Porto Iracema das Artes prorroga inscrições para a 10ª edição dos Laboratórios de Criação; confira novo cronograma

17 de maio de 2022 - 08:52 # #

Ascom Escola Porto Iracema das Artes

O prazo, agora, segue até às 23h59min do próximo domingo, 22 de maio. As inscrições devem ser feitas no site da Escola

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — estende por mais quatro dias o prazo para inscrições na 10ª edição dos Laboratórios de Criação. As pessoas interessadas podem se inscrever e submeter projetos artísticos até às 23h59min do próximo domingo, dia 22 de maio.

Com a alteração do prazo de inscrição, outras etapas também sofrerão mudança de data. Agora, o resultado preliminar da primeira fase, de Análise dos Documentos, será divulgado no dia 25 de maio, com período para apresentação de recursos entre os dias 26 e 28 de maio. O resultado final desta primeira fase será divulgado no dia 30 de maio.

>>> Confira o novo cronograma clicando AQUI.

>>> Confira os regulamentos de cada Laboratório nos links abaixo:

ARTES VISUAIS

CINEMA

DANÇA

MÚSICA

TEATRO

As inscrições podem ser feitas clicando nos links abaixo:

>> LABORATÓRIO CENA 15 – CINEMA

>> LABORATÓRIO DE DANÇA

>> LABORATÓRIO DE TEATRO

>> LABORATÓRIO DE MÚSICA

>> LABORATÓRIO DE ARTES VISUAIS

Vagas afirmativas e mais oportunidades para o interior do Estado

Nesta edição segue a determinação, iniciada em 2021, de 50% de projetos e artistas selecionados serem do interior do Ceará e a destinação de metade das vagas, em todas as áreas, para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneros, não binárias e pessoas com deficiência.

Podem participar do processo seletivo pessoas a partir dos 18 anos, com residência comprovada no Ceará há pelo menos dois anos. No caso do Laboratório CENA 15 – Cinema, a idade mínima é a mesma para as modalidades Nordeste e Nacional, mas no caso da primeira será preciso comprovar residência mínima de dois anos em estados da região Nordeste, exceto Ceará, e na segunda, apresentar comprovante de residência nas outras quatro regiões do Brasil (Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste), exceto Nordeste.

O programa formativo tem duração de sete meses. Nesse período, há uma bolsa no valor de R$1.000,00 para até três integrantes dos projetos, orientação coletiva e individual com tutores escolhidos de acordo com as poéticas de cada pesquisa, formação por meio de oficinas específicas e aulas abertas, além de todo o apoio estrutural da Escola.

Conheça os processos seletivos dos Laboratórios de Criação

Ao todo, os Laboratórios de Criação recebem projetos em cinco linguagens artísticas. Para o Laboratório de Música serão selecionados quatro projetos em cada linguagem. Neste ano, a novidade é que os Laboratórios de Dança e Teatro, terão seis projetos selecionados cada um deles, dois a mais do que nas edições anteriores. Em Cinema, serão aprovadas seis propostas de roteiros de longa-metragem de ficção, quatro do Ceará, uma do Nordeste e outra da modalidade Nacional, proveniente de estados das demais regiões.

O Laboratório de Artes Visuais segue formato iniciado em 2019, com duas temporadas: a formativa e a investigativa. A primeira equivale a um curso de 7 meses, dividido em sete eixos temáticos, um a cada mês. A segunda temporada corresponde ao modelo tradicional dos Laboratórios de Criação do Porto, com o desenvolvimento dos projetos artísticos selecionados previamente. Na seleção de 2021, 30 artistas foram selecionados (as) para a primeira temporada e, ao final dela, os que tiveram 75% de aproveitamento das atividades submeterão projetos de artes visuais a serem avaliados por uma comissão específica, que escolherá quatro projetos entre os que serão desenvolvidos na Edição 2022 (Temporada Investigativa) dos Laboratórios.

Os critérios para se inscrever no Laboratório de Artes Visuais são os mesmos das demais linguagens. A diferença é que, agora, os(as) candidatos(as) selecionados pela Temporada Formativa não precisam submeter projeto. Para os demais, as etapas seguidas serão as mesmas dos outros Laboratórios: Análise dos Documentos, Avaliação Técnica e Avaliação Final. Os(as) artistas selecionados(as) que residirem no interior do Estado terão garantidos, pela Escola, o custeio de deslocamento, hospedagem e auxílio-alimentação para a participação nas atividades presenciais em Fortaleza.

Assim como na edição de 2021, os Laboratórios de Criação da Escola reservam, no mínimo, 50% das vagas do estado do Ceará, consideradas na 2ª e na 3ª etapas, para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneros, não binárias e pessoas com deficiência. Além disso, metade das vagas será preenchida por artistas e grupos do interior do Estado.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Escola Porto Iracema das Artes prorroga inscrições para a 10ª edição dos Laboratórios de Criação
Quando: Inscrições podem ser feitas até às 23h59min do dia 22 de maio de 2022
Onde: Site da Porto Iracema das Artes
Gratuito e aberto ao público

Em caso de dúvidas, entre em contato com a coordenação do respectivo Laboratório de Criação por e-mail:
– Laboratório de Artes Visuais: labartesvisuais.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório CENA 15 – Cinema: cena15.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório de Dança: labdanca.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório de Música: labmusica.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório de Teatro: labteatro.portoiracema@idm.org.br