CEPC elege vice-presidenta e define comissão eleitoral para os novos assentos

27 de abril de 2022 - 16:10

Foto: Salvino Lobo

O Conselho Estadual de Políticas Culturais (CEPC) contou nesta quarta-feira (27), em sua 1ª Reunião Ordinária do Biênio 2022/2023, com a eleição para vice-presidenta do CEPC. Presidida pelo secretário da Cultura Fabiano, a eleição garantiu a escolha por unanimidade, da conselheira Andréa Vasconcelos, também titular do Circo, que desempenhará a função da Vice-Presidência, tendo como atribuições Auxiliar o Presidente nas suas funções; Substituir o Presidente, na ausência ou impedimento deste.

A atividade contou com a participação da secretária executiva da Cultura do Estado do Ceará, Valéria Cordeiro, dos novos conselheiros eleitos, do coordenador de Artes e Diversidade Caio Feitosa, servidores da Cultura das mais diversas áreas, representantes da Associação dos Servidores da Secult (Assecult).

Nesta primeira reunião, Andrea coordenou a definição dos membros do CEPC que irão compor a Comissão de acompanhamento da Comenda Patativa do Assaré. A reunião contou ainda com as seguintes pautas: Definição dos membros do CEPC que irão compor a Comissão Eleitoral para o devido acompanhamento das Eleições e construção da minuta do Edital dos Novos Assentos do CEPC e dos Assentos em Vacância, bem como a apresentação do Conselho e do material de apoio aos membros do CEPC.

“Para esta eleição, os eleitores precisam se cadastrar novamente. Assim como os candidatos precisarão estar cadastrados no processo eleitoral dos Novos Assentos do CEPC e dos Assentos em Vacância”, destacou Andrea Vasconcelos.

Os conselheiros João Lucas(Produtores), Vladia Cosmo (Aprece), e Marilena Lima (Audiovisual) irão compor a comissão eleitoral do CEPC. “A candidatura e a eleição ocorrerão através do Mapa Cultural. Tanto as inscrições, comprovação documental, e as eleições ocorrerão através da plataforma”, ressaltou o servidor da Cultural Giusévilly Mello.

“Vejo o Mapa como muito importante,também sei da dificuldade do artista do Interior em utilizá-la. É fundamental que o mapa tenha um modo mais fácil de acessar. Se a Secult puder colaborar, informando aos artistas quando os dados estiverem um pouco esquecidas, será muito bacana para todos nós artistas seguirmos atualizando sempre os dados”, destacou o Conselheiro Ivo das Artes Visuais.

A apresentação do CEPC aos novos conselheiros ficou a cargo da servidora da Cultura, Isabelly Pompeu. Na ocasião, foi detalhada a cartilha que será encaminhada aos novos conselheiros, trazendo orientações e encaminhamentos sobre a atuação no CEPC.

Informes

Situação geral dos Editais
A secretária Executiva Valéria Cordeiro apresentou durante a reunião o Boletim Informativo dos Editais, que tem sido divulgado semanalmente no site e redes sociais da Secult. Confira aqui.

Mecenas

“Com relação ao Edital Mecenas, gostaria de parabenizar a equipe envolvida em sua formulação. Gostaria de questionar apenas um ponto, sobre o limite de 100 mil para pessoas físicas. Porque houve este limite?, indagou o conselheiro Luis Sabadia. Sobre o Edital Mecenas, o secretário Fabiano Piúba destacou que foi feito um aditivo, excluindo esse limite de 100 mil para pessoas físicas.

Cinema e Vídeo

Sobre o Edital Cinema e Vídeo ser voltado para pessoa jurídica, o secretário esclareceu que é em decorrência dos valores e natureza dos projetos.

Junino

Sobre o Edital Junino, o conselheiro Lucas questionou sobre o recurso destinado às quadrilhas Cultura Camponesa, que entrou no Edital deste ano. O secretário Fabiano destacou que a demanda veio pelo Movimento Sem Terra. Foi levada ao Comitê Junino e aceita a questão, inclusive do valor. “A Cultura Camponesa não perdeu recurso para nenhum outro local nem categoria do Edital, na realidade ele foi acrescido ao Junino. Para a mudança do valor, futuramente, é preciso que no próximo edital, os representantes das culturas populares possam participar do Comitê Junino. Esta solicitação deve ser enviada ao Comitê Junino”, destacou o secretário.

Além disso, o secretário destacou que foi pactuado junto ao Comitê Junino para que os festivais fossem destinados à pessoa jurídica.

– Entrega de calendário das reuniões;

As reuniões ocorrem sempre na última quarta-feira de cada mês.

– Definição das pautas a serem trabalhadas durante o ano e solicitação de agenda com a Secult

Retomada das reuniões sistemáticas com o Fórum dos Produtores Culturais
Reunião da Câmara Setorial de Cultura (Adece) que inclui a antiga Câmara de Audiovisual

– Mudanças Institucionais na Secult Ceará;

Na oportunidade, o secretário Fabiano Piúba apresentou ao CEPC as seguintes mudanças:
Secretaria Executiva da Secult, sob o comando de Valéria Cordeiro.
Coordenação de Artes e Cidadania (CODAC), sob o comando de Caio Feitosa (servidor de carreira)
Coordenação de Economia da Cultura (COEC), sob o comando de Renata Nunes (servidora de carreira).

Moção em homenagem ao Mestre dos Tarcisio Sardinha

Uma moção em solidariedade à família do violonista Tarcísio Sardinha foi lida e aprovada durante a reunião.

Carta para a permanência do Centro Cultural do BNB

O CEPC acolheu a carta e encaminhará para a presidência do BNB solicitando informações sobre o tema.