Secretários da Cultura participaram da cerimônia de abertura da Secretaria de Cultura de Pindoretama

26 de abril de 2022 - 11:10 #

Foto: Felipe Abud

Pindoretama em festa. O secretário Fabiano Piúba e a secretária executiva da Cultura do Ceará, Valéria Cordeiro, participaram, na noite desta segunda (25), da cerimônia de inauguração da Secretaria de Cultura de Pindoretama e da Escola de Artes do município.O evento contou também com a presença do prefeito de Pindoretama, Dedé Soldado; do secretário de Cultura do município, Ricardo Costa; da primeira-dama Edja Holanda; entre outras autoridades locais. Recepcionados pela Orquestra de Sopros de Pindoretama, os secretários fizeram a entrega simbólica dos instrumentos para a banda do município, selecionado no Edital “Toda Banda de Música é uma Escola” da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará).

Foto: Felipe Abud

A criação da Secretaria de Cultura de Pindoretama foi bastante comemorada. Uma conquista para o município juntamente com a criação da Escola de Artes, que passará a ofertar oficinas de formação artística em diversas áreas como artesanato, teatro de bonecos, teatro e dança. Participaram também da cerimônia o secretário da Cultura do município de Eusébio, Tarcísio da Cultura; o secretário de Cultura de Cascavel, Marcos da Cultura; o vice-presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Ceará (Dicultura) e secretário de Cultura de Chorozinho, Fábio Santiago; a presidenta da Câmara Municipal Gorette Cavalcanti, representando os demais vereadores presentes; o maestro da Escola de Sopros de Pindoretama, Arley França; e o maestro Márcio Almeida, representando o Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras, o Sinfonia.br.

Foto: Felipe Abud

“Quero cumprimentar um a um os secretários presentes. Isso representa uma grande força política. Estamos articulados em rede. A gente está aqui porque estamos unidos para inserir a cultura na agenda social e política do Brasil, do Ceará e também das cidades. O Ceará foi o primeiro estado a criar uma Secretaria de Cultura no Brasil. Aqui vocês estão criando a primeira Secretaria de Cultura de Pindoretama e junto com ela uma escola. A gente está aqui então numa agenda de cultura e de educação. Que aqui possam vir crianças, jovens e adultos. Que as pessoas possam vir e encontrar um ambiente de cidadania de formação, compreendendo o exercício do direito à cultura como um exercício de transformação da cidade e da vida”, destacou o secretário Fabiano Piúba.

Foto: Felipe Abud

A secretária Valéria Cordeiro destacou a realização da Conferência Municipal de Cultura em Pindoretama e considerou um grande avanço para o município. “Nossa luta é conjunta e estamos avançando. Os secretários de cultura da região metropolitana são muito guerreiros e tem papel inclusive de puxar outros secretários com as ações que desenvolvem, de maneira consistente e competente. Queria agradecer e parabenizá-los”, ressaltou a secretária.

Foto: Felipe Abud

O prefeito Dedé Soldado falou sobre a importância da cultura e da orquestra do município. ”Passamos por um momento difícil com a pandemia e hoje é um momento muito feliz para mim. Tenho motivo de orgulho que quando assumi a cidade tínhamos uma banda reconhecida nacionalmente. Muitas vezes era valorizada lá fora e não era reconhecida aqui. Sempre digo a eles que são orgulho de nosso município”, destacou.

Já o secretário de cultura municipal, Ricardo Costa, frisou sobre a importante conquista de se ter uma secretaria de cultura. “Isso não é um sonho de hoje. Uma nova página passa a ser escrita na história da cultura de Pindoretama. Estou muito feliz”, comentou.