Secult CE abre inscrições para o XXII Edital Ceará Junino para os Festivais Regionais e XVII Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino 2022

9 de maio de 2022 - 16:55 # #

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) abre as inscrições, nesta segunda-feira (9) para o XXII Edital Ceará Junino para os Festivais Regionais e XVII Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino 2022.  O objetivo é selecionar e apoiar projetos para a realização de 21 Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas e XVII Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino a ser realizado em Fortaleza ou em outro município no Estado do Ceará entre os meses de agosto e setembro 2022. As inscrições – abertas até 23/5 – são gratuitas e feitas exclusivamente online pelo site do Mapa Cultural do Ceará https://mapacultural.secult.ce.gov.br/

A vigésima segunda edição do Ceará Junino – 2022, com sua décima sétima edição do Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino, integra a Política do Patrimônio Cultural Imaterial, voltado para o Ciclo Junino presente em todas as regiões e municípios do estado.O Campeonato Estadual e suas ações já foram acolhidos pelas cidades de São João do Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Fortaleza e na última edição pelo município de Quixeramobim, caracterizando-se como uma ação de democratização do acesso a bens e serviços culturais que tem por objetivo atender à necessidade de criar espaços para a transmissão de saberes e fazeres entre gerações.

Os recursos do XXII Edital Ceará Junino para os Festivais Regionais e XVII Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino 2022 são oriundos do Fundo Estadual da Cultura (FEC), que disponibilizará o aporte financeiro no valor total R$ 3.373.920,00, sendo R$ 918.750,00, para pagamento dos projetos selecionados na categoria Festival Regional de Quadrilhas Juninas, R$ 681.250,00 para pagamento do Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino e R$ 31.920,00 para pagamento das despesas com a Comissão de Avaliação e Seleção.

O edital contribui para a manutenção da dinâmica da produção e sustentabilidade econômica e social dos grupos e festivais regionais de quadrilha junina do Estado do Ceará. Também possui uma função social e econômica no fomento à economia artística, criativa e cultural, considerando o grau elevado de informalidade do setor e dos trabalhadores da cultura, assumindo um papel na permanência de atividades culturais promovidas pelos atores e fazedores artísticos em nosso Estado no contexto de enfrentamento do coronavírus, reconhecendo a cultura como um direito fundamental que deve ser assegurado a todos.

O público-alvo do edital são artistas, grupos de cultura e cultura popular que atuam em diversas linguagens artísticas e dos segmentos do campo cultural; povos e comunidades tradicionais; estudantes e arte-educadores; produtores, gestores públicos e privados; pesquisadores e a população em geral.

(Foto: Quadrilha Junina Girassol do Sertão, de Russas. Crédito: Felipe Abud/Secult CE)

Mais sobre os Festivais Regionais e o Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas

Os Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas são eventos com programação cultural voltada para promoção e valorização dos festejos juninos, realizados em locais ou órgãos públicos, abertos ou cobertos que atendam todas medidas necessárias para o cumprimento das normas sanitárias de prevenção à pandemia de Covid-19, respeitando os protocolos de segurança vigentes, orientados pelo Governo do Estado do Ceará, de fácil acesso ao público, contendo, obrigatoriamente, apresentações competitivas de quadrilhas juninas adultas, incluindo casamento, grupo musical regional (com no mínimo sanfona, zabumba, triângulo e pandeiro) ou gravação em mídia digital, feira com comidas típicas do ciclo junino e, preferencialmente, programação adicional de manifestações artísticas regionais e da cultura tradicional popular.

Já o XVII Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino é um evento de culminância dos Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas apoiados pelo XXII Edital Ceará Junino 2022, a ser realizado em Fortaleza ou em outro município no Estado do Ceará que atenda todas medidas necessárias para o cumprimento das normas sanitárias de prevenção à pandemia de Covid-19, respeitando os protocolos de segurança vigentes, orientados pelo Governo do Estado do Ceará, com a participação de até 21 quadrilhas juninas adultas vencedoras dos Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas, incluindo: cidade cenográfica, decoração com elementos do ciclo junino, feiras de comidas típicas e apresentações artísticas da cultura popular próprias desse período.