Setor de Periódicos da Biblioteca Pública é destaque em live nesta quinta-feira (12)
12 de maio de 2022 - 14:35

A live será transmitida ao vivo no Youtube
O programa “Acervo em Evidência” da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), traz na sua edição de maio, o rico acervo do setor de Periódicos. A professora Ana Isabel Cortez, abordará o tema “Os jornais e a ferrovia no Ceará: os itinerários no setor de Periódicos da Bece”, no dia 12 de maio, a partir das 15h, no Youtube da Bece. A mediação será feita por Rodrigo Ribeiro, historiador e Coordenador de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da Bece.
O setor Periódicos da Biblioteca Pública reúne um relevante acervo de jornais, revistas e outros periódicos e coloca à disposição dos pesquisadores e demais usuários jornais locais correntes e retrospectivos, revistas, boletins informativos, anais, anuários estatísticos, relatórios etc.
“O Acervo em Evidência tem o propósito de apresentar a diversidade documental da Bece e as temáticas de estudo que podem intuir aos pesquisadores das várias áreas das Ciências Humanas”, destaca Rodrigo Ribeiro.
Como parte do acervo do setor de Periódicos, vale destacar os jornais mais antigos como: Unitário (1903), Correio do Ceará (1915); Diário do Ceará (1920); O Imparcial (1923); O Nordeste (1923) Jornal do Ceará (1926); Diário da Manhã (1929); O Estado (1936); O Democrata (1945); Diário da Tarde (1945) e muitos outros. Esse setor recebe pesquisadores para consulta local e dispõe de computadores com acesso à internet para pesquisa e leitura dos jornais locais do dia: O Povo e Diário do Nordeste Digital.
SERVIÇO
Acervo em Evidências – “Os jornais e a ferrovia no Ceará: os itinerários no setor de Periódicos da Bece”, com Ana Isabel Cortez
Dia 12 de maio, às 15h
Youtube da Bece