e improvisações de dança

Em momento de partilha do processo de investigação do projeto “Mar é House”, participante da 9ª edição do Laboratório de Dança, a Escola Porto Iracema das Artes — Instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza a terceira edição da Jam de dança “Maré Alta”. A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre nesta sexta-feira, 27 de maio, das 17h30 às 21h, na lateral da Escola.

A atividade é um momento dançante de liberdade artística, aberto para qualquer pessoa que queira improvisar novos passos de dança em um ambiente multiartístico.

Desenvolvido na 9ª edição do Laboratório de Dança com tutoria de Andréia Pires, o projeto “Mar é House”, de Luiz Paulo Aragão, Jonatas Joca e Rafael Lima, traz nesta atividade uma experiência diferente de dança que, que se pauta pelo improviso e é guiada pelos sons de House Music, Boom Bap e Funky Music.

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, o programa mais uma vez conta com o Patrocínio Master da Cagece, além do Patrocínio das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e o Apoio da Termaco, com Parceria da SG Soluções Sociais.

Sobre o projeto “Mar é House”

Pesquisa artística realizada por Luiz Paulo Aragão, Jônatas Joca e Rafael Lima, de Fortaleza, promove provocações dramatúrgicas sobre o território das danças urbanas no intento de extrapolar a cultura House, aproximando-a das linguagens vernaculares, atravessando-a das danças afro diaspóricas, re-territorializando-a ao cenário da cidade da luz e ao movimento das marés dançantes festivas e locais.

Sobre a tutora Andréa Pires

É mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduada em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e técnica em Dança pelo Curso Técnico em Dança da Escola Porto Iracema das Artes. Pesquisa dramaturgias diversas num contexto expandido e interessado pelo corpo no âmbito das Artes Cênicas. Integra a Inquieta Cia e transita por diversos projetos como diretora, dramaturgista e coreógrafa.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação do Governo do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes realiza 3ª edição da Jam Session “Maré Alta” com performance de dança
Quando: 27 de maio, sexta-feira, de 17h30 às 21h
Onde: Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema).