Secretário Fabiano Piúba debate políticas e formações em dança no Ceará durante Seminário

26 de abril de 2022 - 10:39

“Dançar foi a primeira tentativa de voar.” Com esta frase de acalanto, o secretário da Cultura, Fabiano Piúba, apresentou, nesta manhã (26), durante o Seminário Dança_Educação (SD_E): 10 anos, E agora?, realizado de 25 a 30 de abril, no Auditório da Adufc, contribuições da Secult às políticas e às formações em dança no Ceará.

O debate contou com a participação da professora Rosa Primo (UFC), do coordenador de Conhecimento e Formação da Secult, Ernesto Gadelha, da representante da Secultfor Graça Martins, do secretário da Cultura do Estado Fabiano Piúba, e foi mediada pelo professor doutor Custódio Almeida, atual membro do Conselho Estadual de Educação do Ceará.

“A Redemocratização do Brasil passa pelo espaço por onde colocamos os pés. E as artes têm um lugar predominante neste fortalecimento de nossa democracia”, destacou o secretário Fabiano, ao detalhar que a pauta sobre as Políticas e Formações em Dança no Ceará passa diretamente pela formação de público, audiência e plateia, bem como pela formação de repertórios e cidadania.

“Ao pensarmos em formação artística, a 1ª observação que vem é a Formação de Repertórios. Outra dimensão é a formação técnica e acadêmica, que se dá na relação entre os setores da educação e cultura, que é bastante delicada, embora sejam complementares. Os espaços e ambientes formais e não formais da Dança, além dos ambientes da Sociedade Civil são a 3ª dimensão”, ressalta.

Na esfera pública, “para ampliar os percursos formativos temos as escolas e cursos de dança na Porto Iracema, no Centro Cultural Bom Jardim, e existem as inúmeras parcerias com escolas privadas, o Curso técnico em Dança, e com as Escolas Livres da Cultura. Na minha compreensão, as políticas de formação devem ganhar centralidade nas políticas do estado, municípios e da união. Se nós temos hoje um curso de dança com 10 anos de existência, na Universidade Federal do Ceará, é porque temos uma vocação para a dança,transformando vidas e experiências”, declarou Fabiano. Este curso nos traz a possibilidade de pensar os percursos formativos em Dança, complementou.

As formações públicas em dança no Ceará, foram destaque nas falas de Graça Martins e Ernesto Gadelha.